sexta-feira, 31 de agosto de 2012

GRUPO DE ESTUDOS: EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE E INCLUSÃO

Caros Professores


O Departamento da Diversidade ofertará uma formação sobre Educação, Diversidade e Inclusão.
A atividade será em forma de grupo de estudos, com auxílio do Ambiente Virtual e-escola.
Terá carga horária de 80 horas.
Poderão participar Pedagogos e Professores que atuam no estabelecimento de ensino. 
Para os Agentes Educacionais I e II a formação nesta área será ofertada em 2013. 
Em nossa escola poderá ter 01 grupo de estudo, com número mínimo de 05 participantes e no máximo 20. 
A inscrição de nosso grupo deve ser feita até o dia 04/09/12.
O curso iniciará dia 15 de setembro e a conclusão será no dia 08 de dezembro.
Aqui está uma oportundiade para conhecermos melhor sobre o assunto Diverdidade. 
Além da pertinência do tema, o curso também vale pontos pra avanço. 
Os interessados favor escreverem ao e-mail pedagogos-zardo@bol.com.br informando nome, RG, CPF e email. 
Dia 04 de setembro à tarde encaminharemos os nomes ao NRE. 


DESCRIÇÃO DA METODOLOGIA

- Cada escola deverá formar um grupo de estudos e escolher um representante, de preferência integrante da equipe pedagógica da escola, que terá acesso ao Ambiente Virtual e-escola.
- Ao final de cada módulo, o grupo deve elaborar um texto final seguindo as orientações expressas no e-escola.
- O representante de cada grupo de estudos terá acesso a uma sala virtual na qual postará o texto final do grupo e participará do Fórum de discussões com os tutores das equipes do Departamento da Diversidade.
- Apenas o representante do grupo terá acesso ao e-escola.
- Os participantes dos grupos de estudos serão inscritos no curso (para fins de certificação) através das listas de frequência (impressas e virtuais), enviadas ao Departamento da Diversidade.

DEPARTAMENTO DA DIVERSIDADE




O Departamento da Diversidade atua na defesa e promoção dos direitos humanos dos sujeitos da diversidade, oferecendo formas de acesso a escola e de continuidade na formação escolar. 
Atende povos indígenas; ilhéus e ribeirinhos, trabalhadoras/es rurais e sem terra, pequenas/os agricultoras/es, cipozeiras/os, faxinalenses, pescadoras/es, acampadas/os e assentadas/os; povos das comunidades remanescentes de quilombos e população negra, mulheres e homens (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e heterossexuais) discriminados pela sua cor, raça, etnia, orientação sexual, gênero, condição social e cultural. 
A missão do Departamento é dar visibilidade aos sujeitos, despertando o interesse pelos temas da diversidade e desenvolvendo competências e valores de solidariedade, cooperação, respeito e união. 

Um comentário:

  1. Comentário ref. ao texto nr. 1 (O que fazer pedagogicamente com a diversidade na sala de aula).

    Algumas situações mencionadas não tenho conhecimento de que tenha ou esteja ocorrendo em nossa escola, no entanto muitos colegas fazem comentários e eu também referente a mudança de comportamente quando há, tentando solucionar as questões sempre de forma positiva, não tenho preconceito quanto a raça de ninguém só não aceito atitudes que possam prejudicaro outro ou a mim mesma,procuro sempre que possivel conhecer um pouco da historia dos alunos, q1uem sou eu para ficar julgando o gosto das pessoas, acredito que nenhum professor tem intenção de prejudir a moralmente ou sentimentalmente qualquer que seja o seu aluno,a não ser que goste de passar por situação semelhante.Algumas situações de diversidade podem trazer dificuldades por ser desconhecida no nosso cotidiano, mas nos adaptamos e temos o apoio de todo corpo docente, procuramos trabalhar e tratar com respeito nossos alunos,exintem fontes de pesquísas conforme sugere o texto para várias formas de diversidades como IBGE, FIPE, UNESCO, as secretárias de saúde e da educação entre outras.Sim, pedagogicamente trabalhos na contrução coletiva para o desenvolvimento dos sabere, conhecimento de valores e soliedariedade em todo âmbito escolar em muitos casos também no familiar.Vamos juntos no decorrer deste trabalho em grupo criar novas formas de superação´para os atuais desavios em nossa aréa tendo a conciência que o direito de saber é de todos independente de raça, cor, religião,sexualidade, entre outros, todos somos cidadãos e temos o livre arbitreo de escolhas , mas sempre respeitando o próximo, vivemos em uma democrácia. E quanto mais conhecimento tivermos e passarmos para nossos alunos melhor, por isso é importante também trabalhar assuntos do cotiano mesmo que não seja a nossa realidade, pois conhecendo as diferenças e que aprenderemos a respeita-las, independente das disciplinas é possível encaixar temas pertinente a formação do cidadão para uma sociedade justa.
    Ana Lucia/Arte

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