segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

23/02/2016 – Terça-feira

Assistir ao VÍDEO 1:  EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS postado no primeiro dia de formação manhã. Logo após responder as questões abaixo e postar nos comentários do blog.

Questões para reflexão:

1) “ O Brasil é um país onde os problemas sociais vêm sendo redimensionados através de programas e incentivos de políticas públicas de inclusão e reparo às violações dos direitos humanos. Ainda o preconceito e as disparidades sociais contribuem para o declínio do cenário humanístico, cultural, político e econômico. Os direitos humanos podem mudar essa realidade, e a educação é o principal viés para essa transformação, por meio da dignidade da pessoa humana.” (Brasília, 2013, p 44) Considerando a leitura do trecho, acima, e com base nos artigos 3º, 4º e 5º da Resolução nº 01/2012, a qual estabelece as Diretrizes Nacionais para Educação em Direitos Humanos, como a escola efetiva em sua prática cotidiana a Educação em Direitos Humanos?

2) “A escola, ou qualquer ambiente de aprendizagem, é o espaço de convivência inicial do ser humano em formação, bem como uma atmosfera de convivência para os que buscam um objetivo em comum, que é a instrução. É muito importante que esse ambiente possa formar cidadãos inspirados no respeito ao próximo, na aceitação das diferenças.” (Brasília, 2013, p 44)  Considerando a leitura do trecho, acima, e do artigo 8º da resolução nº01/2012:
 • Quais aspectos o processo de formação inicial deveria considerar na constituição dos profissionais da educação?

3) “Uma das concepções trazidas pelas Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos é a educação para a mudança e a transformação social. Essa transformação proposta está relacionada a fazer com que o sujeito possa realizar uma nova interpretação de sua existência, tornando-se livre das violações e dos preconceitos que permeiam o seu meio ambiente, como, por exemplo, as desigualdades, a violência e a discriminação.’’ (Brasília, 2013, p 42)
• Após leitura do trecho, em destaque, e considerando as funções pedagógicas e preventivas da educação, quais ações a escola poderá desenvolver para o enfrentamento às desigualdades, violências e discriminações?
• Em que medida o Plano de Ação da escola contempla práticas de Educação em Direitos Humanos a serem implementadas?

Assistir aos vídeos:

O papel da família na educação dos filhos


 “Escola Que Temos e Como Contribuímos?” Ana Roseli



Logo após as atividades serão orientadas pelos coordenadores.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

SEMANA PEDAGÓGICA - 2016

22/02/2016 - SEGUNDA-FEIRA

Manhã

ATIVIDADE 1:

Vídeo 1:  Educação em Direitos Humanos



Vídeo 2: Programa de Combate ao Abandono Escolar e Sistema Educacional da Rede de Proteção (SERP)



Reflexão:
Com base nos videos assistidos postar comentários.





22/02/2016 - SEGUNDA-FEIRA

  Tarde

- Como conhecer os dados da ESCOLA – Indicadores Educacionais.


REFLEXÃO.

ELABORAÇÃO DO PLANO DE AÇÃO DA ESCOLA

EM QUE CONSISTE O PLANO DE AÇÃO DA ESCOLA?
O Plano de Ação da escola consiste em um instrumento de trabalho dinâmico com o intuito de propiciar ações, ressaltando seus principais problemas e os objetivos dentro de metas a serem alcançadas, com critérios de acompanhamento e avaliação pelo trabalho desenvolvido.

Estrutura do Plano

1 Dimensão
Os indicadores da qualidade da educação estão divididos em seis grandes elementos, aqui denominados dimensões: Gestão Democrática; Avaliação; Prática Pedagógica; Acesso, Permanência e Sucesso; Ambiente Educativo; Formação dos Profissionais da Escola. Essas devem ser consideradas pela escola, numa análise reflexiva e crítica, contemplando a sua realidade social de modo a contribuir para a melhoria da educação.

2 Problemas e desafios
Os problemas e desafios da escola podem ser diagnosticados pela análise das dimensões, as quais apontam para questões a serem elencadas como prioritárias pela escola. A partir desta análise, a escola percebe os problemas e desafios a serem superados. O desafio surge quando, analisando os indicadores da escola, percebe-se, por exemplo, uma taxa elevada de abandono. Neste momento, a escola deve ter o compromisso de propor estratégias de superação.

3 Ações
Referem-se às atividades que a escola irá propor para a resolução dos problemas diagnosticados.

4 Recursos
Para a realização das ações previstas no Plano de Ação, o estabelecimento de ensino deve prever os recursos financeiros, humanos e de infraestrutura que possibilitem a viabilidade do mesmo.

5 Cronograma
O cronograma deve compor o Plano de Ação a fim de organizar início e fim de cada ação e sua efetividade durante o ano letivo.

6 Envolvidos
São os segmentos da comunidade escolar (professores, funcionários, alunos, pais, comunidade em geral) envolvidos direta ou indiretamente nas ações, conforme a área de atuação.

7 Metas
Representam os objetivos a serem atingidos quantitativamente, ou seja, trata-se do percentual de cada ação. Exemplo: reduzir a taxa de abandono de 0,3% para 0,1%. Quando a meta não for quantitativa a escola deverá preencher que não há previsão de percentual para esta ação.

8 Resultados esperados
Os resultados estão relacionados ao sucesso das atividades propostas com relação aos objetivos e metas previstas. Exemplo: redução da taxa de abandono por meio da articulação da Rede de Proteção local.

Atividade  

Acessar o link abaixo e fazer download da planilhaEstrutura do Plano de Ação que deverá ser preenchida de acordo com as reflexões do grupo.