quinta-feira, 19 de julho de 2012

SÍNTESE DOCENTE DA SEMANA PEDAGÓGICA DE JULHO


Como parte da Avaliação da Semana Pedagógica ocorrida em 19 e 20 de julho registra-se neste espaço os comentários dos professores.
Esses comentários sintetizam as principais questões percebidas pelos docentes sobre a Indisciplina Escolar.
Como atividade realizada anteriormente, foi elaborada a "Árvore da Indisciplina" e a "Árvore de Ações".

A GRANDE ÁRVORE (para visualizar em tamanho maior, clique na imagem)

ÁRVORE DA INDISCIPLINA (para visualizar em tamanho maior, clique na imagem)

ÁRVORE DE AÇÕES (para visualizar em tamanho maior, clique na imagem)
 


38 comentários:

  1. Estes dois dias foram de grande proveito pois foram tratados todos os eixos que geram indisciplina, no dia de hoje o destaque foram as regras nao somente para os alunos mas para todo o corpo docente, uma vez que a regra deve ser a mesma em todas as disciplinas para que ocorram mudancas positivas, outro topico interessante sao a forma que as aulas sao disponibilizadas aos alunos, nao devemos somente utilizar a tecnologia mas devemos sim utilizar coisas simples e fazer algo novo como por exemplo uma aula fora da sala de aula com textos que despertem o interesse do aluno.
    Professora Cristiane (ed. fisica)

    ResponderExcluir
  2. Parabenizando a Equipe responsável pela organização, comprometimento e dedicação. As atividades dinâmicas permitiram relacionar teoria com a prática.
    Débora Queiroz

    ResponderExcluir
  3. Nestes 2 dias o tema principal foi a indisciplina, muito foi debatido, experiências foram relatadas e algumas possíveis soluções apresentadas. Refletimos sobre as causas que estão presentes na nossa escola e percebemos que conhecendo a história de vida dos nossos alunos, conseguiremos organizar melhor o dia a dia em sala, pois alunos motivados participarão melhor das atividades, colaborarão com sua realização e não sobrará tempo para indisciplina.

    Prof Carmen e Prof Patricia

    ResponderExcluir
  4. Toda travessia é cheia de esperança. Ver que a gestão da sala de aula é uma ação possivel a partir da ação planejada, organizada, onde se alcançam metas a partir de consensos, bom senso, cumprimento de regras e estabelecimento de limites claros, nos ajuda na caminhada. Ser claros no que queremos, comunicar-nos com uma linguajem mais próxima à dos estudantes com quem trabalhamos, com abertura às suas inquietações e em maior sintonia com o universo infanto-juvenil, ajuda e melhora nossa assertividade.
    Este semestre, com certeza, será ainda mais frutuoso e produtivo que o anterior.
    Parabéns à equipe pedagógica que nos proporcionou estes momentos de partilha e reflexão.
    Prof. Mario Canisio - CELEM - Espanhol

    ResponderExcluir
  5. Esta Semana Pedagógica, após muito tempo permitiu que se tratasse de questões próprias do Colégio com debates e dinâmicas. Desta forma pudemos realizar trocas de experiências e idéias para o retorno. Foi bastante positiva estas interações, espero que as próximas venham neste mesmo formato em prol das melhorias da realidade do nosso Colégio e Comunidade Escolar.
    Professor Cassio Trevisan

    ResponderExcluir
  6. Semana pedagógica
    Sem dúvida foi muito proveitosa, pois discutimos um assunto que nos é pertinente, ou seja, vemos e convivemos com a indisciplina praticamente todos os dias,porém o trabalho feito nesses dois dias nos ajudou a perceber que todos estamos no mesmo barco, mas não devemos desistir e sim ajudarmos uns aos outros da melhor forma possível.
    Marta Afornali.

    ResponderExcluir
  7. A semana pedagógica foi produtiva, pois nos fez relambrar várias questões sobre o organização da escola no Brasil e a disciplina na escola. Nos momentos em que participei (Palestra Cris e Fabiola)recordamos fatos que são importantes para desenvolver e organizarmos nossas aulas e ações em sala de aula, fazendo com que haja mais qualidade. A forma com os assuntos foram trabalhados também foram agradáveis não ficando cansativas.
    Andreia - Biologia

    ResponderExcluir
  8. Semana Pedagógica
    O assunto tratado nessa semana foi muito interessante e proveitoso para os professores, pois, esse tema é relevante para todos.

    Elias

    ResponderExcluir
  9. Professores Claudio José Budel
    e Gilmara Raquel Trombetta

    Comentário Sobre a Indisciplina escolar

    A indisciplina não é um “processo isolado”,pode ser considerada como um reflexo da desestruturação social e familiar dos caidadãos, a qual repercute de maneira direta nas ações escolares.
    A ausencia de valores como o respeito, a educação propriamente dita, os limites de conviência e outros, advindos com os alunos, são fatores que dificultam as ações pedagógicas expressados pelos alunos, através de sua própria imaturidade, da própria indisciplina apresentada, do desinteresse, da falta de objetivos concretos, da desmotivação e também por não sentirem que a escdola seja um local com condições " atrativas" ao que uma grande maioria almeja; visto que outras tecnologias como a internet, músicas, vídeos sobre outros assuntos tornam-se mais interessantes.
    Apesar de que, segundo nossa avaliação a indisciplina não é o maior problema que enfrentamos neste estabelecicmento de ensino, pois, a falta de interesse e objetivos de uma parcela dos alunos são fatores mais relevantes.

    ResponderExcluir
  10. Foi a melhor semana pedagógica em que participei! Parabéns!!!!!!!!!

    Welson

    ResponderExcluir
  11. Semana pedagógica

    A capacitação é muito importante, pois nos ajuda a perceber que o problema é coletivo, as discussões e reflexões nos ajudam a acalmar a nossa ansiedade em relação ao tema proposto e nos mostram que podemos ter novas atitudes e perspectivas sobre o assunto.
    Rosalia M. P. Antunes

    ResponderExcluir
  12. Estes dois dias foram muito bem organizados e de grande proveito e nos fizeram refletir sobre indisciplina, suas formas e causas.O que se tira de tudo isto é que devemos nos aproximar mais dos nossos alunos para que nossas aulas se tornem dinamicas e com melhores resultados,isto é, devemos motivar mais nossos alunos para com isso diminuir a indisciplina em sala.
    Prof:Tatiana

    ResponderExcluir
  13. A semana pedagógica teve como tema principal a Disciplina e a Indisciplina, algo que vivenciamos em nosso cotidiano. Tanto na escola como na sociedade. Discutimos sobre o tema e percebemos que ele atinge a todos, relatamos nossas experiências e sentimos que é algo preocupante. Mas que juntos (família, escola, autoridades e sociedade em geral) podemos e devemos intervir, para que mais tarde não tenhamos situações mais agravantes e que fogem ainda mais de nosso controle.

    Ana Paula (História e Ensino Religioso) e Elza (Matemática)

    ResponderExcluir
  14. O ensino do Docente está centrado em desafios que muitas vezes nos trazem barreiras a serem vencidas no dia a dia do trabalho. Isto nos proporciona buscar mecanismos planejados, organizados na nossa organização diária que muitas vezes parece não ter solução. Estes momentos é que nos inpulsionam para mostrarmos que a nossa Educação tem solução e que precisamos agir em conjunto nas dificuldades; pois estas, são reforçadas com a união e interação conjunta de toda a atuação da e na Escola para buscar produzir resultados mais próximos de um ideal de sociedade mais justa e igualitária.

    ResponderExcluir
  15. Em nossa Reunião Pedagógica desta semana, tivemos oportunidade de refletir sobre a questão da disciplina e da indisciplina. Celso Antunes, Celso Vasconcellos, Içami Tiba e outros foram utilizados para embasar as reflexões.Constatamos sobretudo, que a disciplina é fundamental para que haja um processo de ensino aprendizagem eficiente. Neste processo todos estão envolvidos: pais ou responsáveis, a sociedade e seus valores,a escola, o educando e sobretudo o professor. A sua conduta, o seu empenho, sua desenvoltura, organização pessoal, planejamento e criatividade são referências para que este processo transcorra de forma positiva.Euclides.

    ResponderExcluir
  16. Uma semana muito enriquecedora, pois proporcionou a todos os professores, direção e equipe pedagógica, uma grande interação e troca de ideias. Tivemos uma condução muito interessante dos pedagogos que, escapando do lugar comum, introduziram um trabalho diferenciado, onde a participação foi total. Tivemos uma grande oportunidade de repensarmos nossas práticas pedagógicas e principalmente, entendermos e clarificarmos conceitos como disciplina e indisciplina. Faço votos que os próximos encontros sejam cada vez melhores e desejo um grande semestre a todos os colegas.
    Profº Marcos Gomes

    ResponderExcluir
  17. Foi excelente poder participar destes dois dias aqui no Colégio Zardo.Rever colegas poder acompanhar os temas que foram perfeitamente abordados.O dialogar ouvir e principalmente respeitar o próximo não é algo ultrapassado,ainda está em moda,pois a polifonia fazem nossos atos serem repensados e reavaliados.Parabéns a toda equipe que fez estes dias ficassem com o gosto de quero mais.Obrigada.
    Professora Marilei Quint Seronato

    ResponderExcluir
  18. Professora Sonia Regina Trevizan Pereira
    Com relação a semana pedagógica do mês de julho gostei muito porque abordou os problemas que vivenciamos no dia a dia na escola repensando. Claro que verificamos que a mídia ainda detém um poder muito grande com relação a nossa sociedade ainda precisamos formar cidadãos conscientes e críticos que percebam as diferenças as quais estão vivendo na sociedade isto a longo prazo já que para amadurecer as idéias precisamos sempre estar batendo na mesma tecla porque estamos vivendo numa sociedade com muita rotatividade de pessoas e tecnologias e através destes motivos faremos ajustes com relação aos valores humanos que acreditamos ser adequado neste momento em que vivemos. É óbvio que é difícil mas a perseverança e a esperança nos ajudaram a permanecer firmes neste intuito que se chama educação.
    Estamos vivendo numa sociedade que exige rapidez a todo momento acabamos nos influenciamos deixando de resolver tudo com muita calma, temos que repensar para não nos tornamos menos pensantes e críticos como gostaríamos de ser e estamos batalhando para isto.
    O que tenho percebido que a todo momento temos que estar resolvendo todos os problemas que estão acontecendo na sala e assim sempre estamos usando o bom senso e diálogo surtindo efeitos que compensam nossa missão de educadores nesta sociedade e gratificados ou honrados nesta profissão.





    Welson Luiz Pereira (setor)

    ResponderExcluir
  19. O trabalho pedagógico foi muito revevante nas questões levantadas, planejado com objetividade e pontualidade.Demonstrando o respeito que a equipe tem com os professores. marion ribeiro

    ResponderExcluir
  20. Percebe-se que a grande causa da indisciplina está ligada à família, ou melhor, a ausência dela, visto que a desestruturação familiar gera a falta de valores que contribuem para o processo de compreensão e a prática da disciplina.
    O desrespeito é o grande pilar da questão escolar, e este desrespeito é gerado pela falta de um determinado valor humano – o respeito. Assim, retorna-se aqui à questão social proveniente da desestruturação familiar, causando a falta de valores presente na sociedade atual. Sendo assim, percebe-se que a família tem o papel principal na questão da disciplina e isto é percebido, claramente, no cotidiano escolar, onde alunos disciplinados, geralmente, possuem famílias estruturadas, já os alunos indisciplinados não.

    ResponderExcluir
  21. A questão “indisciplina” começa na estrutura da família com a ausência dos pais levando na maioria das vezes à falta de limites, regras,valores,... e vem desencadear na escola que muitas vezes não é organizada para receber esse aluno. Felizmente em nossa “escola” estamos nos organizando e tentando trabalhar em sintonia para que possamos de forma harmoniosa tentar resolver as questões de indisciplina. Nestes dois dias, o trabalho foi muito produtivo, porque pudemos dinamizar, comentar, discutir, expor nossas opiniões, divergir, enfim produzir coletivamente. Muitos desafios ainda teremos que enfrentar e só com a união do coletivo poderemos quem sabe a longo prazo vencer o maior deles e aquele que tanto nos aflige nos dias de hoje. Cito finalmente o que o nosso colega Euclides comentou sobre “disciplina” e que estou totalmente de acordo. A disciplina em sala de aula depende basicamente de 3 fatores: organização pessoal, o nosso estado de espírito e da linguagem do nosso corpo.

    ResponderExcluir
  22. Da forma como foi trabalhada a semana pedagógica com o tema Indisciplina, me da motivação para dar continuidade ao ano letivo. Espero que as idéias trabalhadas surtam efeitos positivos. Sendo notória a maneira que nosso colégio lida com esse tema, já havendo uma redução significativa nos casos de indisciplina.

    ResponderExcluir
  23. A Semana pedagógica foi organizada sobre o tema gerador Indisciplina – e pude observar que nestes dias colocamos em prática o objetivo deste evento que é • Desenvolver o profissional de Educação através de diversos exercícios e troca de experiências; atividades essas que em conjunto levantamos, discutimos e pudemos fazer uma Análise Institucional em Busca de Alternativas. Realmente foi um momento muito proveitoso, com base conceitual muito bem trabalhada proporcionando várias discussões, mudanças e propostas de mudanças de paradigmas.
    Prof. Claudia felisbino dos santos - meio ambiente.

    ResponderExcluir
  24. Parabéns a todos que participaram, concordo com a Claudia, a troca de experiência nas situações é de grande ganho para alcance dos objetivos comuns.

    ResponderExcluir
  25. Parabéns a todos que participaram, concordo com a Claudia, a troca de experiência nas situações é de grande ganho para alcance dos objetivos comuns.

    Prof. Sandra Glací da S. Costa

    ResponderExcluir
  26. Antes de qualquer comentário gostaria de dizer, como um dos profissionais com maior tempo de serviço neste estabelecimento, alguém que presenciou diferentes épocas e fases pelas quais a instituição passou, que tenho muito orgulho e satisfação de ver o atual andamento das atividades e o nível de entrosamento e seriedade dos profissionais que aqui atuam, especialmente em relação aos trabalhos desenvolvidos nos momentos de capacitação e reflexão, como nestes dois dias. Parabéns à equipe pedagógica pela organização e clareza. O nosso nível de participação e contentamento, enquanto professores, é muito maior quando percebemos que houve preparação, dedicação e sobretudo quando percebemos firmeza e domínio dos temas tratados.
    Em relação à (in) disciplina, tema tratado, percebo como de grande complexidade, envolvendo fatores como conflito de gerações, família, condição social, econômica, histórica e até religiosa. Conforme comentário de um colega num dos momentos em que fomos indagados sobre a questão, “um problema insolúvel, com o qual devemos e temos que conviver e nos adaptar”. Para complicar ainda mais, conforme fala de outro colega, “a sociedade e o governo não estão nem aí para a escola...”. Apesar de todas essas dificuldades e contradições, a escola está aí, defasada e fora do tempo como sistema, mas tem que funcionar. Dia 23 nossos alunos retornam e temos que fazer o melhor, cada um do seu jeito, usando suas técnicas, buscando inovar, buscando entendimento e harmonia, acima de tudo. Todos temos nossas qualidades e com certeza, com esforço, faremos a diferença. Sejamos humildes quando necessário, busquemos auxílio com quem tem capacidades e dons que nós não desenvolvemos. Façamos o máximo para tornar nossas aulas interessantes, aproximando-as da linguagem deles, na medida do possível. Aula interessante é igual a semana pedagógica bem organizada, para voltar à idéia inicial. Ótimo semestre a todos. Estou à disposição, como sempre.

    Prof. Damasceno

    ResponderExcluir
  27. A indisciplina ainda é o maior desafio para os professores que atuam em sala de aula, pela diversidade de interesse dos alunos, pela educação recebida em casa, pelo próprio temperamento do aluno, que já não está mais nem aí se o professor que está dando a aula reivindica sua atenção.. Não é fácil dar uma aula que "agrade" a todos, pois metade presta atenção e a outra metade conversa. Aí já inicia um conflito, que se não for bem administrado por ambas as partes,é um grande problema. A mediação de conflitos em sala de aula é de longe uma habilidade qe todos os professores tem que desenvolver, de maneira que o quadro se apreseta. Marilise.

    ResponderExcluir
  28. A indisciplina continua e ainda vai ser nosso desafio, dentro da sala de aula. É uma luta diária, entre tentar-mos levar conhecimento aos alunos, o que o mundo lá fora mostra para eles, como melhor, mais prazeroso. Esse trabalho deve ser acompanhado pelas familias ou ao menos por quem se interessa, pela educação desse aluno. Bons exemplos da familia e dos docentes, é uma pequena maneira de tentar-mos amenizar o problema da indisciplina, é eu realmente disse amenizar.

    ResponderExcluir
  29. A indisciplina continua e ainda vai ser nosso desafio, dentro da sala de aula. É uma luta diária, entre tentar-mos levar conhecimento aos alunos, o que o mundo lá fora mostra para eles, como melhor, mais prazeroso. Esse trabalho deve ser acompanhado pelas familias ou ao menos por quem se interessa, pela educação desse aluno. Bons exemplos da familia e dos docentes, é uma pequena maneira de tentar-mos amenizar o problema da indisciplina, é eu realmente disse amenizar.

    Prof Vilmar Marques - Administração

    ResponderExcluir
  30. Alberto Choinski Kloster20 de julho de 2012 às 21:53

    Parar e analizar os rumos de um objetivo a ser alcançado, faz com que tornemos mais fácil e eficiente a caminhada. Nestes dois dias pudemos compartilhar as dificuldades, que são muito semelhantes, para acharmos a melhor forma de encaminhar a solução de cada problema. A forma como os trabalhos foram conduzidos pela equipe pedagógica, quanto ao conteúdo, a infraestrutura destes dias, disponibilizada pela direção da escola e principalmente a participação dos professores nas atividades, somaran-se para o exito desta semana pedagógica. Parabéns a todos.

    ResponderExcluir
  31. A indisciplina de alguns alunos em sala de aula prejudica o aprendizado daqueles que vem a escola pra aprender. É preciso buscar soluções para resolver esta questão, pois muitos alunos que tem interesse em aprender acabam perdendo a motivação, pois não conseguem se concentrar naquilo que o professor está explicando e alguns até desistem dos estudos. Marcos

    ResponderExcluir
  32. A indisciplina em sala de aula pode ser considerado um problema que tem como principal causa a falta de valores como familia, religião, e respeito ao próximo dentre outros, tudo começa na maioria das vezes com o lar desestruturado onde nascem nossos alunos, e assim eles vêm para a escola sem qualquer valor moral, tendo muitas vezes como vávula de escape a sala de aula, que é onde eles demonstram suas carências e tentam pedir ajuda.
    O professor não pode ser o salvador da pátria, mas pode estar atento e encaminhar esses alunos para que possam ter um acompanhamento pedagógico, familiar ou até mesmo psicológico se necessário.
    Josiane Gomes Soares

    ResponderExcluir
  33. Momentos como essa Semana Pedagógica, em que "entramos de cabeça" mesmo, proporcionam aprendizados que não são encontrados facilmente nas cadeiras da Academia, em sala de aula. A troca de experiência entre profissionais da educação realmente é uma oportunidade para repensarmos nosso fazer enquanto educador. Atitudes, comportamentos, condutas... Os educandos nos tomam como referência e nosso exemplo fala mais que mil palavras.
    A indisciplina pressupõe a necessidade de mudança. Em um conflito devemos entender a lógica do outro a partir da sua própria razão para se chegar a um entendimento.

    ResponderExcluir
  34. Ser professor é professar a fé e a certeza de
    que tudo terá valido a pena se o aluno sentir-se feliz
    pelo que aprendeu com você e pelo que ele lhe ensinou...

    Ser professor é consumir horas e horas pensando
    em cada detalhe daquela aula que, mesmo ocorrendo
    todos os dias, a cada dia é única e original...

    Ser professor é entrar cansado numa sala de aula e,
    diante da reação da turma, transformar o cansaço
    numa aventura maravilhosa de ensinar e aprender...

    Ser professor é importar-se com o outro numa
    dimensão de quem cultiva uma planta muito rara que
    necessita de atenção, amor e cuidado.

    Ser professor é ter a capacidade de "sair de cena,
    sem sair do espetáculo".
    Ser professor é apontar caminhos, mas deixar que
    o aluno caminhe com seus próprios pés...

    Parabéns a todos.
    Profª Mariane

    ResponderExcluir
  35. Mediante informações trabalhadas nesta formação, a disciplina na escola é uma questão de boa conduta, de formação de hábitos e valores trazidos de casa. Que permitem ser moldado no ambiente escolar.
    Nosso trabalho é capaz de ajudar o aluno a ser disciplinado em todos os sentidos, a fim de que ele possa intervir em sua realidade e transformá-la. Através do diálogo, da conscientização, do comprometimento, da elaboração coletiva das regras disciplinares em sala de aula e da escola.
    Com diálogo a indisciplina passa a dar lugar ao relacionamento equilibrado, de interação e troca de conhecimentos onde muitos professores alcançam de seus alunos o máximo de suas potencialidades. Porém, para se chegar á disciplina creio que o caminho é esse, a discussão, em prol do respeito ao ser humano e sua diversidade de pensamento, procurando desenvolver ações coletivas a serem seguidas por todo corpo doscente na busca de um mesmo ideal.
    Professora Vagna Ap. S. Munhão.

    ResponderExcluir
  36. Dirlene Aparecida e José Melquíades Ursi23 de julho de 2012 às 14:47

    Disciplina ou indisciplina? Um desafio que se propõe às direções, equipe pedagógica e professores. A definição do conceito, positivo ou negativo, passa por nuances que não podem ser avaliadas com precisão e muito menos sob posturas dogmáticas. No entanto, o trabalho realizado permitiu uma visão ampla e peculiar de cada participante das reuniões pedagógicas realizadas. A prática educacional de todos prevaleceu sobre considerações acadêmicas. Isso proporcionou um caráter efetivo e integrado capaz de oferecer experiências pessoais e posturas longe das concepções e conclusões simplistas.

    Assim, há disciplinas, contéudos que favorecem a disciplina, pelo seu caráter ajustado à cultura do passado e da atual.

    A questão dos valores esquecidos e a influência do consumismo disseminado no seio das famílias ganhou destaque e, a partir de considerações sobre ele, permitiram uma visão engajada dos conceitos de disciplina em indisciplina.

    Esta semana pedagógica proporcionou um enriquecimento maior, pelo diálogo, talvez não observável nas anteriores. Se um verbo demonstrar uma disposição interior favorável, vai lá: Valeu!!!
    Dirlene Aparecida e José Melquíades Ursi

    ResponderExcluir
  37. Apesar de não participar da semana pedagógica em sua totalidade, ainda assim foi possível perceber a boa vontade e capacidade da equipe pedagógia em fugir da mesmice de anos anteriores (não é uma crítica à equipe mas sim as determinações da SEED que por tempos ofereceram um material confuso, massante e pouco (ou nada) produtivo aos professores).
    O tema (in)disciplina, como muitos falaram, ainda vai ser por muito tempo o foco de debates e buscas para tentar amenizar um pouco a falta de um bom ambiente para o professor desenvolver seu trablaho, bem como para alguns bons alunos terem assegurado o seu direito em aprender, haja vista a insistência e a falta de responsabilidade de alguns alunos que optam pela indisciplina como seu comportamento preferido.
    Acredito que nós, enquanto escola, na maior da boa vontade (o que é característico dos professores) estamos absorvendo culpas, buscando justificativas/entendimentos e buscando soluções em um universo que transcende a própria escola. Eu pergunto, será que o poder público está tendo esta mesma "boa vontade" e "trabalhando" na tentativa de resolver tais questões? Será que as famílias estão interessadas em saber e procurar contribuir na melhoria deste estado de coisas? Será que a Segurança Pública estã realizando um trabalho efetivo e eficiente dando sua cota de colobaração para termos um ambiente melhor em todas as escolas? Pois é meus amigos, se encontramos alguns "nãos" paa as questões anteriores (eu acredito em 3 nãos) fica estabelecido que o que sobra somos apenas nós, bem intencionados e batalhadores professores... Vladimir - Ed Física.

    ResponderExcluir
  38. A Semana Pedagógica, pela primeira vez nos permitiu tratar sobre as questões pontuais do Colégio. As dinâmicas desenvolvidas foram somadas as trocas de experiências com debates e dinâmicas. Desta forma pudemos realizar trocas de experiências e ideias para o retorno. Acredito ter sido bastante positiva para todos os docentes e saliento que as atividades vindouras deveriam continuar neste formato. Prof. Everson Adelmo Pasquali

    ResponderExcluir