13 de Fevereiro de 2017 - Segunda-feira
MANHÃ e TARDE
Objetivo: Avaliar o Plano de
Ação da Escola, elaborar as proposições para o Ano Letivo de 2017 e refletir
acerca do Plano de Trabalho Docente.
Roteiro de
trabalho:
1. Vídeo institucional: 70 anos SEED
Nesse vídeo, você conhecerá um pouco
dos 70 anos de trajetória e história da Secretaria de Estado da Educação do
Paraná, desde o seu surgimento em 1947 até 2017. Através da fala de
ex-estudantes, professores, diretores nos deparamos com histórias, processos,
marcos e ações que permearam a vida escolar das escolas do nosso estado.
2. Vídeo da Patrulha Escolar: Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária – BPEC
Relata as
ações relativas à segurança da comunidade escolar e de prevenção ao uso de
drogas e apresenta o tema desse ano: “Meu papel como cidadão”.
3. Análise dos indicadores
Repensar os índices com o objetivo de
definir novas propostas de ação, segundo as necessidades diagnosticadas, com
vistas à melhoria do processo de ensino aprendizagem.
4. Avaliação do Plano de Ação da Escola em consonância com o PPP
- Divisão dos grupos de trabalho dos professores para análise do Plano de Ação conforme as suas dimensões. Cada grupo irá analisar os objetivos que foram alcançados e os novos desafios, podendo atualizar e reformular as proposições
- Fazer o registro no blog das discussões do grupo.
- Apresentação em plenária e discussão dos resultados alcançados.
Em práticas pedagógicas inclusivas no item problemas e desafios deve-se excluir "alunos trabalhadores e dentre outros". Haja vista que o ensino da rede pública é oferecido manhã, tarde e noite, para contemplar todas as necessidades dos alunos. Pois alunos trabalhadores e "dentre outros" não são alunos de inclusão.
ResponderExcluirProfessores: Jorge, Tatiana, Márcia e Rogério.
As discussões nos permitiram concluir que um bom ambiente escolar é fundamental para o desenvolvimento de uma prática pedagógica de qualidade. Em nossa análise verificamos que muitos dos objetivos do PPP 2016não foram atingidos. Em grande parte, o cumprimento dos objetivos depende da mantenedora: número suficiente de funcionários, equipe integrada, qualificação para cumprir as atividades inertes à função, dependem, da mantenedora. Cabe à escola adaptar-se da melhor forma à um quadro que constantemente tem alterações.
ResponderExcluirMuitos objetivos foram atingidos. Percebemos um bom grau de satisfação dos alunos com a escola, o respeito à diversidade teve um intenso trabalho por parte da equipe multidisciplinar e também através de projetos em várias disciplinas. A valorização da dignidade e o combate à desigualdade social, consideramos satisfatório dentro do que foi proposto.
Enfatizamos contudo, dois tópicos por nós considerados ainda problemáticos : o comprometimento e as relações pessoais. Enquanto equipe, não cabe "boicotes", falas maldosas, comentários que em nada acrescentam o grupo. Afinidades sempre existiram, assim, como antagonismos. Mas em nenhuma hipótese podem se sobrepor ao interesse coletivo. Trabalho em equipe e comprometimento com a qualidade de sua aula : ponto a ser priorizado em 2017.
A postagem acima refere-se a discussão feita sob o tema Ambiente Educativo realizada pelas professoras Carmem; Delnice; Liliane e Neili.
ResponderExcluirGrupo de Ciências Humanas e Artes - Professores Guilherme, Ítalo, Claudio, Iris, Marelise
ResponderExcluir1) Indicador: Acompanhamento do processo de aprendizagem dos alunos):
Assegurar 1/3 de Hora Atividade, conforme previsto em LEGISLAÇÃO, para a excelência do Trabalho Pedagógico.
2) Indicador: Mecanismos de avaliação dos alunos:
"Flexibilização" das normas para a elaboração e reprodução (reprografia) de avaliações. A nós, de C.H., questões contextualizadas são muito caras. Entretanto, pelas normas da Escola para reprografia, temos dificuldade na elaboração de tais avaliações.
Dar maior espaço para tais discussões em momentos formativos: Formação em Ação, Semana Pedagógica
3) Indicador: Avaliação do trabalho dos profissionais da escola:
Parâmetros éticos e objetivos, condizentes com a Gestão Democrática e com respeito aos educadores.
No tópico "Formação dos professores da educação", o item "Formação do professor PDE e sua contribuição para a escola" consta no cronograma a ação anual. No entanto, as políticas de formação PDE atuais não contemplam o programa a cada ano, mas sim a cada dois anos. Sugere-se alterar o termo “anualmente” para “bienalmente”.
ResponderExcluirPara o item “equipe multidisciplinar” o cronograma contempla ação bimestrais. No entanto, pelas práticas anteriores, percebe-se que estas ações não se consegue efetivamente cumprir, devido a várias outras atividades concernentes à rotina escolar.
Professores: Ana Theriba, Dalila Santos, Vanderlei Zem.
Equipe de acesso, permanência e sucesso: Achamos interessante no indicador falta dos alunos, não só realizar o contato com as famílias sobre a falta do aluno, no dia das avaliação, mas do registro das mesmas com os responsáveis. No caso de atraso dos alunos, o aluno entrará e levará falta, na terceira vez do ocorrido a equipe pedagógica será avisada e deverá entrar em contato com os responsáveis. A equipe pedagógica dará a devolutiva para os Professores. Angélica, Fátima, Magali, Silvana e Sonia.
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