sexta-feira, 28 de setembro de 2012

TRABALHOS DE SOCIOLOGIA - 3º ANOS DA MANHÃ

PESQUISA DE CAMPO SOBRE PARTICIPAÇÃO POLÍTICA, IDEOLOGIA PARTIDÁRIA, CONHECIMENTO SOBRE VOTO DE LEGENDA, OPINIÃO SOBRE VOTO FACULTATIVO OU OBRIGATÓRIO, PARTICIPAÇÃO DA JUVENTUDE EM POLÍTICA, DENTRE OUTROS CRITÉRIOS.

A proposta do referido trabalho é parte integrante dos conteúdos específicos da disciplina de Sociologia para o Ensino Médio.
Aproveitamos o momento de efervescência por conta das eleições municipais, aliada à metodologia de pesquisa de campo, os alunos puderam tomar contato com o que grande parte das pessoas pensam sobre política.
É importante esse tipo de atividade, pois os alunos se empenham mais na discussão e podem perceber as contradições entre o que falam de forma espontânea e quando são questionadas.
É um processo de conscientização mais efetiva tanto que muitos se surpreenderam com a mudança das atitudes de apatia em relação às questões da política partidária que eles mesmos tinham, bem como a falta de conhecimento e de interesse em querer conhecer.
Grande parte dos alunos relatou que conseguiram aprender muito mais do que ficar estudando somente a partir de leitura de textos e realizando atividades em sala de aula.
Conseguiram perceber que é importante ter uma base teórica para depois terem elementos para fundamentarem suas conclusões.

Parabéns a todos os alunos que se empenharam e conseguiram mostrar que educação de qualidade também se faz nas escolas públicas!

Profª Salvina Maria Ferreira














2 comentários:

  1. Parabéns aos alunos pelo trabalho e, também a Profª Salvina, sempre dinamizando sua forma de ensino.

    ResponderExcluir
  2. Realmente um trabalho bastante interessante!
    E certamente as aprendizagens desenvolvidas estão bem fundamentadas.

    Parabéns, Professora Salvina e alunos, que realizaram tão bem o trabalho!

    Pedagogo Alex

    ResponderExcluir