sábado, 3 de outubro de 2015

RECUPERAÇÃO DE ESTUDOS

MUDANÇAS NA PRÁTICA AVALIATIVA:
Proposta de Recuperação de Estudos a partir do Ano de 2016

No dia 15 de agosto de 2015, ao participarem de atividade sobre o Projeto Político Pedagógico, em evento de formação continuada – Formação em Ação – os professores do Colégio Francisco Zardo apontaram a necessidade de rever práticas avaliativas, particularmente sobre a Recuperação de Estudos.
Atualmente, a recuperação de estudos é ofertada por meio de retomada de conteúdos (revisão), reavaliação (novos prazos e provas de 2ª Chamada) e aplicação de prova de recuperação, o que tem tomado muito tempo das aulas e não tem apresentado resultados satisfatórios (vide grande quantidade de atividades não realizadas pelos alunos e o enorme percentual de reprovação).
Tendo em vista a percepção de que esta prática, vivenciada desde 2011, precisa ser atualizada, o grupo de professores da área de Humanas propôs a aplicação, a partir do ano de 2016, de uma prova de recuperação, ao final do bimestre, no valor 10,0 pontos.
Diante da sugestão, acordou-se que a questão seria discutida na Semana Pedagógica nos dias 12 e 19 de setembro.
No dia 12 de setembro, coordenados pelos pedagogos de referência, os professores, por área, reuniram-se para fazer o levantamento de pontos favoráveis e desfavoráveis à ideia de uma prova de recuperação com valor de 10,0 pontos ao final de cada bimestre.
Após esse levantamento, os pedagogos analisaram os pontos mencionados pelos professores, concluindo que há um interesse da maioria em adotar uma prática avaliativa na qual a recuperação de estudos seja feita por meio do instrumento prova de 10,0 pontos ao final do bimestre.
Com o levantamento em mãos e a constatação de que a maioria dos professores defende a proposta, organizou-se uma atividade para o dia 19 de setembro na qual foi solicitado aos professores que escrevessem critérios e possibilidades para a aplicação dessa prática.
No dia 19 de setembro de 2015, os professores, novamente reunidos por áreas, foram orientados a escrever critérios para a prova de 10,0 pontos. Após, foi feita uma plenária na qual cada grupo de professores, representado por uma porta voz, apresentou aos demais a síntese das discussões.
Diante disso, estabeleceram-se os critérios e procedimentos para a recuperação de estudos a partir de 2016:


COMPOSIÇÃO
CRITÉRIOS
1. Período
02 dias ao final de cada Bimestre
- Por ter um número superior de aulas (ao menos na maioria das turmas), as provas das disciplinas de Português e Matemática serão aplicadas na Semana de Recuperação, em suas aulas (no caso, nos três dias que antecedem os da recuperação.
2. Quantidade de questões
Provas com 10 questões, em uma folha: frente e verso (se for o caso).
3. Tipos de questões
03 diferentes tipos: discursivas e objetivas.
Os comandos das questões devem ser claros, os critérios devem estar colocados após o cabeçalho e a prova deve ser autoexplicativa.
4. Níveis das questões
03 fáceis, 03 medianas, 04 difíceis, tendo cada uma o peso de 1,0 ponto (sendo que o peso deve aparecer ao lado de cada questão).
5. Frequência
- Os alunos que obtiveram notas igual ou superior à média poderão não comparecer nos dois dias específicos para aplicação de provas de recuperação (exceto em Português e Matemática que antecedem os dois dias).
Obs.: A partir do 2º Bimestre, considerar a média anterior (conferir se a média das notas é igual ou superior a 6,0).

- Os alunos que farão a prova de recuperação – independente da quantidade de disciplinas – não poderão chegar atrasados (para fazer apenas a recuperação da disciplina que precisam, por exemplo) e nem serão liberados antecipadamente. Os mesmos permanecerão em sala, revendo conteúdos, lendo, ou realizando outra atividade encaminhada pelo professor.
- Ao aluno convocado que não se fizer presente (exceto se possuir motivo plausível) será atribuída a nota 0,0 na recuperação, permanecendo a nota das avaliações anteriores.
- O aluno convocado para realizar as provas de recuperação deverá assinar o Livro de Registro de Classe do professor, no campo "Anotações".
6. Resolução das provas
- O aluno será submetido a prova individual e sem consulta.

7. Conteúdos previstos
- Estarão presentes na prova os conteúdos trabalhados durante as aulas do bimestre (e retomados / revisados após a realização da prova bimestral) e aqueles solicitados por meio de trabalhos, pesquisas e atividades.
8. Aplicação das Provas
- Nos dois dias de provas de recuperação as mesmas serão aplicadas por professores do horário vigente (que não necessariamente serão os professores da disciplina da prova). Estes serão denominados: professores aplicadores.
- A sequência das provas será:
1º dia – Física, Geografia, Educação Física, Sociologia, Inglês
2º dia – Química, Arte, História, Biologia/Ciências, Filosofia

- As disciplinas técnicas (Meio Ambiente / Informática) terão um cronograma específico.

- As provas a serem aplicadas deverão ser retiradas pelo “professor aplicador” na sala do xeróx juntamente com a lista de presença (em embalagem própria).
- O professor aplicador preencherá a Ata de aplicação da prova de recuperação (enquanto os alunos realizam a prova), na qual os alunos convocados assinam assim que entregarem a prova.
- As provas aplicadas deverão ser colocadas na pasta do professor da disciplina em arquivo próprio na sala da Coordenação.
- O professor da disciplina deverá retirar suas provas desse local.
9.Professor aplicador
- Será aplicador o professor que ministrar aulas nos dias das provas de Recuperação.
- Caso algum professor falte nestes dias, este será substituído por professor que estiver em Hora-atividade.
- Não haverá “aula vaga” nos dias de recuperação, nem atividade prática de Educação Física.
10. Conselho de Classe
Só será realizado após uma semana do término do Bimestre.

____________________________

QUESTÃO



Após fazer a leitura atenta da trajetória da discussão e dos critérios de Recuperação de Estudos para o ano de 2016, apresente suas considerações. 


55 comentários:

  1. Concordo em linhas gerais com a proposta. Acredito que ela é uma tentativa de resolver um problema real e mudar uma cultura que prejudica o desempenho dos alunos. Minha única preocupação está na aplicação das provas: concordo com necessidade de dias específicos para a realização da recuperação, mas tenho receio que a possibilidade do professor aplicador não ser o professor da disciplina/turma crie confusões. Na minha opinião essa parte do processo ainda necessita de reflexão / planejamento para que não sejam criados problemas para os alunos e os professores.

    Cesar

    ResponderExcluir
  2. Concordo, vejo que o cronograma ficou bem organizado, se a prova é autoexplicativa acredito não ter problema outro professor aplicá-la.
    Profª Rosalia

    ResponderExcluir
  3. Concordo, esta bem organizado quanto ao cronograma e a organização.
    Profª Marion

    ResponderExcluir
  4. Concordo com critérios e procedimento para recuperação.
    Será muito bom para o aluno do noturno.

    ResponderExcluir
  5. Concordo. Na Educação Física o aluno terá que acompanhar aulas práticas porque questões terão como base aulas praticas e trabalhos.

    ResponderExcluir
  6. Concordo plenamente, percebo que assim não estaremos evidenciando bons alunos e não oportunizando novas chances aos que não as merecem, dessa forma saberemos melhor identificar quais são as reais necessidades de aprendizagem dos alunos e pontuaremos aqueles que não querem estudar.

    ResponderExcluir
  7. Concordo com o formato, o professor aplicador não precisa ser da disciplina pois ele somente irá aplicar a prova, sem necessidade de explicar a prova. Como é feito no Enem e nas outras formas de medição de conhecimento: IDEB, ENADE....etc...assim o aluno já vai se acostumando com tal formato.

    ResponderExcluir
  8. Concordo plenamente com o formato e a organização.

    ResponderExcluir
  9. concordo plenamente está muito bem organizado
    Tatiana

    ResponderExcluir
  10. Concordo plenamente, considero perfeito no momento.

    Prof Rogério Larini

    ResponderExcluir
  11. No meu entendimento o professor não pode concentrar sua avaliação concentrada tem que distribuir as avaliações de acordo com o conteúdo diário

    ResponderExcluir
  12. Concordo com o formato e a organização.

    Prof. Célia R. Fylyk

    ResponderExcluir
  13. Concordo com a proposta. Acredito que haverá uma melhora substancial, quanto aos estudos dos alunos para as avaliações e os prazos de entrega dos trabalhos. Entendo não ser necessário outro professor aplicar a recuperação, se possível cada um aplicará em seu horário de aula. Prof. Jane

    ResponderExcluir
  14. Concordo com o sistema e o modo como está sendo estruturado, imagino que será melhor assim.

    ResponderExcluir
  15. Concordo, pois já era hora de mudar. Não esquecendo que será necessário novos encontros( após implantação) para uma reavaliação e realimentação.Inclusive nas disciplinas de Matemática e Português que ficarão fora dos dois dias do processo.
    Prof Marcia Peixoto.
    Prof. Marcia Peixoto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem observado quanto às disciplinas de Matemática e Língua portuguesa, e novos encontros sempre serão necessários.
      Prof Rogério Larini

      Excluir
    2. Concordo com o apontamento da Prof. Marcia.

      -Prof. Roger-

      Excluir
  16. Concordo em linhas gerais: o processo certamente funciona, mas tenho ressalvas com a questão da padronização das provas, afinal cada disciplina possui as suas particularidades e talvez o professor poderia ser mais livre para elaborar sua recuperação.

    Prof. Eduardo Soczek

    ResponderExcluir
  17. Concordo plenamente. Comparado à forma como ocorre atualmente, o novo formato e organização apresentarão uma melhora substancial na maneira de avaliar os alunos, os quais terão que ser mais responsáveis, e aqueles com notas boas serão recompensados. Acredito que não haverão grandes problemas em relação ao fato de professores de disciplinas diferentes aplicarem as provas.

    ResponderExcluir
  18. Concordo com o novo processo, mas não posso deixar de acrescentar minhas reflexões sobre o que é avaliar. Infelizmente temos apenas duas maneiras de avaliar um aluno. Uma é a presença e outra é o conteúdo. O currículo oculto, ou seja, suas competências socioemocionais ficam num plano abstrato. Quero com isso dizer que, mesmo sendo importante o aluno se apropriar de novos conhecimentos, avaliar o quanto ele é respeitoso, comprometido, perseverante, dedicado, caprichoso com seus materiais e tem um comportamento ético, se torna quase irrelevante para sua aprovação. Sabemos que estas competências não são naturais e assim como o conhecimento apreendido, elas devem ser ensinadas. A família tem o seu papel, mas a escola é o espaço por excelência, no desenvolvimento desses hábitos, lembrando Aristóteles. Existe a excelência intelectual e a excelência moral. Esta última forma de excelência fica a desejar no atual modelo de escola. Temos estudos que comprovam que estas habilidades e capacidades são essenciais para se ter sucesso na vida pessoal e profissional.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acrescentando, o texto acima é de autoria do Profº Marcos.

      Excluir
  19. Em relação a unidade de trabalho acho que é interessante um mesmo formato em todas as disciplinas, embora possa ir contra a questão da avaliação ao longo do processo de ensino. Na Educação Física tentamos elaborar de uma forma que não atrapalhe e que não substitua o movimento corporal e o objeto de estudo que é a cultura corporal. Para isso o conhecimento teórico e prático sobre as atividades desenvolvidas serão contemplados. Sobre o item nível das questões acredito que é subjetivo e pode ocorrer divergências nas interpretações. Um ponto importante é a valorização do aluno que atinge as médias em todas as disciplinas e é premiado com justo descanso ao mesmo tempo que pode se dar uma atenção aos alunos que realmente tem dificuldades.

    ResponderExcluir
  20. Concordo quase com tudo, pois acabaria com a fala geral, professora quando é a recuperação, mas também concordo com o prof. Cesar, referente a quem vai aplicar a prova, prefiro que seja o professora da disciplina, assim como na minha matéria sempre aparece duvidas na hora da prova, estou presente para sana-las

    ResponderExcluir
  21. Concordo com a proposta porque me parece difícil aplicar prova de recuperação para uma parte da turma enquanto trabalho com outro tema com o restante dos alunos. Além disso, também não vejo resultados na forma como a avaliação é feita atualmente: 6+2+2.
    De todo modo, é uma tentativa de melhorar o processo.
    Denise

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faço das palavras da professora Denise as minhas palavras.
      -Prof. Roger-

      Excluir
  22. Corrigindo: eu quis dizer que não vejo resultados na forma como a recuperação é feita atualmente. Denise

    ResponderExcluir
  23. Acredito que um período de provas unificado seja interessante, mas apenas dois dias para 10 disciplinas no ensino médio é pouco, pois serão cinco provas por dia e todos os alunos tem direito a reavaliação e podem fazê-lo se assim o desejarem. Em outras escolas a carga é diluída em mais dias. Maria Domingos

    ResponderExcluir
  24. Acredito que um período de provas unificado seja interessante, mas apenas dois dias para 10 disciplinas no ensino médio é pouco, pois serão cinco provas por dia e todos os alunos tem direito a reavaliação e podem fazê-lo se assim o desejarem. Em outras escolas a carga é diluída em mais dias. Maria Domingos

    ResponderExcluir
  25. O modelo parece ser bom, temos que experimentar.

    Elias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resposta de um Físico né Professor Elias ?

      Excluir
  26. Acredito que é válida a tentativa, uma vez que o sistema ora em vigor, deu mostras de que necessita de mudanças.
    Se vai dar certo ou ser o ideal? Só o tempo dirá e muito provalmetne estaremos lá novamente para discutir, debater e propor, se for o caso, algo mais adequado.
    Professor Vladimir

    ResponderExcluir
  27. Creio que nos organizamos melhor agora. Temos que aplicar para sentir os resultados. Nas também concordo com alguns colegas que dois dias podem representar uma sobrecarga para todas as turmas. O ideal seriam três provas por dia, intercalando os componentes curriculares.
    Prof. Euclides

    ResponderExcluir
  28. Acredito que a recuperação de estudos esta bem organizada e teremos mais alunos desenvolvendo as atividades, melhorando assim, a aprendizagem. Com alguns professores citaram seria interessante fazermos reuniões para reavaliarmos esse modelo ao longo do ano.

    ResponderExcluir
  29. Concordo com a proposta explanada e com o comentário dos colegas ! Lembrando que uma boa avaliação é reflexo de uma boa aula e os conteúdos foram bem trabalhados e revisados.

    Prof º Italo

    ResponderExcluir
  30. Concordo com a organização das provas, porém acho pouco dois dias para a recuperação.
    Prof. Micheli

    ResponderExcluir
  31. Concordo com a organização. O que pode gerar algum problema é o professor aplicador não ser da disciplina.

    ResponderExcluir
  32. Concordo com as novas propostas, elas sugerem uma melhor forma de avaliação e gera maior comprometimento do aluno.
    Prof. Cynthia

    ResponderExcluir
  33. Gostei da proposta e a vejo como avanço. O bom aluno tem seu esforço reconhecido e a unificação das datas de aplicação das provas evita as faltas injustificadas, uma vez que os pais estarão cientes (ao menos formalmente) das datas. Já trabalhei neste sistema de avaliação e os resultados foram positivos.Nice - História

    ResponderExcluir
  34. Concordo com o novo método de recuperação, é valida a tentativa de melhora no sistema de avaliação.

    ResponderExcluir
  35. Concordo com este método de recuperação, pois já tive experiência com esta forma de avaliação e o resultado foi positivo.
    Professora Ana Maria

    ResponderExcluir
  36. Concordo com a proposta apresentada. Quanto a ser outro professor, o aplicador, vejo vantagem uma vez que o aluno passa a ter uma cultura de menos dependência do professor na hora da realização de provas. Acho que no caso de matemática e português, embora sejam os próprios professores os aplicadores devemos também interferir o menos possível para que se tornem cidadãos independentes, uma vez que na realização de concursos, vestibulares, entrevistas,... eles não têm ninguém para tirar dúvidas.
    Fiquei na dúvida em relação ao ensino fundamental que são menos disciplinas. Será que se colocaria pra preencher matemática e português??? ou se daria um tempo maior para realização das provas???
    Ao mesmo tempo fico na dúvida se se dá um tempo maior também não adianta muito, pois os alunos nessa idade não têm maturidade suficiente.

    ResponderExcluir
  37. Com relação a recuperação de estudos, acredito que a forma descrita esta bem pertinente, porém gostaria que as disciplinas técnicas também já ficassem com um calendário predefinido como as demais, o curso técnico faz parte das discussões da escola com um todo e não deve se ter um olhar diferente para o mesmo. Quando deixamos aberto abrimos precedente para que os improvisos comecem a aparecer o que não julgo oportuno ou bom.

    ResponderExcluir
  38. Ficou muito bem organizado o novo cronograma da pratica avalita, os resultados acredito que serão positivos referente ao atual. Ana Lucia TB

    ResponderExcluir
  39. Na minha opinião a Secretaria de Educação do Estado do Paraná deveria iniciar os estudos para alterar a forma das avaliações, de objetivas, analíticas, diretas, realizadas através de questionários, perguntas que muitas vezes (na maioria das vezes) não demonstra a realidade do aprendizado, para um método moderno, como por exemplo por Competência. De maneira, concordo, que esta bem elencado o cronograma e a organização.

    ResponderExcluir
  40. Acho que é um bom caminho que se está propondo.
    Também concordo que é preciso, periodicamente, conversar sobre os resultados alcançados. Se, a partir disso houver novas sugestões que permitam melhorar ainda mais o modelo proposto, acho que também será bem vindo.
    Mario Canisio - esp

    ResponderExcluir
  41. Concordo com a proposta apresentada,ficou bem organizada.Silvana

    ResponderExcluir
  42. Concordo, com o encaminhamento da Recuperação. Esta muito bem organizada.

    ResponderExcluir
  43. Concordo, os alunos precisam criar um hábito de estudo, pois estão deixando muito para tentar recuperar depois, desta forma ele vai preferir obter nota durante o bimestre.

    ResponderExcluir
  44. Acredito que seja uma boa forma de avaliação e recuperação dos conteúdos.

    Prof. Ana Franke Ribas

    ResponderExcluir
  45. Concordo com a proposta apresentada.

    ResponderExcluir
  46. Concordo com a proposta, ficou bem elaborada e representa o pensamento da maioria.
    Profª Heliete

    ResponderExcluir
  47. Já havia analisado os critérios anteriormente e realizado sugestões a respeito dos mesmos que já foram acrescentadas à proposta. O texto final está de acordo com as necessidades de todas as disciplinas.
    Prof. Débora

    ResponderExcluir
  48. Concordo com o formato e organização.
    Prof.ªAngélica

    ResponderExcluir
  49. Bem organizado. Concordo plenamente.

    ResponderExcluir
  50. Bem organizado. Concordo plenamente.

    ResponderExcluir