sábado, 6 de julho de 2013

Fórum on line

FÓRUM ONLINE

 Prezados professores

Este é o nosso 1º fórum  online de 2013..
Selecionamos dois textos: “Afinal, para que serve um Tablet?”, extraído do blog da Revista Escola Online, e "Tablets e Netbooks na educação" do autor José Manuel Morancom o Tema de ambos: Tecnologia na Educação.

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Sendo assim a tarefa será: 
Ler os textos e, em seguida, postar seu comentário.

1. Qual a importância dessa tecnologia para a educação?

2. Qual sua opinião sobre o “livro de registro de classe online”?
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Caso ocorra algum erro ao tentar publicar seu comentário, envie o seu texto para o e-mail: pedagogiazardo@yahoo.com.br

Dica:
Você pode também interagir com seus colegas, comentando sobre as opiniões publicadas por eles e dessa forma enriquecer nosso fórum.
Coloque seu nome e disciplina ao final do comentário.

*Aproveitando o tema segue abaixo o endereço do site onde se encontra o manual completo do Tablet educacional recebido pelos professores:


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Texto 1:

Afinal, para que serve um tablet?
26 de March de 2013 às 23:02 
Esta semana, a consultoria IDC divulgou uma pesquisa com dados animadores sobre o consumo de tablets no Brasil. Em 2012, foram vendidos 3,2 milhões de tablets – praticamente o triplo do que foi vendido em 2011. Do total, mais de 80% são para uso doméstico e 77% usam o sistema Android. Um dos fatores que impulsionou as compras, segundo a consultoria, foi o preço: uma boa gama de tablets com preço médio de R$500 surgiu no mercado brasileiro. E a expectativa para 2013 é de que sejam vendidos quase 6 milhões de aparelhos.
Mas, afinal, para que serve um tablet? Quais as vantagens de se ter um aparelho como esse? Aí vai a nossa lista de pontos importantes para você avaliar o investimento:
1. Mobilidade: um tablet é menor e mais leve que um computador. Você pode levá-lo a qualquer lugar em uma mochila pequena, ou até mesmo na bolsa.
2.  Conectividade: com um pacote 3G ou uma rede wi-fi é simples permanecer conectado a todo momento.
3. Armazenamento de informações: para você, professor, que estuda muito, nada melhor do que guardar muitas informações (livros, textos, materiais de planejamento etc.) em pouco espaço. Economiza papel e ainda tem tudo à mão.
4.  Leitura de revistas, livros, arquivos: tudo fica em um só lugar e as grandes editoras já tem produzido materiais específicos para o tablet (nós, aqui em Nova Escola, acabamos de lançar nossa primeira edição, que você baixa gratuitamente no site do IBA, a loja virtual da Abril. Aqui:


5. Acesso rápido a e-mails, redes sociais e afins.
6.  Uma lista infindável de aplicativos para todos os gostos e funções (que ajudam nos momentos de estudo, que servem para organizar as finanças, para ler, escrever, desenhar, divertir-se, comprar etc.)
7.  Nova forma de ler: a experiência de leitura em um tablet é completamente diferente da leitura de um impresso ou da leitura no computador. Além de ter acesso a links (como no hipertexto, típico da internet), você pode assistir a vídeos, visualizar outros tipos de conteúdos multimídia – como jogos, galerias de fotos ou testes –, e interferir no texto (salvando uma página, fotografando, sublinhando conteúdos importantes etc.).
8.  Lazer, claro! Há games e mais games irresistíveis para o tablet.


Texto extraído do Blog  da Revista Escola on line 

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Texto 2:

Tablets e netbooks na educação

Há uma pressão enorme para incluir as tecnologias móveis na educação. Alguns colégios e instituições superiores entregam tablets ou netbooks para os alunos como parte do material escolar. Há uma tendência à substituição dos livros de texto por conteúdos digitais dentro de tecnologias móveis. Uma justifica é diminuir de peso das mochilas dos alunos; outra, baratear do acesso ao conteúdo não impresso (além de ser ecologicamente mais correto); também é visto como importante oferecer recursos de pesquisa, de leitura e de comunicação próximos dos alunos, dos ambientes digitais que frequentam, para motivá-los mais a aprender.

Este é um campo minado de discussões, decisões, interesses. Qualquer análise ainda é parcial, provisória, precária. Mesmo assim, esta é a percepção que tenho no momento.
As tecnologias móveis trazem enormes desafios, porque descentralizam os processos de gestão do conhecimento: podemos aprender em qualquer lugar, a qualquer hora e de muitas formas diferentes. Podemos aprender sozinhos e em grupo, estando juntos fisicamente ou conectados. Na medida que entram na sala de aula o seu uso não pode ser só complementar. Podemos repensar a forma de ensinar e de aprender, colocando o professor como mediador, como organizador de processos mais abertos e colaborativos.

No Brasil, os smartphones e os tablets ainda estão numa fase de experimentação dentro das escolas. Trazem desafios complexos. São cada vez mais fáceis de usar, permitem a colaboração entre pessoas próximas e distantes, ampliam a noção de espaço escolar, integrando os alunos e professores de países, línguas e culturas diferentes. E todos, além da aprendizagem formal, têm a oportunidade de se engajar, aprender e desenvolver relações duradouras para suas vidas. Ensinar e aprender podem ser feitos de forma muito mais flexível, ativa e focada no ritmo de cada um.

A tela sensível ao toque permite uma navegação muito mais intuitiva e fácil do que com o mouse. Crianças pequenas encontram os jogos e aplicativos muito mais rapidamente. Com o barateamento progressivo a partir de agora, estarão muito mais presentes dentro e fora da sala de aula. Permitem experimentar muitas formas de pesquisa e desenvolvimento de projetos, jogos, atividades dentro e fora da sala de aula, individual e grupalmente. O professor não precisa focar sua energia em transmitir informações, mas em disponibilizá-las, gerenciar
atividades significativas desenvolvidas pelos alunos, saber mediar cada etapa das atividades didáticas. Poderemos ensinar e aprender a qualquer hora, em qualquer lugar e da forma mais conveniente para cada situação. Os próximos passos na educação estarão cada vez mais interligados à mobilidade, flexibilidade e facilidade de uso que os tablets e ipods oferecem a um custo mais reduzido e com soluções mais interessantes, motivadoras e encantadoras. Não podemos esquecer que há usos dispersivos. É cada vez mais difícil concentrar-se em um único assunto ou texto, pela quantidade de solicitações que encontramos nas tecnologias móveis. Tudo está na tela, para ajudar e para complicar, ao mesmo tempo.

As tecnologias móveis desafiam as instituições a sair do ensino tradicional em que os professores são o centro, para uma aprendizagem mais participativa e integrada, com momentos presenciais e outros a distância, mantendo vínculos pessoais e afetivos, estando juntos virtualmente.

As inovações mais promissoras encontram-se em escolas que têm tecnologias móveis na sala de aula, utilizadas por professores e alunos. Os programas de um computador ou tablet por aluno, ainda em fase experimental em centenas de escolas municipais, estaduais e particulares, sinalizam mudanças muito importantes na forma de ensinar e de aprender. As aulas são mais focadas em projetos colaborativos, os alunos aprendem juntos, realizam atividades diversificadas em ritmos e tempos diferentes. O professor muda sua postura. Ele sai do centro, da lousa para circular orientando os alunos individualmente e em pequenos grupos. As aulas de 50 minutos não fazem sentido, porque dificultam a sequência de tempos para atividades de pesquisa, análise, apresentação, contextualização e síntese.

Tablets ou netbooks?

No momento atual é difícil escolher uma das duas ferramentas sem perder algo. Os tablets atraem mais, são mais intuitivos, fáceis de manusear, de ler. Aos poucos chegarão com comandos de voz, sem precisar tocar na tela para acontecer o que desejamos conseguir. Os netbooks aos poucos são mais rápidos, leves e com mais recursos. A tendência é a dos ultrabooks. Os tablets não privilegiam o ato de escrever, fundamental para aprender. Têm teclado, mas ainda não está totalmente integrado, de forma fácil para quem escreve muito. Percebo que é uma questão de pouco tempo para termos no mercado tablets que incorporem os melhores recursos dos notebooks mais poderosos. Na minha opinião não deveríamos, atualmente, optar por uma ou outra ferramenta exclusivamente, mas ter ambas disponíveis para os alunos, permitindo a escolha pessoal, de acordo com o perfil de cada um e de como vai utilizá-los mais. 

Os tablets e smartphones são mais avançados, inovadores e chamativos. Os notebooks procuram incorporar alguns dos avanços de ambos. É uma decisão ainda em aberto, aguardando a evolução integradora das tecnologias móveis.

Alguns aplicativos para tecnologias móveis

Os aplicativos cada vez mais se adaptam aos principais sistemas operacionais, abertos e fechados. Os aplicativos mais interessantes que conheço, principalmente para smartphones, ajudam no aprendizado de línguas. Cursos inteiros podem ser acompanhados por podcast ou vídeos, com testes adequados e ambientes de colaboração como os que acontecem em redes sociais. Gosto, por exemplo, do LearnEnglish do British Council com histórias em capítulos, jogos, desafios e integração com Facebook e Twitter. 

Outro semelhante é o ESLPod com histórias do cotidiano e explicações das principais expressões em ritmos diferentes. Tem aplicativos como o Stitcher que organiza os programas de rádio e podcast por temas e línguas e são extremamente variados e atualizados e podem ser acessados a qualquer hora e de qualquer lugar. 

Tem o Google Earth e todas as possibilidades de utilização principalmente em Geografia, o YouTube com a imensa variedade de vídeos, de canais e de facilidade de postagem de novos vídeos feitos pelos alunos. O Google Sky Map – ao apontar o smartphone para o céu e o Google Sky Map mostrará as estrelas, planetas, constelações e muito mais para ajudar a identificar os objetos celestes em vista. O aplicativo mais conhecido é o Wikipedia - da maior enciclopédia online colaborativa.

Também é interessante o Celeste CE - Basta apontar a câmera e ver exatamente onde cada objeto do Sistema Solar está localizado de dia ou noite. O My Class Schedule - Aplicativo para que o estudando organize horários de estudo, notas e todas as informações do seu curso. Tem os aplicativos que utilizam a localização por GPS e que permitem interagir com outras pessoas naquilo que se precisa, enviar fotos, trocar vídeos, desenvolver projetos juntos. 

A tendência é a de termos muitas mais soluções para todas as nossas necessidades. O que nunca pode faltar é a vontade e o gosto por aprender.

José Manuel Moran
Diretor de Educação a Distância da Universidade Anhanguera-Uniderp


71 comentários:

  1. José Melquíades Ursi6 de julho de 2013 às 08:27

    Texto 1:

    Afinal, para que serve um tablet?

    Como responder? Antes mesmo de ler o texto, imagino-me questionando um título mais uma vez, num cantinho da sensibilidade e num recanto da razão. Ou seja, de que serve qualquer recurso tecnológico, dentro ou fora dos muros da escola, caso as tecnologias se atenham apenas à busca de informações, se não respeitar a reflexão organizada livre e democrática? Nesse caso, como separar o joio da parafernália de conteúdos do trigo viçoso dos elementos essenciais passíveis de minimizar sofrimentos e, ao mesmo tempo, preparar adequadamente o ser humano para o enfrentamento das disputas, tantas vezes torturante, do mercado profissional?

    A introdução mira para o fato de que nenhum tablet poderá explicar o comportamento discricionário, e digo até desprezível, de alguns administradores das políticas educacionais. Ora, como posso responder para que serve um tablet se, por circunstâncias da vida (algumas explicáveis, outras não), deixei de recebê-lo por estar PSS (contratado), mas não ser PSS ad aeternum? Se um tablete pudesse já falar, diria: Senhor professor PSS, vossa senhoria não existe do ponto de vista da verdadeira educação, daí o não prazer de me manipular. Para montar o primeiro jargão que passa encilhado por mim nesse momento salto para o lombo de um jargão pronto: “Ironia do destino”. E sorrio, porque não me sinto ofendido. Sabe por que, tablet, posso provocar o juízo crítico, e aí você dança, amarelinho. Alías, o seu trânsito “glorioso” talvez tenha me tornado apenas um bocadinho mais lúcido e um tantinho mais ousado diante das riquezas de seus atributos elencados nesse primeiro texto.

    José Melquíades Ursi
    Sociologia

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    1. Que texto professor!!!! Como sempre memorável. Excelente a maneira como as palavras chaves se relacionam ao longo do texto.
      "uma ironia do destino", concordo! os tablets com tudo que apresentam ainda assim, são "pequenos" pois não são dignos de realizar um processo acabado, sendo necessário um mediador para separar o joio do trigo, como bem colocado pelo professor.

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    2. Não ficamos muito diferente Professor José, já que ainda não sabemos o porque de ter tal tecnologia em nossas mãos, pois só os recebemos e aguardamos o momento, se é que haverá, de saber como utilizá-los.

      Rogério Larini - Química

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    3. Olá Professor!

      Parabéns pelas colocações. Particularmente acho que da forma como chegaram os tablets nas escolas, o risco é que daqui a pouco eles fiquem engavetados. Mais uma inovação sem planejamento e sem capacitação para os profissionais. Sem contar com a situação comentada por você dos profissionais com contrato temporário de trabalho.

      Pedagoga Dilene

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  2. José Melquíades Ursi6 de julho de 2013 às 08:29

    Texto 2:

    Tablets e netbooks na educação

    As informações aqui são ricas e válidas, mas se percebe também que, muitas delas, serão ultrapassadas rapidamente por novos avanços tecnológicos. De qualquer forma são interessantes para nos esclarecer que, antes de distribuir recursos tecnológicos, seria necessário discuti-los com os professores e direções escolares para que se tornassem efetivamente saudáveis, eficientes e transformadoras do ponto de vista educacional. Não tenho muito mais a dizer. Nesse caso, cabe-me mais ouvir para melhor sondar.

    José Melquíades Ursi
    Sociologia

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  3. quis dizer, ... mais transformadores.

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  4. A tecnologia da informação está presente em tudo, os computadores cada vez mais reduzidos e rápidos alcançaram a palma de nossas mãos e com isso, conseguimos acessar o mundo com apenas um toque.
    As crianças de hoje, já nascem sabendo acessar um smartphone sem maiores dificuldades, elas não tem medo e por tentativa e erro, vão aprendendo a utilizar os mais diversos aparelhos tecnológicos. Sendo assim, as metodologias atuais de ensino passam a ser ultrapassadas, tornando-se, no ponto de vista dos alunos maçantes.
    É nítido que, as tecnologias da informática como tabletes e netbooks se fazem necessárias em sala de aula, no entanto, existem dois aspectos a serem considerados: primeiro – os alunos, de maneira geral, estão habituados a utilizar tais tecnologias como uma ferramenta de lazer, para acessar jogos e redes sociais, e será um grande trabalho (a longo prazo) fazê-los perceberem que também podem ser utilizadas em sala com aplicativos interessantes para tornar as aulas menos monótonas; segundo – os aparelhos tecnológicos de ponta, ainda são caríssimos para o padrão brasileiro e a velocidade de conexão baixa ou até inexistente em alguns lugares, e trabalhar com aparelhos de qualidade baixa e conexão ruim é desestimulante e por vezes até irritante. No entanto, todo começo é assim, inicia-se de baixo para um dia poder atingir um padrão de excelência (embora acredite que já poderíamos estar nele).
    Assim como as tecnologias da informação se fazem necessárias em sala de aula, se fazem necessárias também para o trabalho do professor em todos os sentidos. O professor atual já está conectado e realiza quase tudo através de um computador como, por exemplo, pesquisar conteúdos para preparar suas aulas, realizar cursos, elaborar provas, etc. No entanto, ainda vivemos no antigo mundo dos registros feito à mão e sem direito a cometer erros, o que muitas vezes é impossível, fazendo com que o professor tenha que refazer todo o registro (tempo desperdiçado). A realização dos registros de classe online já deveria acontecer a tempo, mas enfim, parece que acontecerá e como toda mudança, no início trará alguns problemas, algumas dificuldades, mas no futuro será extremamente benéfica, trazendo um tempo extra para os professores, tempo este que poderá ser melhor aproveitado na sua formação.
    Débora
    Matemática

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    1. Olá professora, concordo quando expõe dificuldades que enfrentaremos e, que não serão poucas! Talvez, como bem colocou, transformar o uso das tecnologias como ferramenta para educação, não pelos professores, mas sim, pelos alunos. Nunca temos tudo pronto e acabado, tudo é um longo processo que tende a melhorar, porém sem retorno. Estamos a um passo de abandonarmos os LRC, e vamos ver como será! A simples introdução destes aparelhos em sala de aula e na vida do professor não garante a melhoria do processo. a mudança de mentalidades faz toda a diferença, com certeza.

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  5. 1. Qual a importância dessa tecnologia para a educação?

    As vantagens que existem no uso de tecnologias para a educação são várias e muitas delas viáveis e aplicáveis na educação. Ressalto um trecho no texto 2 que afirma: “As tecnologias móveis trazem enormes desafios, porque descentralizam os processos de gestão do conhecimento: podemos aprender em qualquer lugar, a qualquer hora e de muitas formas diferentes. Podemos aprender sozinhos e em grupo, estando juntos fisicamente ou conectados. Na medida que entram na sala de aula o seu uso não pode ser só complementar. Podemos repensar a forma de ensinar e de aprender, colocando o professor como mediador, como organizador de processos mais abertos e colaborativos.”
    O uso de tablets em sala garante a mobilidade do uso da informação; a capacidade de armazenamento e redução no consumo de papel – eu, como professora e bióloga, acho que seja impossível um professor de biologia ou ciências se recusar a usar uma tecnologia quando se tem a possibilidade de eliminar o uso do papel –; a capacidade de atualização de informações educacionais no momento em que o conteúdo está sendo aplicado.
    As informações estão difundidas na internet, aulas podem ser preparadas com as informações e uso de imagens que estão online, basta a pessoa saber COMO procurar essas informações, acredito que seja nesse “COMO PROCURAR” que o professor esteja se encaixando no momento em que vivemos. Quantas vezes preparei aulas que existem comentários assim: “Professora, já vi essa imagem no Google.”. “Professora, já vi esse documentário na televisão/no youtube.”
    Trabalho na escola Gottlieb Mueller, que está aplicando o Projeto UCA (Um Computador por Aluno). Cada aluno recebe um notebook pequeno, as salas estão adaptadas para o uso do computador, com tomadas próximas às carteiras e a escola inteira possui internet wi-fi. Nos notebooks o acesso às redes sociais é liberado, ao contrario ao que pensam os professores que já comentei sobre o assunto, os alunos não vivem acessando as redes sociais, por incrível que pareça o fato de ser liberado parece resultar no desinteresse por esse acesso. Explico o conteúdo e quando vejo o aluno está pesquisando esse mesmo assunto na internet.
    O uso de computadores durante aula é comum em faculdades, na busca rápida de informações e modos de explicação em conteúdos que, no momento, você não compreendeu.
    Então para que ter o professor se tudo está online? Vejo o professor como mediador, disponibilizando e gerenciando atividades, dentro e fora de sala, ensinando o aluno como buscar, COMO PROCURAR, a informação e como agregar aquela informação aos conhecimentos e conteúdos estruturantes previstos para cada ano em que está. Sabemos que a maioria dos conteúdos, os alunos não aprendem, apenas decoram, a ferramenta de COMO PROCURAR deixa de fazer necessária a decoreba e dá uma utilidade para a informação, já que o aluno aprendeu onde encontrar o conteúdo.
    É claro que não funcionará tão bem assim, existem prós e contras nessa tecnologia. Questiono-me se as seguintes duvidas são respondidas pelas pessoas que propuseram o uso da tecnologia:
    1) Sabemos que algumas escolas nem estruturas físicas possuem, algumas não possuem nem salas de aulas simples e adequadas para aulas expositivas com quadro e giz, como essa tecnologia será usada se nem o básico possuem?
    2) Existirá rede wi-fi compatível com os equipamentos e que tenha alguma qualidade? Ou o professor terá que esperar chegar em casa no final do dia para poder passar as informações para o servidor?
    3) Em relação ao armazenamento de informações, onde será armazenado os dados física e virtualmente?
    4) Essa rede ou programa usado para armazenar dados, será protegida? Ou qualquer um poderá ter acesso? Em caso de Hackers como funcionaria a proteção desses dados?
    São questões básicas mas que não estão completamente claras para mim, e provavelmente existem mais professores que nem pararam para questionar isso.

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    1. Olá Professora! Deve ser um sonho um ambiente de trabalho onde o almejado se concretize, como bem expôs na sua escola. Realmente deste maneira o uso da tecnologia em sala vem agregar conhecimentos Mas será que acontecerá o mesmo conosco? Suas perguntas são muito relevantes, mas não sei se teremos uma resposta tão breve assim. Talvez ao longo do processo de implantação, o que não é de surpreender.

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  6. 2. Qual sua opinião sobre o “livro de registro de classe online”?

    Acredito ser um registro mais útil e imediato do que os livros de registro de classe convencionais, os professores não precisarão se preocupar com rasuras e como arrumar alguma data que foi anotada errada. Basta apagar o espaço e não é preciso refazer o livro. É uma forma de padronizar os livros e facilitar a difusão de informações com o setor pedagógico e direção.
    Lembrando que elimina o uso de papel e a dificuldade de armazenamento de livros de registro de classe de anos anteriores.
    Existe programas que podem fazer o cálculo de notas e organizar melhor o modo de prever quanto falta para cada aluno passar de ano.
    Só não entendi como eu e outros professores PSS, participaremos desses registros, pois para nós não foram fornecidos os tablets.

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    1. Exatamente professora! E os PSS? O professor José fez uma bela abordagem desse tema.
      No momento, apenas os professores do Ensino Médio estão recebendo estes aparelhos, a Equipe pedagógica, grande interessada, que deveria estar, também, envolvida no processo de conhecimento inicial, não passou nem perto.
      Nem tudo é perfeito!

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  7. Sobre o tablet... é uma material pequeno, mas com ricas informações contidas nele.
    Professora Elsa- Matemática.

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    1. Olá Elsinha .... mas qual a sua opinião sobre o uso desse "material pequeno, com ricas informações" na sala de aula? e também: Qual sua opinião sobre o Livro de Chamada online?

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  8. É inegável o frisson que a tecnologia provoca em todos no mundo atual. Alguns maravilhados e ávidos com os avanços e com o consumo, outros com medo ou resistentes. Indiscutível também a praticidade de um note, net ou ultrabook hoje, na sala de aula ou na vida de qualquer um. É óbvio que as escolas e a educação não ficariam de fora do processo, aliás em relação aos tablets em questão aqui a coisa já vem de longo prazo: http://www.todospelaeducacao.org.br/comunicacao-e-midia/educacao-na-midia/21236/mec-vai-comprar-ate-900-mil-tablets-para-dar-a-alunos/. E a tendência nesse sentido é mundial, sendo que a caminhada de outros países em relação a esse tema é bem anterior à nossa (normal). Veja este artigo sobre a Holanda, por exemplo: http://porvir.org/porfazer/escolas-na-holanda-vao-usar-apenas-tablets-como-material-didatico/20130702. Aqui no Brasil já se discute a idéia a alguns anos e existem projetos anteriores à disseminação do tablet como o Projeto UCA por exemplo, com pilotos em algumas escolas públicas de Estados brasileiros. Há uma forte tendência atual de governos e prefeituras investirem nesta tecnologia inclusive substituindo os livros didáticos tradicionais. A idéia já é realidade em universidades e algumas escolas privadas: http://www.istoedinheiro.com.br/noticias/62039_OS+TABLETS+CHEGAM+A+SALA+DE+AULA e inclusive já há políticos usando o tema como promessa de campanha, gerando polêmicas inclusive. Olha o caso de João Pessoa: http://www.wscom.com.br/noticia/educacao/ESTADO+VAI+DAR+TABLETS+AOS+ALUNOS-140981. Discussões e polêmicas à parte, sabemos que é apenas uma questão de tempo a chegada desses equipamentos à escola, prova disso é que boa parte de nós já está com o seu em mãos. O fato de facilitar ou complicar mais ainda a nossa vida vai depender bastante de fatores como o nosso conhecimento, boa vontade, organização e tempo. Fazer chamada e registrar conteúdos e notas online por exemplo vai ser muito interessante. Para quem já é organizado não fará diferença...Agora, fico pensando em quando puserem um tablet na mão de cada aluno...quantas possibilidades e quanta dor de cabeça a mais para nós...A VIDA É FEITA DE DESAFIOS, que venha mais esse!!!!!!!!

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    1. Olá Damasceno. Será que teremos capacidade e capacitação suficiente para manipular este instrumento? Alguns são expert quando se fala em tecnologia outros nem tanto. Temos que estar abertos e aptos para lidar com novas metodologias antes de chegarmos aos alunos, para eles não "passem a perna" se souberem que o professor não administra bem seu uso. Pois aí teremos mais problemas.

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  9. No momento que uma tecnologia é lançada...parece que vem resolver TODOS os problemas. No decorrer a gente vai vendo que não é bem assim, que por trás ainda tem muita coisa a ser questionada e resolvida. Só para citar um exemplo: Distribuir tablets(só para alguns profs, é claro- como diz prof. José- é o fim!) E a maravilhosa tecnologia já vir com defeito proporcionando mais um problema e não uma solução já é um aspecto péssimo( não existe 2º chance para uma boa primeira impressão) Imaginemos que dentro da sala de aula ele será usado para pesquisa, informações adicionais, gráficos, lugares virtuais, no meu caso -museus- mas...A escola estará preparada tecnologicamente para que todos os profs que estão em suas salas tenham a garantia da conexão sem problemas?... e se o aluno quiser "navegar" por outras águas que não aquela que está sendo proposta...será mais um foco de discussão dentro da sala de aula. Conversando com colegas que estão usando já ouvi " o aparelho não pega em determinado ponto da sala" e também " Só tem campo pra inserir os conteúdos estruturantes, os conteúdos básicos , não. E por aí vai.... Resumindo: é bom e é ruim. Não existe somente aspecto positivo( mesmo na tecnologia) pois quando insere-se uma ferramenta a mais, abre-se uma grande discussão de como fazer, por que fazer, o que fazer e quando fazer. Fui clara? Só iremos saber quando estivermos usando. O problema da tecnologia é quando dá "problema" na tecnologia. Como você vai alimentar o sistema com as informações...vai anotar num papelzinho e depois que sair da sala ou terminar a aula terá que ter mais um tempinho pra colocar em dia os registros? Existem muitas questões ainda para resolver e aí só com o uso mesmo.
    Marilise-artes.

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    1. O bem da verdade é que os tablets deveriam vir após toda a implantação de uma estrutura adequada para tanto, ou seja, o que adianta ter o equipamento se não temos como utilizá-los, eu não faço a mínima ideia. Serviu apenas de propaganda "investimentos na educação", é lindo para quem não está envolvido e de nada entende da realidade.
      Creio que isso tudo está sendo um tempo perdido, estamos falando de algo que não estamos preparados ainda. Será que vai funcionar? Tenho minhas dúvidas, ou seriam certezas?

      Rogério Larini - Química

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  10. As novas tecnologias de mídia vêm ganhando rapidamente espaço dentro e fora da escola, em sua maioria alunos e professores tem acesso a internet e a redes sociais e como veículo usam smart phones, tablets, computadores etc... isso inevitavelmente já se tornou parte do cotidiano das pessoas, um processo natural de evolução tecnológica, porém essa tecnologia não esta sendo aplicada de maneira plena para a educação, pois as mesmas são vistas por grande parte dos usuários através da ótica do entretenimento.Sem sombra de dúvida cabe aos educadores e a mantenedora criar mecanismos para adaptar os conteúdos a esses novos instrumentos,pois eles serão parte fundamental no processo de ensino e aprendizagem.
    O livro de registro online é apenas um dos sinais que as tecnologias de mídia estão ganhando espaço dentro da escola. Digitalizar a educação irá trazer muitos benefícios, contudo manter a escola digitalizada é outra questão; nossa mantenedora terá que nos propiciar suporte continuo e ininterrupto com qualidade. Os tablets que foram distribuídos para alguns professores é um clássico exemplo da política educacional ineficiente do nosso país, quase todo professor hoje em dia possui um veículo de mídia como smart phone, laptop, netbook, desktop etc. o que todos os professores continuam esperando inclusive os PSS e os professores de ensino fundamental é apenas um sistema online onde poderíamos lançar faltas, notas, conteúdos, observações... etc isso iria diminuir despesas com papel, facilitar o trabalho da equipe pedagógica e da secretaria e o professor teria mais tempo para preparar aula ao invés de ficar completando livros de registro que são incoerentes com a nossa realidade.
    CLEVERSON SANTOS -INGLÊS.

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  11. Há dois anos já utilizo o Tablet em sala de aula e posso afirmar que é muito bom poder estar conectado a rede. Minha crítica é quanto aos alunos não poderem ter acesso a essa tecnologia. De nada adianta estarmos conectados se o aluno prefere as redes sociais ao invés de assistir a sua aula. Cada aluno deveria ter o seu tablet, ele deveria ser monitorado e as tarefas feitas online. Ano passado tive uma experiência muito bacana com meus alunos, postei atividades no site EDMODO e 30% dos alunos realizaram as atividades online.
    Quanto ao registo online creio ser muito bom...desde que a rede funcione corretamente.
    Nestor Vianna - GEOGRAFIA

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  12. 1. Qual a importância dessa tecnologia para a educação?
    Penso que com os avanços tecnológicos a escola tornou-se de certo modo sem significado para o aluno, porque nós professores e até mesmo os equipamentos da escola tornam-se "ultrapassados". Parindo deste pressuposto, atual, nosso primeiro desafio é tornar nossas aulas atrativas aos alunos para que ela se torne relevante e significativa a eles. Porém temos que ter em mente que o uso de novas tecnologias não resolve o problema da falta de interesse dos alunos.

    2. Qual sua opinião sobre o “livro de registro de classe online”?
    Acredito que o registro de classe online facilitará o trabalho do professor, pois a preocupação com eventuais erros que geram rasuras deixará de existir. Este recurso também facilitara o acesso da equipe pedagógica aos registros.
    Debora - Geografia

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  13. 1. Qual a importância dessa tecnologia para a educação?

    Tablets ou netbooks, ou quadro de giz, Datashow, rede, redes sociais, notebook, entre outros recursos e ferramentas, são tendências tecnológicas que chegam ao nosso alcance para nos auxiliar em nosso dia a dia, seja em casa ou no trabalho. Com relação a educação ainda prefiro questionar sobre educação formal tradicional e educação técnico científico. Os discursos são amplos e persistentes, que o professor tem que mudar, evoluir e acompanhar as tecnologias, o que eu discordo, pois em primeiro lugar o professor tem que desempenhar o seu papel, com amor, carinho, dedicação e entusiasmo. Tem que passar este entusiasmo para os seus alunos, pois não é a tecnologia e nem o quadro de giz que ira segurar seu aluno (seu cliente) no sistema se não houver sim uma mudança de postura. Dizer que as tecnologias são a salvação da lavoura é uma hipocrisia do sistema capitalista que prega isso. E também repasso isso ao caso da indisciplina que também é de um problema de postura, pois se todos trabalharem com um mesmo espírito, não é o moderno, nem o novo e nem o diferente que virá como solução, pois esta existe sim e esta dentro do dever de cada docente, e temos que parar de ficar esperando com que o sistema mude e venha resolver o caos que já se encontra.


    2. Qual sua opinião sobre o “livro de registro de classe online”?
    Acredito que vai ser significativo desde que este recurso não venha a burocratizar o sistema, pois já temos os livros de chamada, a ficha do fica e agora o registro online, será o que se chama de mais uma palhaçada do sistema.

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  14. Célia Regina Fylyk6 de julho de 2013 às 15:56

    A praticidade aliada a conectividade faz com que esse material seja de grande vali, para apenas uma consulta, leitura,escrita,blogs, redes sociais,etc. Agora o imperativo é o domínio dessa tecnologia pelo professor (pelo menos os mais velhos em sala de aula) que habituados ao quadro negro e livros didáticos, veem-se ainda atordoados com a nova tecnologia. Cabe a nós, organizarmos com boa vontade, para que aprendamos e possamos fazer uso dessa tecnologia.

    Célia Regina Fylyk

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  15. A aula tradicional fica cada vez mais difícil de ser dada com esse tipo de tecnologia , os tablets.
    Para o professor , os tablets vão trazer uma grande mudança de mentalidade porque a aula deverá ser dada de outra forma . Caso contrário , ocorrerá como em várias escolas , em que o uso das novas tecnologias são aplicadas erroneamente. Colocar o tablet numa aula tradicional , sem nenhuma adaptação do jeito que se ensina , sem nenhuma adaptação do material didático será um desperdício.
    A questão fundamental é desenvolver atividades em sala de aula e conteúdos que efetivamente usem as qualidades desse material . Isso é o que vai fazer os tablets valerem a pena.

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  16. 1 - Penso que é possível promover mudanças significativas na concepção de educação do sec XXI utilizando tablets e outras tecnologias modernas em prol da aprendizagem, pois são tecnologias que não precisam de recursos governamentais para serem acessíveis, não precisam de incentivo ou capacitação para sua utilização técnica, além de serem um atrativo para as pessoas pelo fácil acesso a diferentes aplicativos. O acesso ao conteúdo esta nas mãos da nova geração facilitado pela internet, sua forma de lidar com a informação mudou, mudando também sua forma de aprender, por isso, devemos sempre buscar maneiras de atender a esta demanda, possibilitando novas estratégias e oportunidades para que de fato os alunos possam construir conhecimentos.
    As tecnologias móveis precisam ser pensadas como catalisadores, ferramentas que propiciam mudanças, novas possibilidades de desenvolvimento de uma cultura digital, integrando o aprendizado dentro e fora da escola.
    Penso que a maioria dos professores deixou “ O Livro Didático” em segundo plano quando prepara suas aulas, pois utiliza a internet e as novas tecnologias para aperfeiçoar suas aulas.
    2- A partir do momento que entrar em funcionamento esse sistema posso dar uma opinião mais concreta. Acredito que pode facilitar em caso de erros em faltas e notas. Mas pode ser um problema caso o acesso a rede seja dificultado, em se tratando de Estado tudo é possível.
    Professor: Claudio Budel

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  17. " Com os tablets , os professores poderão , por exemplo , planejar o trabalho , utilizar ferramentas e aplicativos , organizar arquivos , ler livros digitais , facilitar o registro de classe e acessar a internet. Além disso , estarão disponíveis conteúdos para as aulas de disciplinas como Física , Química ,Biologia e Matemática "
    Esta notícia foi publicada em 28/6/2013 no site www.educacao.pr.gov.br
    Na teoria está muito bonito . Agora eu quero ver na prática ; como a Marilise colocou : quando der " problema " com a Internet ( o que é uma constante , não só no colégio como em nossas residências).
    E tudo o que está citado nessa notícia , já fazemos em nossos lares ALÉM das nossas HA .A minha preocupação é com a efetividade , a concretização e o comprometimento do governo para com os professores com esse projeto de utilização dos tablets nas escolas.


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  18. Acredito que o uso de tecnologia em nossa educação no momento em que nos encontramos, seja necessário e vital para nosso trabalho, porém devemos considerar até que ponto estamos preparados tecnologicamente, pois os recursos disponíveis para nosso trabalho são ou estão obsoletos e ultrapassados, se compararmos com os disponíveis no mercado privado.
    É preciso que nossos governantes tenham vontade de investir em nosso trabalho e não mascare a situação comprando equipamentos e não fornecendo capacitação apropriada para usá-los.
    Professora: Graziella Siveira

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  19. Apesar de utilizar o tablet educacional para algumas funções como calcular notas, ler emails, livros e etc.
    Acredito que não saiba utilizar nem 30% dos recursos aqui citados, falta capacitação para utilizarmos essa tecnologia adequadamente.
    Professora: Elizabete Alves Geraldo

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  20. Sabemos que nossos alunos estão motivados pela linguagem digital, dessa forma devemos colocar a tecnologia a nosso favor, facilitando e agilizando os recursos pedagógicos de forma interativa, de forma diretamente ligada as tecnologias da informática onde possibilite maneiras concretas de como utilizar e aprimorar o conhecimentos dos alunos de uma forma atual e concreta, estando sempre em contato com essa nova era digital em sala de aula, como recurso que facilita a atividade didático - pedagógica do professor e que atinge com maior efetividade o aprendizado dos alunos. Sendo assim, devemos instigar cada vez mais nossas metodologias na busca de um ensino de qualidade, aperfeiçoando técnicas que envolvam o uso das tecnologias em suas disciplinas, incluindo recursos tecnológicos existentes, visando otimizar as ações docentes e de cunho pedagógico e que essa prática adotada seja naturalmente utilizada em nosso dia a dia.
    Pedagoga: Fabíola Budel

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  21. Quero pedir licença à professora Débora (Geografia) para copiar seu texto, fazendo minhas as suas palavras. Penso exatamente igual, com ênfase no INTERESSE DO ALUNO!!! Penso que o maior desafio do professor não é apresentar o conteúdo de uma maneira tradicional ou inovadora mas sim, conseguir com que o aluno QUEIRA aprender!!
    Gerson Mendes - Matemática



    1. Qual a importância dessa tecnologia para a educação?
    Penso que com os avanços tecnológicos a escola tornou-se de certo modo sem significado para o aluno, porque nós professores e até mesmo os equipamentos da escola tornam-se "ultrapassados". Parindo deste pressuposto, atual, nosso primeiro desafio é tornar nossas aulas atrativas aos alunos para que ela se torne relevante e significativa a eles. Porém temos que ter em mente que o uso de novas tecnologias não resolve o problema da falta de interesse dos alunos.

    2. Qual sua opinião sobre o “livro de registro de classe online”?
    Acredito que o registro de classe online facilitará o trabalho do professor, pois a preocupação com eventuais erros que geram rasuras deixará de existir. Este recurso também facilitara o acesso da equipe pedagógica aos registros.
    Debora - Geografia

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  22. A respeito do Registro On Line o que percebo é a facilidade para que o professor registre suas atividades e o acompanhamento pedagógico é muito mais ativo. Vale à pena ressaltar que a diferença do LRC e o registro on line são as seguintes: não existe a possibilidade do campo de presença ter outra letra a não ser o C ou F; o campo conteúdo se o prof. errar ele pode arrumar sem ter que justificar. Penso que veio para facilitar os registros pois o acompanhamento é mais presente.

    Quero ressaltar o comentário do Profº Everson no momento em que cita que não são as tecnologias que fará a diferença em sala de aula e sim a POSTURA do professor. É fato: aula bem planejada e sala de aula bem gerenciada não tem tecnologia que seja necessária, ela pode e deve ser usada para auxiliar o prof., porém manter a disciplina dos alunos necessita de entusiasmo, amor e vontade de ensinar.

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    1. Será ótimo não precisar mais ficar tão tensa para registrar, já que com esta nova tecnologia podemos de certo modo não nos preocuparmos tanto com os "borrões."
      Marcia P.

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  23. As tecnologias se fazem presente em cada momento de nossas vidas, estar antenado como dizem os alunos, é de suma importância, porém concordo com os colegas professores quando citam a inexperiência com essa tecnologia que chega para ser integrada á educação, o que fazer e como fazer essa parafernália se integrar ao nosso dia a dia ajudando no processo ensino aprendizagem é um grande desafio.
    Se junto com cada tablet entregue viesse junto um bom treinamento á respeito do mesmo sobre como utilizar o mesmo para melhorar suas aulas, por exemplo, talvez as opiniões aqui citadas tivessem um pouco mais de entusiasmo á respeito da tecnologia na educação, todos estão ciente da necessidade de utilizar novos meios para o ensino aprendizagem, mas observamos dia após dia equipamentos se tornarem obsoletos e sem o uso adequado.
    Para haver sucesso nessa parceria tecnologia e educação deve haver treinamento adequado aos utilizadores da mesma, investimento em equipamentos de qualidade, e também no ambiente onde será integrado, por exemplo, para uma utilização do tablet em sala de aula com internet, precisaríamos da rede wifi com acesso em todas as salas de aula.
    Estar antenado tendo todos esses recursos funcionando corretamente, seria fácil, mas entregar aos professores a tecnologia e não mostrar como usar, para que e onde a torna ineficaz nesse primeiro momento.
    Professora: JOSIANE SOARES
    INFORMÁTICA

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    1. Concordo plenamente com você Professora, mas também cabe ao educador estar aberto e praticar.
      Marcia P.

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  24. 1. Qual a importância dessa tecnologia para a educação?
    Me parece, que dificilmente seja possível conter o uso de tecnologias, de um modo geral, em sala de aula; seja por uma questão de mobilidade e barateamento de instrumentos ou material didático, ou por uma questão “dos novos tempos”, celulares, tablets e leptops fazem parte já há algum tempo do principal meio de comunicação e interação de um número significativo de pessoas.
    Quanto, a saber, se o tablet é o equipamento mais indicado para sala, acho que um problema menor. Também penso que devido à mobilidade este aparelho deva ser mais aceito do que os demais, sobretudo se for resolvido o problema do teclado pouco indicado à escrita. Mas daqui a pouco talvez surja um outro aparelho mais indicado...
    O que me parece mais relevante é que vem à tona uma liberdade que jovens e também adultos não tinham experimentado: num mundo infinito e diversificado de conteúdos como fazer com que as pessoas busquem (e usufruam) de conteúdos relevantes para o aprendizado e a formação? Mesmo que com indicações e gerenciamento de informações será mais difícil o controle de assuntos e conteúdos paralelos. E se as salas de aula continuarem lotadas a fim de diminuir os gastos? Imagino-me numa sala com quarenta alunos conectados...
    Assim, acho que embora a internet de fato esteja transformando nossas relações, e é difícil saber “onde é que isto vai dar”, o problema do conhecimento persiste: como fazer como que as pessoas busquem elas mesmas melhorar, desenvolver-se, aprimorar-se independentemente dos instrumentos ou meio didáticos, com ou sem mediação, com ou sem tablet???

    2. Qual sua opinião sobre o “livro de registro de classe online”?
    Apesar de cada vez mais estarmos à mercê de sistemas operacionais e de tecnologias, e de que não é difícil vermos instituições e pessoas em pane porque o sistema não está respondendo ou porque o sinal da internet caiu, ou coisa do gênero, sou muito a favor.
    Inclusive poderia ser até mais informatizado ainda: biometria na entrada do aluno na escola. Porém, ....
    O que não cabe mais é o “bendito” livro diário, e todas aquelas chateações que vem junto...


    Profª Íris - Filosofia

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  25. Todas as tecnologias sempre foram e sempre serão muito bem vindas no processo educacional, principalmente por ser mais um instrumento educacional. Porém, devemos fazer uso desta ferramenta com bastante responsabilidade e competência e é claro que quanto ao fato de haver um treinamento se faz necessário, principalmente no que tange aos registros de classe. É importante também ressaltar que haverá imprevistos de suporte que deverão ser sanados em tempos hábeis para que não haja mais desgastes por parte de nós professores.
    Marcia P.

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  26. O tablet é apenas mais uma das diversas ferramentas que podem ser utilizadas na educação, não faz milagres, portanto, não devemos esperar que o tablet resolva os problemas da educação no Brasil.
    Toda ferramenta a mais, que possa ser usada na educação é importante para melhoria da qualidade do ensino, desde que seja bem utilizada.
    Se realmente for utilizado como livro de registro de classe on-line, o que eu não acredito que ocorra, seria uma ferramenta muito útil, evitaria muito trabalho desnecessário que é feito atualmente.
    Professor Elias (Física)

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    1. Eu acredito que esta ferramenta nos facilitará, em relação aos registros, mas os problemas existirão podem ser solucionados alguns outros amenizados, enfim sempre vão existir amigo Elias, mas quem sabe com este novo avanço teremos mais tempo para pensarmos em novas soluções em conjunto Profª Ana Lucia

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  27. Devemos acompanhar as mudanças, essas novas formas de escrever, isto é, apresentações on line, como por exemplo o livro registro de classe. Penso que isso vem para facilitar a nossa vida, porém necessitamos de capacitação e empenho para se adequar a essa tecnologia.
    Prof° Rosalia

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  28. Quanto ao registro de classe online ,realmente o uso do tablet facitaria bastante quanto ao tempo ,evitaria rasuras por erros que às vezes cometemos ou um dado que temos que arrumar, mas para isso dar certo todos teriam que receber .
    Quanto ao uso do tablet em sala de aula vou ter que aprender muita coisa ainda para efetivamente usar suas qualidades.
    Prof.ª Angélica

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    1. É isso mesmo, concordo, todos os professores deveriam receber, por isso que imagino que isso não vai pegar.
      Prof Rogério

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  29. 1. Qual a importância dessa tecnologia para a educação?

    Concordo com vários colegas quanto ao fato de ser irreversível o uso de tecnologias em educação. A redução de uma grande quantidade de papel, acesso rápido às informações, trabalho em rede, mobilidade, criatividade, enfim, tudo que nos é mostrado em benefícios e vantagens. Mas os questionamentos que faço, apesar da tecnologia de ser um indiscutível avanço, são: Será o tablet o "elo perdido" da verdadeira aprendizagem em educação? Não estamos perdendo o foco e atribuindo a uma tecnologia de vanguarda, o verdadeiro papel que ainda é reservado ao professor? Nossas relações não estão se esvaziando de profundidade e perdendo o valor da empatia, que só um ser humano de verdade pode dar, em detrimento da tecnologia? Até que ponto o tablet será um aliado do professor ou um novo "cavalo de tróia", prometendo melhorias e facilidades, mas trazendo em contrapartida, desvantagens desconhecidas por todos nós? Não quero dizer com isso, que sou contra a tecnologia, eu mesmo sou um amante da pesquisa on-line e tenho baixado em meu computador, e já falta espaço, centenas de vídeos e textos de filosofia e assuntos correlatos. Houve um tempo que todo o conhecimento do mundo estava nas enciclopédias. Sempre quis ter uma Barsa! Agora num simples click, o Universo inteiro se abre e estou conectado com a nova enciclopédia virtual que se atualiza a cada segundo, todos os dias e com todas as mentes humanas produzindo conhecimento. E o melhor, de forma democrática e aberta.
    Contudo, ainda creio que se a tecnologia passar a reger nossas vidas, produzindo dependência, o "mal" estará entrando pela porta da frente de nossas casas e realizando assim, a profecia de Einstein, que nos exorta a perguntar quem manda em quem, a máquina ou o homem? Inclusão digital deve ser uma meta a médio prazo. Mas a curto prazo, o combate ao analfabetismo, a pobreza, a fome e a miséria (dizem que ela acabou), deveria ser a prioridade dos governos. Tudo isso se reflete na educação. Acaso os colegas não viram a reportagem de uma escola no Nordeste, onde não existiam paredes e a merenda eram as mangas que caíam do pé?
    O que mata a fome, um tablet ou um prato de comida? Por isso, caros colegas professores se perguntem: Eu tenho fome de que? E com certeza, a maioria irá responder que é por uma educação onde a função docente seja valorizada e um dia possa retomar o seu status de verdadeiros agentes formadores de cidadãos, politicamente responsáveis,criativos, éticos e gente de bom coração. Se a escola perder de vista a noção de valores humanos e substituí-los apenas por mais bytes de memória, perderá sua razão de ser e se tornará mais uma Lan House.

    2. Qual sua opinião sobre o “livro de registro de classe online”?

    Concordo, desde que a rede utilizada seja eficiente e rápida e os programas não travem com facilidade quando utilizados. Sou a favor se o acesso à rede puder ser feita de qualquer computador, não apenas do tablet da escola e que o sistema possa permitir alterações, quando qualquer erro for cometido pelo usuário.
    Quando projetos em comum puderem ser executados por professores ao mesmo tempo, o livro de registro passará a ser um memorial educativo, criando com isso, um legado histórico e pedagógico inestimável para a escola.

    Abraços e uma boa semana a todos!

    Porfº Marcos Gomes - Filosofia

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  30. Tecnologias são sempre bem vindas. Além de serem atuais , são inovadoras, desafiadoras, nos remetem a mais estudos e facilitam o acesso às informações necessárias para conhecimentos que tanto necessitamos, digo nós professores e nossos alunos. Porém, contudo, não concordo que aproximam uns aos outros, que permitem a proximidade de vínculo emocional online. São apenas ferramentas facilitadoras. Sendo assim, não se pode neglicenciar em nome de novas tecnologias o compromisso com o próximo, de respeito mútuo e de proximidade física, e de desenvolvimento de caráter. Compreendo que que a ferramenta educacional de novas tecnologias como o tablet notebooks e outros jamais substituirão o relacionamento afetivo e vínculo de ensino e aprendizagem que buscamos entre os sujeitos da educação. Sugiro que ao se utilizar novas tecnologias utilizemos métodos que para alguns pode soar como ultrapassados , mas que ajudam no processo de ensino e aprendizagem. O Professor Valente ( Unicamp /SP ) ao divulgar o processo da linguagem logo há 15 anos atrás criou possibilidades de construção de conhecimento , do desenvolvimento de raciocínio lógico e que motivava os alunos desenvolvendo -lhes a auto estima. Por incrível que pareça , utilizei até nas aulas de Educação Física. Mas uma coisa era certa, a mediação e presença do professor não se abria mão.

    Na questão do livro de chamada , isto sim facilitará e muito o processo burocrático da avaliação, da retomada e da velocidade das informações e no respaldo de informações pessoais.

    Rubens Astorfi Junior
    Prof. Zardo/ Lincoln/ Rosa Picheth

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  31. A intenção até parece ser interessante, mas deveria mesmo vir depois de toda a escola estar preparada para tanto.
    Professor Rogério Larini

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  32. Todo desenvolvimento tecnológico enriquece o processo ensino-aprendizagem, facilita o acesso e o armazenamento de informações,deixando as aulas mais atrativas aos alunos e mais dinâmicas. Evidentemente que isso não se dará pela simples presença do tablet em sala de aula, mas da utilidade, espaço e importância que o professor lhe permitir.

    Amanda Mascarenhas Sfier – Língua Portuguesa

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  33. Conforme leitura sobre a importância do tablet, quanto a mobilidade, armazenamento de informações e leitura é mais pratico, embora prefira manusear um livro para leitura, quanto a conectividade deve ser equilibrada, esta ferramenta deve ter o manuseio adequado para facilitar o nosso cotidiano nas funções a qual é destinado. Para os alunos trará vário a benefícios conforme menciona o texto, mas esta proposta tem que ser bem analisada e testada com seriedade para um bom êxito, de qualquer modo temos que nos adequar as novas tecnologias,tendo em vista uma capacitação de qualidade.Em relação ao livro de registro, espero que esta forma inovadora, traga um bom desempenho no desenvolvimento da nova forma de preenchimento em relação a atual. Profª Ana Lucia/Arte

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  34. A tecnologia é desenvolvida para facilitar a vida do ser humano e não tem como não reconhece-la e mais do que isso, utiliza-la. Pesquisas realizadas mostram que a informática, já estava implantada
    nas escolas da França ainda no inicio dos anos 60. Obviamente não é como está hoje, mas a partir daquele pouco conhecimento, correu a melhoria e continua a evoluir constantemente. Equipamentos cada vez menores e mais sofisticados surgem a cada instante, a ciência se multiplica a todo momento. Verifica-se aí a importância de novas tecnologia dentro das escolas e ir contra ela, é condenar o próprio ensino que é construído dentro da sala de aula. De onde vieram os engenheiros, físicos, administradores e outros profissionais que trabalham nas fábricas onde se fabricam os equipamentos, onde adquiriram conhecimento as pessoas que são responsáveis por disponibilizar para os consumidores os equipamentos. Podemos discorrer muito sobre como a tecnologia está evoluindo, mas vamos fazer uma análise de como a tecnologia, que nasceu na sala de aula, volta para a sala de aula. Vejamos a implantação de novos recursos tecnológicos na sala de aula: primeiramente, como todo projeto, deve ser levantado como está hoje o sistema de ensino, em em segundo momento o que pode ser melhorado imediatamente, depois o que pode ser implementado a médio prazo e no momento seguinte a modificação definitiva de um modelo tecnológico na sala de aula. Dentro deste projeto passaria a formação das pessoas que trabalharam com estas novas ferramentas, não basta simplesmente distribuir algum equipamento, seja ele qual for e ir para a mídia e falar que foram distribuídos e gasto muito dinheiro com “investimento em novas tecnologias”, vejo que dependendo a circunstância uma televisão é um investimento melhor que tablets. Em suma deve-se preparar as pessoas para a mudança que está sendo proposta e não simplesmente entregar um equipamento a cada profissional, deve-se saber no mínimo quantas pessoas necessitam de treinamento sobre o equipamento. Deve-se criar a cultura de utilização de novas tecnologias. Cabe aqui até a observação de que muitos professores não admitem o aluno use o celular em sala, muitas vezes não simplismente porque é proibido, mas porque o professor não sabe utilizar aquele equipamento que o aluno está manuseando.
    A familiarização do TABLET, que foram entregues aos professores concursados é muito válida sim, mesmo que estes equipamentos não sejam os mais recentes. O que eu vejo válido é o treinamento dos recursos que podem ser explorados no TABLET, por exemplo o professor pode ter uma ideia de como elaborar um trabalho com os alunos, este professor pode esboçar a ideia central do trabalho no TABLET em um editor de textos, ou buscar alguma informação na internet no mesmo momento que necessita. Mas o professor deve ter um treinamento inicial e buscar aprender as facilidades que o equipamento pode oferecer e afirmo como professor de informática, são muitos os recursos que podem ser explorados pelo TABLET, mesmo que seja ultrapassado.

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    1. Olá professor!

      Concordo plenamente com seu comentário. Também acho muito importante que haja treinamento para os professores, pedagogos e até mesmo diretores, pois muitos não tem domínio nem de como ligar o aparelho. Sendo assim como poderemos ser mediadores?

      Pedagoga Dilene

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  35. Acredito que o uso destas ferramentas pelos professores, potencializam as aulas inclusive ensinado os alunos a usar como ferramentas para o estudo, pesquisa e desenvolvimentos de atividades avaliativas como trabalhos de apresentação. A informatização dos professores é o primeiro passo para combater desigualdade tecnológica tão presente na educação pública.
    Profª Mariane

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  36. Percebemos no dia a dia, que nosso aluno está estritamente ligado as tecnologias, que evoluem rapidamente e se tornam cada vez mais acessíveis. Esse dinamismo e a democratização das tecnologias passaram a fazer parte da cultura da geração atual (nossos alunos não vivem sem ter acesso as redes sociais). E a nós professores temos um grande desafio, agora em mãos, utilizar o tablet como mais uma ferramenta no processo de ensino e aprendizagem para a nossas aulas. Quanto ao uso do registro on line , acredito que irá agilizar o nosso trabalho.
    Silvana,Matemática.

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  37. Na minha opinião , atualmente não temos mais como fugir das tecnologias. Elas estão presentes em todos os lugares e nós como educadores temos que acompanhar esse avanço, caso contrário você se sente totalmente alienado. Quanto ao uso principalmente dos tablets em sala de aula pelo professor, acho que precisamos primeiro ser bem capacitados para fazer parte do nosso cotidiano em sala de aula. Mesmo usando todas as tecnologias dentro de sala de aula, ainda coloco em dúvida se o aluno vai se interessar mais em aprender por ter mais acesso às tecnologias? Os nossos alunos , a grande maioria tem acesso às tecnologias e nem por isso os tenho visto chegarem à sala de aula com dúvidas sobre o que pesquisaram . Infelizmente..........
    Quanto ao registro de classe on line seria importante, pois teríamos mais tempo para pesquisa nas horas atividade e não preenchendo livro principalmente nos finais de bimestre.
    Filomena- Matemática

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  38. 1.Qual a importância dessa tecnologia para a educação?

    Especificamente falando do tablete como tecnologia para a educação, noto é ótima a proposta desde que haja um planejamento estruturado, acompanhamento, desde que a rede suporte o sistema, até acessibilidade a todos – professores e alunos. Não podemos negar a necessidade de mudança batendo à porta da educação porém os desafios são grande. Exige mudança de comportamento metodológico do professor e do aluno ao mesmo tempo, pois o bom uso desta ferramenta poderá aumenta as possibilidades de aprendizado se houver livre acesso. O aluno poderá aprender individualmente ou no coletivo, bastando apenas se INTERESSAR pelo assunto ofertado, procurar a conectividade entre professor mediador e aluno.

    2.Qual sua opinião sobre o “livro de registro de classe online”?

    Parece-me interessante, desde que não tenhamos que repetir as mesmas informações no livro e no tablete, que tenhamos treinamento para aproveitar o máximo da ferramenta - tablete, e que a rede suporte com eficiência e rápida os programas desenvolvidos, não trave e não fique fora do ar quando o Paraná inteiro estiver usando. É importante que o sistema permita alterações, quando for necessário, pois não somos perfeitos, não somos maquinas cometemos erros e seus ajudes serão necessários.

    Prof: Vagna Ap. S. Munhão.
    Biologia e disciplinas do Téc Meio Ambiente.

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  39. 1) A tecnologia hoje faz parte do nosso cotidiano e principalmente dos nossos alunos. Por isso, é importante o acesso desse novo instrumento em sala de aula. Contudo, não deve ser um instrumento exclusivo. Por isso, não se deve abandonar todo e qualquer material impresso.
    Também, não adianta apenas inserir o computador em sala de aula se não investir na infraestrutura, como: um bom sinal de internet, formação tecnológica do professor e um espaço físico adequado sem goteiras, vidros quebrados, condições que às vezes torna-se necessário remover o aparelho para não danificá-lo, além de instalações elétricas que suportem todos os computadores.
    E, caso esses problemas acima citados sejam resolvidos, não adianta estar inserido na era da informática se as atividades não forem direcionadas e planejadas. Caso contrário os seus objetivos não serão atingidos
    2) Quanto ao livro de registro de classe online deverá melhorar e agilizar o trabalho do professor e da escola como um todo, desde que a escola esteja preparada para esse novo instrumento.
    Prof.ª Joceli Arantes - História

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  40. ..Peço desculpas aos colegas pelo atraso na postagem. A escola não pode ficar alienada as tecnologias que vão sendo criadas e embutidas em nosso meio, porém fatores externos pressionam esta inlcusão, assim, no formato em que esta sendo inserido este equipamento a alunos e professores obteremos bons resultados? beneficos que contemplem o minimo necessário na substituição de livros, textos e outras ferramentas? Será que realmente as justificativas disponíveis como o peso de livros, reduzir os custos com impressão e fornecer novas formas de leitura sao atendidas pelo tlabet no seu formato atual unido com o formato da escola, da educação e do processo ensino aprendizagem nos dias de hoje?? a ideia de aprender em qualquer lugar é maravilhosa pois nao nos prima de aprimorar os conhecimentos, entretanto as escolas estão preparadas para esta implantação?
    O professor atua como mediador, como organizador de processos mais abertos e colaborativos, porém afirmo de acordo com minha experiencia, que é necessário e muito impotante ter materiais didáticos para a sala de aula, muitos livros, imagens, videos, aulas que contribuam com o trabalho do professor, e que estes estejam dispon[iveis a todos os alunos da turma. E se o tablet vier com este objetivo, e que este seja levado a sério e estruturado com funcionalidade, sim, será muito bem vindo. O professor atuante como mediador e instrutor de busca, para os alunos, e estes estão preparados para este tipo de metodologia? para eles é significativo?
    A ideia de unir o presencial e a distância é muito boa, e neste sentido o tablet vem nos favorecer,mantendo vínculos, e estando juntos virtualmente. Segundo o texto as escolas que estào em fase experimental já apresentam bons resultados, sendo assim, se há aprendizagem e o processo atende a anseios de alunos e professores, mesmo que não na sua integradade, porém com percentual alto, é necessário que tentemos utilizar esta tecnologia. Segundo o texto cita: "...As aulas de 50 minutos não fazem sentido, porque dificultam a sequência de tempos para atividades de pesquisa, análise, apresentação, contextualização e síntese....e ai me questiono, mas as aulas não são também para pesquisa, análise, apresentação e contextualização de conteúdos importantes? por outro lado, o uso do tablet, assim como do computador, notbook, dentre outros não privilegia o ato de escrever, que é fundamental para aprender, assim, os gestores da educação necessitam observar, acompanhar e verificar se realmente é funcional, e de maneira geral há que se considerar que a internet, os aplicativos e programas estao sendo criados e devem ser disponibilizadas para nos ajudar a resolver problemas e suprir necessidades, para tanto torna-se necessário conduzir o uso das tecnologias voltados ao objetivo de aprender, e que estas contribuam com a vontade de buscar este aprender.
    E contribuindo com a questão do uso do tablet para a formatação do diário de classe, sim, muito importante, e se funcional, contribuirá para registros mais eficientes, porém é necessário citar, que o tablet utilizado especificamente para esta finalidade deve ter a implantação correta, na integra e adequada do formato para os registros, caso contrário, não atenderá o seu objetivo.
    Gilmara

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  41. Qualquer tecnologia que seja inserida no contexto escolas é bem-vinda, mas para que seja plenamente aproveitada é preciso muito planejamento e preparo. Por exemplo, antes dos alunos terem acesso a qualquer equipamento é preciso que os professores conheçam o equipamento, se familiarizem com ele e que percebam suas potencialidades técnicas e pedagógicas. Qualquer recurso tecnológico implica a compreensão de que os demais meios e possibilidades pedagógicos continuam vivos e sendo utilizados nas aulas. O tablet ou qualquer outra tecnologia de ponta, também deve ser pensado quanto às faixas etárias as quais poderia ser aplicado. Há muitas questões, mas creio que as principais passam pela familiarização e compreensão destes recursos tecnológicos pelos professores e por um planejamento de ações que integre os recursos às metodologias das escolas.
    Quanto ao uso para registro de classe online, considero um evoluçao enorme e necessária, desde que realmente seja proporcionado um sistema eficiente para que não ocorram erros e dificuldades na inserção dos dados no sistema.

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  42. Há uma pressão enorme para incluir as tecnologias móveis na educação. Alguns colégios e instituições superiores entregam tablets ou netbooks para os alunos como parte do material escolar. Há uma tendência à substituição dos livros de texto por conteúdos digitais dentro de tecnologias móveis. Uma justifica é diminuir de peso das mochilas dos alunos; outra, baratear do acesso ao conteúdo não impresso (além de ser ecologicamente mais correto); também é visto como importante oferecer recursos de pesquisa, de leitura e de comunicação próximos
    dos alunos, dos ambientes digitais que frequentam, para motivá-los mais a aprender.
    Este é um campo minado de discussões, decisões, interesses. Qualquer análise ainda é parcial, provisória, precária. Mesmo assim, esta é a percepção que tenho no momento.
    As tecnologias móveis trazem enormes desafios, porque descentralizam os processos de gestão do conhecimento: podemos aprender em qualquer lugar, a qualquer hora e de muitas formas diferentes. Podemos aprender sozinhos e em grupo, estando juntos fisicamente ou
    conectados. Na medida que entram na sala de aula o seu uso não pode ser só complementar.
    Podemos repensar a forma de ensinar e de aprender, colocando o professor como mediador,
    como organizador de processos mais abertos e colaborativos

    Vilmar Marques
    Administração

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  43. As tecnologias são instrumentos necessários e são um bom apoio para os professores e funcionários, porém, não creio que o uso de tecnologias melhorem o ensino no país. Acho que o problema essencial é a falta de vontade que os alunos tem de aprender, eles sabem que se fizerem o mínimo necessário eles irão passar. A maioria pensa dessa forma. Vamos parar de colocar a culpa da educação nos professores, pois nos tornamos refens da política educacional vigente no país.Acredito que antes disso, deve-se implantar um plano de valorização da classe. Sem issso, não adianta tablet e outros afins.

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  44. 1) Todas as TIs sempre serão bem vindas na área da educação, pois auxiliarão o educador na sua organização pessoal em tempos onde o mundo todo caminha de forma irreversível para este formato: uso de programas e tecnologias cada vez mais eficientes com sem fim de aplicativos, como mais uma ferramenta para desempenhar nossa profissão. Com isso não estamos isentando-nos de continuar nossa busca pelo conhecimento através das formas já tradicionais e convencionais que executamos em nossa prática.


    2) O livro de registro de classe on-line possivelmente nos possibilitará um novo formato dentro de nossas atividades e responsabilidades na educação. É importante que contribua e facilite e não seja apenas mais uma ferramenta que nos tome tempo extra.
    Prof. Euclides.

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  45. Acho que a tecnologia pode ajudar muito os docentes , enriquecendo o ensino , facilitando ou até mesmo agilizando procedimentos que toma muito tempo , temos que aproveitar tudo que nos é dado ,mas infelizmente não acho adequado o uso direto dela pelos alunos ,apesar de já estar presente no cotidiano deles , requer uma “disciplina” a qual nossos alunos desconhecem.

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  46. JOÃO BRAGA - PARTICIPAÇÃO ON LINE 06/07/13

    Sempre bem-vinda a ideia de que possamos cada vez mais interagirmos fazendo uso das tecnologias atuais. No caso específico, o texto aborda os desafios a serem superados. Creio que à medida em que somos "empreendedores" na difícil tarefa de não simplesmente, transmitir conteúdos, mas estimular os educandos a serem vocacionados a serem cientistas "por natureza"... A dificil tarefa de nós educadores é, sem dúvida, encontrarmos o "caminho do meio", o equilíbrio entre a teoria e a prática. Os alunos adoram inovar. Mas nós professores ainda estamos aquem de estarmos "prontos" para intermediar tal conduta pedagógica.
    Estarmos abertos para o novo, já é um grande avanço, estarmos flexíveis para as novas práticas educacionais, é um começo. Cabe ao Sistema como um todo, prepararmos para esse novo desafio, com aulas práticas, simulações, oferecendo-nos treinamento adequado e contínuo. Acredito que será uma nova ferramenta que poderemos implementar para avançarmos a tão esperada Educação de Qualidade que tanto almejamos. Será a tecnologia de vanguarda a "salvadora da pátria"? Esperimentemos para ver!

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    1. Desculpe Professor João mas somente hoje estou tornando publica a sua participação que foi através do e mail da pedagogia
      Ivani

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  47. Vemos com bons olhos a utilização da tecnologia nas escolas,mas é necessário que haja uma boa assistência com frequência da mantedora com treinamento e assistência técnica para os equipamentos, assim evitando o sucateamento dos equipamentos pelo mal uso ou por falta de conhecimento dos mesmos pelos usuários.É necessário um maior apoio da mantedora com pessoal especializado para treinamento dos professores.
    Prof. Antonio Carlos

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  48. Tecnologia é muito bom mesmo.... mas precisa saber usar por exemplo uma coisa é ter informação a outra é saber usa-la para adquirir e reter conhecimento e para fazer isso é preciso usar a inteligencia de maneira adequada.

    Os textos sao excelentes e vao em desencontro com a educação no brasil ja que por exemplo querem eliminar os cursos tecnicos profissionalizantes alias é onde se aplica a tal tecnologia...vamos disponibilizar tecnologia nas escolas depois ensinar os professores a usar porque a grande maioria nao sabe ai da o tablet para todos os professores.

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  49. Quando colocamos algo inovador na educação, a tendência maior é sempre utilizar este recurso para facilitar o aprendizado e o acesso a materiais e instrumentos para a educação. Concordo, é claro que facilita a vida de todos (professores e alunos), mas será que com estes recursos não vamos abandonar todos os outros recursos que há anos fazem parte do dia dia da escola? Será que depois de 10 anos usando uma tecnologia esse professor terá capacidade de executar uma atividade sem recursos tecnológicos? Facilitar até concordo, mas tornar um recurso em "vício" tecnológico esta muito próxima. Se já temos problemas com celulares, em minha opinião teremos problemas com tablets, pois uma sala com 30 a 40 alunos solicitados uma tarefa, todos estarão somente lendo fazendo a tarefa solicitada pelo professor?
    Acredito que este recurso é bom, mas com certa dosagem, pois tudo que é bom vicia e delimita a expansão No desenvolvimento do aluno e até do professor.
    PROF MARCEL DIAS

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  50. 1. Qual a importância dessa tecnologia para a educação?
    Vivemos dias que nem podemos nos imaginar sem a tecnologia, mas tudo que é em excesso não é saudável. Percebemos isso no uso exagerado do celular em sala de aula.
    Mesmo frente às dificuldades, não podemos ignorar os benefícios que o uso da tecnologia pode nos trazer. Só não sei se estamos preparados, o suficiente, para fazer um bom uso delas em sala de aula.

    2. Qual sua opinião sobre o “livro de registro de classe online”?
    O uso do registro de classe online iria facilitar e melhorar o trabalho do professor. Pois agilizaria o processo, que é demorado e por muitas vezes repetitivo. Além de eliminar as rasuras.
    Professora Ana Paula

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  51. A tecnologia faz parte do nosso cotidiano, porém não podemos deixar de lado o que sempre nos auxiliou.
    Devemos fazer uso dessa tecnologia com responsabilidade e principalmente com competência, pois o nosso público alvo que são os nossos alunos vem em busca de novos conhecimentos e se nós não atingirmos o objetivo de que valerá toda essa tecnologia?
    Em relação ao Registro de Classe online vai agilizar o trabalho do professor desde que esteja realmente funcionando sempre e que o professor seja capacitado para tal.

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  52. Desculpem o atraso...
    A importância da tecnologia na educação e indispensável, pois ela ajuda o professor a elaborar melhor suas aulas. O avanço tecnológico é um meio de apoio aos professores e alunos. Os professores a utilizam, pois devem estar antenados no avanço de tecnologia passando para seus alunos e os ajudando a usufruir a mesma com sabedoria. A tecnologia desperta e aguça a criatividade, ela transformou, transforma e transformará a forma como podemos fazer as cosias, realizar tarefas, obter informações quase que em tempo real, e é a informação o bem mais valioso de um ser, de uma classe, de um povo, de um país.
    Com relação ao livro de registro de classe online me parece interessante, desde que não tenhamos que repetir as mesmas informações no livro e no tablete.
    Tatiana- Física

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  53. Antes de mais nada, precisamos compreender a real necessidade de se utilizar tecnologias educacionais pois, em primeiro momento precisamos desenvolver uma mentalidade reflexiva e crítica tanto nós educandos como os discentes que já nascem num contexto tecnológico, influenciados pelo consumismo. As tecnologias trazem diferentes desafios; precisamos saber como aplicar e tirar proveito em um tempo que a tecnologia se enraíza cada cada vez mais em uma sociedade mutante e que produz efeitos positivos quando bem aplicados e retarda o desenvolvimento social quando não é usada no momento e na quantidade exata.
    Para nós docentes, cabe a responsabilidade e conhecermos estas tecnologias explorá-las e buscar a melhor adequação e uso nos momentos oportunos, dosando na medida em que for propício usá-las como ferramentas de apoio para o ensino. A educação é um aprendizado contínuo para nós professores, pois primeiramente necessitamos aprender e conhecer as tecnologias e prever os efeitos que isso possa resultar.


    Prof. Jorge / Informática.

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  54. A tecnologia veio para melhorar a nossa vida em todos os sentidos, na educação não é diferente, basta sabermos usá-la a nosso favor. Nós com educadores temos que conhecer e saber como utilizar as nova tecnologias, que cada vez mais invade no realidade e se integra com a sociedade.

    Prof. Alexandre-Português.

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  55. O uso da tecnologia móvel está se tornando mais que útil, hoje em dia é essencial. Há cerca de dois ou três anos, a utilização de um e-book, por exemplo, era mau vista pela maioria dos leitores, e os livros impressos eram tudo o que importava. Quem gostava de ler, sempre tinha que carregar um enorme peso, se saísse de casa e quisesse aproveitar o tempo lendo seus livros favoritos (em filas, locais de espera, etc.). Hoje em dia acontece o oposto: Os livros impressos, pelo que se observa e pelo que se lê em artigos de jornais e revistas de tecnologia, já estão ficando para trás dos e-books em países do primeiro mundo... Claro que no Brasil isso ainda não ocorre, mas pelo andar da carruagem não demorará muito. A explosão na venda de tablets e smartphones é prova disso. Ou pelo menos para aquela pequena percentagem do povo brasileiro que "realmente lê".

    O uso dos tablets segue a tendência geral, ou seja, a de usar a tecnologia para facilitar a vida, seja em benefício do trabalho, do lazer ou da educação. Infelizmente, a boa parte das escolas públicas do Brasil mal consegue manter uma biblioteca, quanto mais "fornecer tablets" para os alunos usarem com finalidade educacional. Talvez com o passar do tempo... Já o uso dos tablets pelos professores e outros profissionais da educação é algo diferente: Não só importante, mas definitivamente revolucionário, se compararmos com o que ocorria há dois ou três anos. O tablet é melhor que o computador de mesa, porque é menor, mais leve, mais prático. E melhor que os smartphones e congêneres, porque é maior e pode funcionar como uma verdadeira "enciclopédia digital". Seu formato é adequado à leitura, à exibição de vídeos, imagens, etc. Enfim, para os profissionais da educação é esse um dos melhores formatos de mídia digital, porque é perfeito, leve e completo.

    O “livro de registro de classe online”:

    Interessante, desde que promova boas discussões entre os professores e outros profissionais da escola e traga informações relevantes. Eu sugiro a criação de uma biblioteca digital, para uso tanto de professores como de alunos, e que inclua textos (colhidos pela internet) e materiais úteis para pesquisa.

    Prof. Edison - Informática

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  56. A possibilidade de auxilio através da utilização de ferramentas tecnológicas, especificamente hardwares e softwares especialmente desenvolvidos com o foco na educação, proporcionam tanto ao aluno quanto ao professor um enriquecimento no contexto das aulas, alem de aproximar o ambiente educacional do ambiente corporativo das empresas. Possibilitam uma orientação dinâmica, provendo subsídios para auxiliar no desenvolvimento de técnicas que possam ser utilizadas nos programas de orientação profissional, individual em grupo, aprofundando os conhecimentos na área.

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