quinta-feira, 25 de outubro de 2012

LIVRO FRAGMENTOS


O Livro Fragmentos - coletânea de textos escritos pelos alunos - já é uma realidade.
Iniciado no mês de agosto, por meio do Projeto Fragmentos em Prosa e Verso, o livro já está na fase de acabamento editorial.
A ideia foi arquitetada pela diretora geral Naterci e o projeto coordenado pelo diretor auxiliar e pedagogo Alex.
Foi na sala de aula que o projeto ganhou vida pela orientação das professoras de Língua Portugesa: Claudia, Dalila, Edimara, Graziela, Marta, Rosália e Val.
A atividade de produção dos textos aconteceu em todas as turmas do Colégio do Ensino Fundamental, Médio e Técnico.
No total, foram pré selecionados 356 textos. E na seleção final ficaram 127 e finalmente 108 textos estão no livro.
É com muito orgulho que na noite de 30 de novembro faremos o lançamento oficial.

O livro será comercializado por apenas R$ 20,00.

Na noite de autógrafos os convidados poderão comprar o vale livro e trocar pelo livro nas mesas dos autores, que farão o autógrafo.











50 comentários:

  1. a ideia de larçar um livro com textos escritos pelos alunos já é surpriendente e ainda mais pelo fato do meu texto fazer parte desse livro.o lançamento desse livro,o primeiro da escola,é uma grande oportunidade.
    eu acho que a ideia de criar um livro com textos de alunos do ensino fundamental e do encino medio é uma oportunidade de menostrar o intereçe pela poesia.

    Victória Ferreira Dias 6 ano b

    ResponderExcluir
  2. A atividade do livro foi bem legal,é muito bom saber que nosso poema esta no livro,é muito boa a sensação é como se a gente fosse uma escritora ou um escritor,eu adoro escrever poemas.
    Essa ideia da escola é muito boa pois inspira os alunos,eu acredito que todos estão muito felizes eu espero que todos continuem com toda essa criatividade.Espero que todos gostem do livro.
    Marcelle Bento da Silva 6 ano B

    ResponderExcluir
  3. O Livro, do Colégio Professor Francisco Zardo, chamado Fragmentos.. foi muito interessante para nós alunos! Pois, tem poesias, redações, e questionários. Muitos alunos, participaram e principalmente eu achei muito bom a participação, deste livro :]
    A importância de ter um livro ou no caso fazer o livro, é muito legal e bom para ler, e aprender a interpretar e criar poesias/questionarios/redações, em cima das nossas!
    Eu recomendo, vocês a comprarem para sentir o gsoto da escrita, e da leitura :/.
    Obrigado Colégio Professor Francisco Zardo, por mim ter participado do livro ''Fragmentos''!

    Aluno: Gustavo Henrique dos Santos.
    Série: 6° ano C.
    '-> Forte Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Foi muito legal participar desse livro,foi interessante porque o colégio inteiro participou mas apenas alguns textos foram escolhidos,tive o privilégio de que o meu texto fosse escolhido para publicar no livro.
    Essa iniciativa do colégio fazer um livro foi legal pois, um livro para publicar nossas própria historias.Foi melhor ainda porque cada série teve um tema diferente ,assim uma história mais diferente que a outra.
    Darla Schnaider 6°ano C

    ResponderExcluir
  5. A participação do livro fragmentos foi muito legal por vários motivos, os principais são: que é feito com os amigos e também porque é interessante uma atividade assim em conjunto :).
    A importância desse livro para o colégio é "divulgar" o colégio, e quem ler o livro pode até descobrir coisas novas sobre outras pessoas.
    Eu gostei muito de participar do livro pois, é uma experiencia única na vida, não é todo dia que se pode escrever ou participar de um livro.Eu gostaria de agradecer ao colégio Zardo por essa oportunidade, e para ajudar o colégio eu quero divulgar o livro: FRAGMENTOS! FRAGMENTOS! FRAGMENTOS! hahahaha!

    Aluno: Cassio Tobias Garcia
    Turma: 6º Ano C
    Obrigado

    ResponderExcluir
  6. Eu pensei que a minha poesia não ia entrar no livro da escola,e eu que acabei de entrar na escola não esperava que isso fosse acontecer.
    Eu escrevi essa poesia só para ganhar nota em português.
    A professora disse para a nossa classe que os 6 poesias melhores da nossa turma iam para o livro da escola.


    Gustavo da Silva Kister 6° ano c

    ResponderExcluir
  7. Eu achei legal ter um texto em um livro que seria publicado e nós tiramos várias fotos e eu fiz novos amigos eu conversei mais com os meus amigos e eu vou ter experiencias muito boas com várias pessoas legais e esse vai ser o primeiro livro da escola.

    Caio da rocha estaflite

    ResponderExcluir
  8. Eu gostei da ideia do livro , pois é uma ideia diferente para gente , e acho que é mutio interessante ler o livro pois vai ter memórias ,crônicas , e etc . E eu achei legal poder participar do livro , e espero que gostem do meu texto.
    Espero que vcs gostem do livro , dos textos e de tudo . E se tiverem lá minhas amigas e eu vamos dar autografos dia 30 de novembro :) .

    Aluna : Lavínia Thá Rebello
    Série : 7º ano C

    ResponderExcluir
  9. A ideia de escrever um livro com os alunos do colégio foi uma idéia muito interessante por que esta incentivando os alunos a escreverem melhor e se interessar mais pela escrita.
    Eu achei também muito interessante, porque raramente um livro é escrito por alunos de uma escola com editora e tudo mais e ainda mais com editora eu achei essa idéia muito legal parabéns diretores e pedagogos por esse incentivo aos alunos.

    Raissa Seixas 7°C

    ResponderExcluir
  10. Achei bem interessante e legal a ideia, também por incentivar vários alunos a escrever e ler. Muito bom saber que o texto que fizemos vai ta em um livro, e que muitas pessoas vão ler e descobrir novas ideias e ate mesmo incentivando amigos, famílias, a escreverem. E quem sabe esses amigos e famílias tornam-se novos e bons escritores.

    Lyandra Rodrigues Faria 7° ano A

    ResponderExcluir
  11. A eu gostei bastante de fazer esse livro,foi muito legal ,gostei bastante por que é uma forma de me fazer ler e escrever mais ...
    Gostei q eles vão publicar e gostei muito q vou participar dessa ideia do colégio e estou muito feliz por isso:)
    E é claro q eu vou vender bastantes livros e muitos autógrafos! HAHAHAHA!
    gostaria de agradecer o Colégio Zardo por isso ! BEIJOS
    Aluno:Marina
    Turma:7 ano C

    ResponderExcluir
  12. muito legal pois é um meio legal pois incentivar a leitura e a escrita
    nossa professora nos disse que fatiamos um texto que talvez fosse escolhido para o livro da escola nosso texto era sobre a historia de alguma pessoa que conhecemos como tinha me esquecido de perguntar para as pessoas na hora inventei uma historia qualquer não pensei que seria escolhido

    Daniele 7a

    ResponderExcluir
  13. Eu achei a ideia do livro muito legal, pois é uma coisa que todos podem participar e todos tem o potencial para poder escrever um livro.
    Este livro é muito legal, por que é uma história de muitas pessoas juntas que contam sobre coisas que as pessoas ja fizeram como as memorias, cronicas,poemas,etc.
    bom,eu espero que todos gostem do livro,de todos os textos que ali contem.Quem quiser me ver estarei junto com meus amigos no dia 30 de novembro!

    Aluno:Leonardo Everton de Moura
    Série:7º ano B

    ResponderExcluir
  14. Eu achei muito legal escrever esse livro,foi muito interessante porque nunca foi feito isso. Eu acho que todo que participaram gostaram, quando a professora falou que ia ter um livro eu nao acreditei, eu só fiz por fazer mais quando eu vi que tinha sido escolhido fiquei muito feliz.Eu acho que isso vai motivar os alunos.

    Gabriel Biolo 7B

    ResponderExcluir
  15. 1°EU GOSTEI DE FAZER ESSE TEXTO PORQUE É UMA COISA QUE A GENTE SE LEMBRA DO NOSSO PASSADO OU CONHECEMOS UM POUCO DA INFÂNCIA DA NOSSA FAMÍLIA , O MEU TEXTO FOI SOBRE MINHA MÃE ELA QUE ME AJUDOU E EU CONHECI O PASSADO DELA ENTÃO ISSO FOI BOM .
    2°QUANDO SOUBE QUE A HISTÓRIA DA INFÂNCIA DA MINHA MÃE IA PRO 1° LIVRO DO COLÉGIO EU E MINHA MÃE FICAMOS FELIZES
    MILENE SANTOS 7°B

    ResponderExcluir
  16. Quando soube que a história que minha mãe me ajudou a fazer da infância dela fiquei muito feliz porque ia a um primeiro livro da escola.Na minha sala foram 5 escolhidos para o livro. Nós tiramos fotos para a capa ...Achei muito bacana fazerem um livro para nosso colégio.Estou ansiosa para a estreai...
    Letícia Vieira 7 ano

    ResponderExcluir
  17. a professora pediu para nos escrevermos um relato histórico de antigamente de um dos nossos familiares . Então pedi para a minha tia me contar algumas de suas historias. Pensei que não iria ser uma das selecionada. Fui chamada na direção e falaram que eu fui uma das selecionadas.
    Gostei muito da ideia do livro porque e uma oportunidade para a literatura,pois leva um pouquinho de min para as outras pessoas.

    giovanna roberta 8°c

    ResponderExcluir
  18. A professora pediu para nós fazermos um relato histórico de algum dos nossos familiares. Então pedi para minha mãe contar uma de suas histórias. Fui chamada na direção e me falaram que iria ter meu relato num livro.
    Eu gostei da ideia do livro pois leva um pouco da vida das pessoas para as outras pessoas e para a literatura.

    Gabrielle 8°c

    ResponderExcluir
  19. Esse projeto a principio teve como objetivo nos mostrar como e o que era a memória literária. Era para serem feitos textos, histórias de alguns fatos marcantes da vida de nossos avós principalmente, enfim de pessoas mais velhas. Foi um projeto interessante,principalmente pra mim, que procurei saber histórias do meu pai, que são histórias que muitas vezes me comovem. Enfim, não sabia que isso poderia ser publicado em um livro e confesso que fiquei feliz por saber disso.
    Acho a leitura algo essencial na vida de todos, é uma forma de viajar por vários lugares, conhecer "pessoas" sem ao menos se locomover. Além é claro, de facilitar a escrita, e aflorar nossa imaginação. A leitura e escrita pra mim são essenciais, pois muitas vezes consigo transformar o que sinto em meras palavras, ou ler alguma coisa que me identifico, e me sentir bem de certa forma. Tenho vários textos meus que tenho certa pretenção em publica-los, alguns eu publico em um blog que eu tenho, mas nada muito sério. É isso, o efeito da leitura, palavras em geral, tem um efeito incrivel na vida das pessoas. Pena que pouca gente aprecie isso.
    Franciele Mayãn, 9ºA

    ResponderExcluir
  20. Eu gostei de fazer parte do livro do colégio zardo pois além de ser bem legal foi interessante .No dia a nossa professora pediu para que nois fizessemos UM relato histórico ,ela pediu para que nós pedissemos para algum parente algo de seu passado ,então pedi para minha mãe uma história de sua vida.E aí surgiu a história que escrevi para o livro .

    Aluno : Leandro Série : 8ºano C

    ResponderExcluir
  21. Começou com a professora falando para a turma escrever uma Memória Literária, procurarmos saber histórias que ocorreram em nossa família, principalmente da parte dos avós; a maioria dos alunos não gostou do fato de ter que escrever um texto sobre uma coisa que já aconteceu, mas teve alunos (como eu) que gostaram da ideia; como eu adoro ler e escrever pra mim foi um "presente" o fato de um texto meu estar em um livro, ainda mais o primeiro do colégio. Acho que o fato de o colégio ter tido essa ideia de criar um livro, serviu principalmente para incentivar cada vez mais os alunos a terem interesse de ler e escrever. A importância da escrita pra mim, é como se fosse uma forma de criar outra vida, outro mundo seu, e compartilhar com todos... Ler histórias sobre, romance, suspense, aventura etc, da um ar de entrar em outro mundo e ver que é possível viver além do que já vivemos, que não é uma utopia imaginar uma nova forma de todos viverem; na minha opinião, todos os jovens, deveriam ser incentivados pela sociedade para ler mais, se expressar através da leitura, e não ser incentivado a ficar mais em computadores, celulares etc, pois é isso que está acontecendo quando se cria mais tecnologias que tem como principal alvo os adolescentes. Mas o fato de querermos que todos se interessem pela leitura, hoje ainda é meio que um "sonho" mas espero que daqui um tempo esse sonho se realize e comece a ser um sonho lido e vivido, por todos.
    Sarah, 9ºA.

    ResponderExcluir
  22. Achei a ideia de fazer um livro para a escola muito interessante porque nunca se havia feito isso, e o mais legal é que eu estou participando do 1º primeiro livro da escola.
    Fiz o texto porque era uma lição de português, não fiz para ele parar num livro mas sim para ganhar nota, fiz por fazer, bem rápido, mas já que foi parar num livro estou muito feliz por isso.

    Jhonathan Filipe 9ºC

    ResponderExcluir
  23. Acredito que foi uma surpresa agradável para todos os alunos selecionados a participar deste projeto, pois a princípio era apenas uma redeção, e com o nosso desempenho, e esforço dos pedagogos, conseguimos montar o livro, e posteriormente publicá-lo. Agradeço pela iniciativa, e espero que este projeto traga bons frutos.

    Aluna: Tábata B. Oliveira
    Turma:3ºE

    ResponderExcluir
  24. Eu achei esse projeto muito interessante, porque é uma iniciativa de incentivo para os alunos,e tambem porque mostra o potencial dos mesmos,sendo que os melhores textos(independente do gênero)foram escolhidos para serem publicados, revelando a importância da leitura e da escrita em nossas vidas. Parabéns aos textos escolhidos e parabéns a iniciatica da equipe pedagogica e a diração!

    Aluna: Kim Garcia de Sousa
    Turma: 3°E

    ResponderExcluir
  25. A leitura é uma coisa muito boa, por que muitas vezes nós aprendemos , nos divertimos e nos identificamos com ela.
    A nossa professora de português pediu pra nós alunos escrevermos uma crônica, eu escrevi a minha baseada em lembranças da minha infância, contando um pouco das brincadeiras que eu e os meus irmãos brincava-mus.
    Eu achei a iniciativa da escola em fazer um livro muito boa assim as pessoas podem ver que os alunos tem capacidade de criar boas histórias.

    Renata Alves da Silva P.
    1ºE

    ResponderExcluir
  26. A professora pediu para nos escrevermos um cronica sobre algum fato do cotidiano ou da nossa propria vida. Escrevi sobre minha infância mais nao ficou bem uma cronica ficou mais uma narrativa.
    O ideia da escola para fazer um livro ficou muito interessante pois vai atrair muitos leitores que gostam de uma diversificado livro de leitura.

    Matheus Sestito Torezin 1ºE

    ResponderExcluir
  27. Começou com um pedido de professora,cada aluno deveria escrever uma história que já tivesse ocorrido.
    Um tempo depois fui avisado que a minha história tinha sido escolhida para ir pro livro do colégio.
    Gostei muito da idéia pois incentiva os alunos a escrever.
    Aluno:Marcell
    Série:1º informatica

    ResponderExcluir
  28. A leitura é muito importante para a formação de todas as pessoas, pois aprendemos a falar, se comunicar melhor ampliamos o nosso vocabulário, com a leitura conseguimos nos manter atualizados, informados e outras milhares de coisas que a leitura pode trazer para as nossas vidas.
    Fiquei sabendo do projeto do livro através da professora Rosália que na época lecionava a disciplina de português , ela apresentou e explicou como funcionaria e pediu que escrevêssemos um artigo de opinião, resolvi escrever sobre as drogas, pois a cada dia o número de usuários aumenta e cada vez pessoas mais jovens, até mesmo crianças acabam entrando neste mundo devastador.
    A iniciativa da escola em fazer um livro com vários gêneros da literatura trouxe a oportunidade dos alunos se expressarem e representarem suas turmas e a escola, já que existem muitos alunos e nem todos puderam participar, espero que este seja apenas o primeiro de muitos livros que a escola venha a lançar.


    Sthefany Rodrigues
    2° Informática integrado

    ResponderExcluir
  29. o livro vai ser muito bom e deve ser uma experiencia muito boa pra os alunos.

    ResponderExcluir
  30. É bom que o colégio tenha ideias assim, incentiva a leitura e a escrita, com isso ganhamos mais para nosso futuro, acho que essa ideia é realmente muito boa, principalmente para nos expressarmos, para que as pessoas escutem nossas opiniões e histórias, respeitando cada um de nós independente se concorda ou não.
    Bem, a professora de português falou para nós falarmos com alguém de nossa família e escrevermos um texto sobre memória literária, falei com meu pai, pois ele tem umas histórias interessantes, então ele me contou três histórias e eu as anotei em meu caderno, dessas três eu escolhi uma, a mais longa e que, eu acho que tem mais a ver com memórias literárias, já que falava de uma época da infância dele. No dia seguinte entreguei pra professora e ela gostou. Na verdade o texto não é bem meu, mais sim do meu pai, que realmente vivenciou essa história e resolveu me contar.

    Aluna: Letícia Z. Messias
    8ºA

    ResponderExcluir
  31. Wooooooooooow, foi muito legal a participação, pois eu nem imaginava que meu texto seria escolhido para estrar presente no livro da escola. Meus parabéns a todos os alunos nos quais os textos foram escolhidos!

    Lenon Robert
    2ºB

    ResponderExcluir
  32. wwwwoooowwwww. Foi bem bacana, pois pensei assim: "meus fragmentos em um livro??" uau, tá bomm demais!! >>>Parabéns a todos os escolhidos<<<

    Dani Tulio Cordeiro
    2ºB

    ResponderExcluir
  33. Foi ótimo. Fiquei muito surpresa quando soube. Parabéns a todos!

    Fernanda Rafaela
    2ºC

    ResponderExcluir
  34. Gostei muito de ter participado e ser uma das escolhidas muito legal mesmo ;)
    parabéns a todos que estão junto nessa !!

    Luana Aparecida Vieira Leite
    2ºC

    ResponderExcluir
  35. Achei muito interessante a experiência de fazer parte do livro, foi muito bom pois incentiva a leitura e a escrita =P

    Jessica Antunes
    2ºC

    ResponderExcluir
  36. Nossa, não imaginei que um pensamento que eu tenho fosse parar num livro, quando eu descobri isso foi uma grande alegria, espero que esse livro seja um grande sucesso!


    Pedro Henrique
    2ºC
    @xpedrho

    ResponderExcluir
  37. Poxa, achei bem bacana.Me senti orgulhosa de mim mesma,e parabéns ai pra galera que foi escolhida também. Tchau.E girafa s2
    @luorlandi_ pode seguir

    Luana Orlandi
    2°C

    ResponderExcluir
  38. Ah, foi muito legal, nunca pensei que um dia veria um texto meu em algum livro, fiquei muito feliz quando recebi a noticia.

    Lucas Marins
    2ºC
    @vishelucas

    ResponderExcluir
  39. Foi uma grande surpresa mais valeu a pena. Parabéns a todos pelo livro e também ao colégio pelo incentivo.

    Iran Mateus
    2°C

    ResponderExcluir
  40. Foi uma expencia muito agradavel,e diferente...

    Maria Luisa Klein
    1B

    ResponderExcluir
  41. Foi algo legal, eu nunca tinha feito isso antes mas ja tive vontade,ent'ao foi algo interessante e inovador =3

    ResponderExcluir
  42. Eu gostei muito de ter participado deste livro, me senti muito orgulhosa, fiquei muito feliz em saber que eu tenho a capacidade de fazer um texto bom, eu achei bem interessante esta oportunidade que os alunos tiveram de perticipar de um livro por que isso desperta ainda mais o interesse pela escrita e pela leitura, estou muito ansiosa para esta noite de autográfos creio que meus pais irão ficar muito mais orgulhosos de mim. Adorei fazer parte deste livro!
    Fernanda Daniela
    1°A

    ResponderExcluir
  43. Muito bom o fato de participar de um livro,é interessante,mas um fato do qual não me agradou é que nós os próprios escritores teremos que pagar o livro que nós mesmos fizemos acontecer sacanagem!
    Isis Rhanary
    1ºA

    ResponderExcluir
  44. Foi uma experiência interessante, pelo fato deste 'teste' nos mostrar uma capacidade que temos de criar histórias. Baseadas, elas, em acontecimentos... pontos de vista... crônicas... Mas que em todos os casos,nos levam à um nível lisonjeante, ainda mais pelo fato da editora ter selecionado nossos textos ;)

    ResponderExcluir
  45. A participação do Livro "Fragmentos" foi uma experiência muito interessante, pois mostramos a nossa opinião , sobre os assuntos mais polêmicos que envolvem nosso cotidiano.
    Mostramos a visão que o jovem tem sobre esses assuntos, o que pensamos, o que achamos, e o principal a nossa opinião sobre tudo isso.Que hoje em dia é muito difícil para os jovens achar um meio de nos expressar e dizer nossa opinião.
    No entanto esse livro nos deu a oportunidade de mostrar, expressar e falar aquilo que pensamos.Obrigado por essa grande oportunidade!!!

    Tatiana Carina Bettega
    2ºMA

    ResponderExcluir
  46. O trabalho que foi feito em sala de aula, gerou um grande livro conhecido como "Fragmentos". Eu tive a oportunidade de ser uma das classificadas com um dos textos mais interessante segundo a editora, e gostei bastante de ter participado. Agora dia 30 de novembro às 19:30 estão todos convidados para participar do lançamento e noite de autógrafos. Agradeço principalmente ao colégio pela a oportunidade.

    Daniella Brotto 2°MAI

    ResponderExcluir
  47. pra falar bem a verdade, só fiz o texto porque valia nota haha, mas foi interessante porque nunca imaginei que meu texto seria escolhido. Enfim, foi legal e parabéns aos escolhidos..

    ResponderExcluir
  48. Acredito de que desta forma foi possível, de fato deixar 'Fragmentos' de nossa capacidade de sermos criativos.

    ResponderExcluir
  49. Estive ontem no lançamento do livro e estava show! Muito bem organizado pela diretoria do colégio. Confesso que não estou cabendo em mim mesma de tanto orgulho, pois graças aos professores envolvidos neste lindo trabalho, minha filha Grabrielle do 8'C teve seu primeiro texto publicado. PARABÉNS PEQUENOS ESCRITORES E TODA EQUIPE ENVOLVIDA NO LANÇAMENTO DE ''FRAGMENTOS''

    ResponderExcluir