• Previsto na Constituição Federal e na Lei de Diretrizes e Bases. • É uma das cinco áreas do conhecimento definidos na Base Nacional Comum Curricular. • O Ensino Religioso deve abordar as manifestações religiosas de diversas culturas e sociedades visando os pressupostos éticos e científicos. Sem privilégios de nenhuma crença ou convicção. QUATRO OBJETIVOS DO ENSINO RELIGIOSO
1. Proporcionar aprendizagens dos conhecimentos religiosos a partir da realidade do educando. 2. Direito a liberdade de consciência e crença. Com propósito de promoção dos direitos humanos. 3. Desenvolver competências e habilidades para facilitar o diálogo entre as várias posições com respeito ao pluralismo de ideias. 4. Contribuir para que o aluno construa um sentido pessoal de vida a partir de valores dos princípios éticos e de cidadania. COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS
Debater, problematizar e posicionar-se frente aos discursos e práticas de intolerância, discriminação e violência de cunho religioso, de modo a assegurar os direitos humanos no constante exercício de cidadania e da cultura de paz. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com o acolhimento e valorização de diversidade de indivíduos e grupos sociais, sem preconceitos a quaisquer diferenças.
HABILIDADES: EF03ER03 – 3º ANO ENSINO FUNDAMENTAL Identificar e respeitar práticas celebrativas de diferentes tradições religiosas. Como cerimônias, orações, festividades e peregrinações.
ERO7ERO5 – É esperado que o aluno possa discutir estratégias que promovam a convivência ética e respeito entre as religiões. EF07ER08 – Reconhecer o direito a liberdade de consciência, crença, questionando concepções práticas sociais que violam esta liberdade.
OUTRAS COMPETÊNCIAS
1. Conhecer os aspectos estruturantes das diferentes tradições, momentos religiosos e filosóficos de vida a partir dos pressupostos científicos, filosóficos, estéticos e éticos. Habilidade EF06ER02: Reconhecer e valorizar a diversidade de textos religiosos e escritos. O aluno deve aprender a combater a intolerância, a descriminação e a exclusão.
Professores: Daniel Vinicius de Souza, Iris Dias de Moura e Marcos Antonio Gomes.
Não concordamos com a reestruturação dos conteúdos apresentada neste documento, pois respeitando os referenciais teóricos e os marcos legais das Diretrizes Curriculares Nacionais e Estaduais do Paraná, construídos historicamente com a participação coletiva de entidades, instituições, profissionais da educação e comunidade escolar, via conselhos, congressos, conferências e etc., rejeitamos a atual proposta da BNCC, bem como o Referencial Curricular do Paraná, por desconsiderar todo processo histórico acima citado, por não ter ocorrido em tempo hábil com amplo debate com toda a comunidade escolar. Portanto, reafirmamos a manutenção dos referenciais teóricos e legais vigentes. Portanto, concordamos com a distribuição de conteúdos estruturantes e básicos, de acordo com as DCEs do Estado do Paraná: 6˚ ano: Astronomia (Universo, Sistema solar, Movimentos terrestres, Movimentos celestes e Astros); Matéria (Constituição da matéria); Sistemas Biológicos (níveis de organização); Energia (formas, conversão e transmissão de energia); Biodiversidade (organização dos seres vivos, ecossistemas e evolução dos seres vivos). 7˚ ano: Astronomia ( Movimentos terrestres, Movimentos celestes e Astros); Matéria (Constituição da matéria); Sistemas Biológicos (célula e morfologia e fisiologia dos seres vivos); Energia (formas, e transmissão de energia); Biodiversidade (origem da vida, organização dos seres vivos e sistemática). 8˚ ano: Astronomia (origem e evolução do Universo); Matéria (constituição da matéria); Sistemas Biológicos (célula, morfologia e fisiologia dos seres vivos); Energia (formas de energia); Biodiversidade (evolução dos seres vivos). 9˚ ano: Astronomia ( Astros e gravitação universal); Matéria (propriedades da matéria); Sistemas Biológicos (morfologia e fisiologia dos seres vivos); Energia (formas e conservação de energia); Biodiversidade (interações ecológicas).
Andreia Ribeiro Everson Pasquale Marion Ribeiro Olga Bagatin Rogério Larini Tânia Mara Cabral Tatiana Ferla
Primeiramente, precisamos de mais tempo hábil, para Estudo e leitura dos conteúdos da BNCC.Entendemos que é preciso reflexão e Estudo, para melhor compreender os conteúdos propostos. A preocupação é que os conteúdos venha a dar uma sustentação na construção de uma história nacional, voltada para a construção de uma memória nacional e crítica. O que deve ser levado em analise é que especificar conteúdos, sem ter uma base de sustentação e de referencial teórico de como isso vai ser alcançado é preocupante.Outra questão por nós analisada é que existe um paralelo entre a BNCC e a atual diretriz curricular Estadual, no entanto reforçamos preocupação levantada acima. Profº Italo, Profª Liliane e ProfªKarana.
A Base Nacional Comum Curricular contempla os conteúdos definidos pelas diretrizes curriculares da Língua Portuguesa existentes no estado do Paraná. Desta forma observamos que a BNCC padroniza aquilo que já está em prática na educação do estado, não havendo assim prejuízo de conteúdos para o estudante. O documento sistematiza os conteúdos por série de modo bastante claro e objetivo, o que facilita a organização do trabalho docente. Professores Dalila, Graziella, Rosália, Silvane, Solange, Tatiane e Vanderlei.
Observamos que no texto Das BNCC, na área de ARTE, já estão inseridos os conteúdos das DCEs do Paraná. Deste modo optamos por concordar com a proposta sem fazer outras alterações. Levando em conta também que o Documento já está aprovado. Professoras: Ana Lúcia Bartapelli , Marilise Stival.
COMPETÊNCIAS GERAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA / ED. PROFISSIONAL Com base nas competências gerais da educação básica, nós, docentes da Educação Profissional, salientamos as seguintes premissas: Proporcionar aos nossos estudantes uma inserção democrática na sociedade unindo educação e trabalho através da educação profissional, estimulando a intelectualidade, a investigação científica, o pensamento crítico, objetivando a tomada de decisões conscientes. Utilizar-se de aspectos regionais e culturais tornando o ato de aprender uma prática multidisciplinar. Buscar a partir dos princípios éticos uma inserção dos educandos nas práticas sociais, tornando-os protagonistas de seu futuro profissional. Defender o consumo responsável da proliferação das informações dentro dos princípios éticos e suas relações para os seres, dentro de uma consciência socioambiental, promovendo o bem estar. Ayrton Morcelli Junior, Camila F. C. Guedes, Everson A. Pasquali, Jorge Lalico, Maira Fernanda R. Scandelari
O texto do BNCC na área de geografia contempla os conteúdos apresentados nas Diretrizes Curriculares da Educação Básica do Paraná. Sendo assim,os conteúdos analisados do 6º ano se apresentam coerentes com os já trabalhos atualmente. Porém a carga horária de duas aulas semanais é incompatível com a quantidade de conteúdos apresentados. O referencial EF07GE05 aborda questões sobre o mercantilismo e capitalismo que poderia ser abordado no 8º ano.
Os conteúdos apresentam uma variedade de temas correlacionando, o aprendido anteriormente com as novas abordagens, enfatizando geografia política, econômica de uma visão global para o regional. Professores Alessandro, Claudio, Edjane, Lisandra e Micheli
Marcia Peixoto, Cleverson Thoaldo, Magali ,Silvana e Dionísio Após consulta às diretrizes,BNCC e Referencial Curricular do Paraná observamos que as poucas mudanças foram efetivadas na forma de troca de conteúdos propiciando um maior entendimento por parte dos alunos. Pois, neste novo formato poderá haver maior assimilação por conta da maturidade dos estudantes.
Os professores de língua inglesa consideram que a BNCC e o Referencial estadual podem representar um avanço, apesar de sua trajetória problemática. A BNCC trouxe uma sistematização melhor, com objetivos mais específicos, principalmente na área de léxico e gramática, reforçando o papel do inglês como língua franca e sua importância cultural. O Referencial paranaense adiciona aos itens da BNCC a visão consolidada nas diretrizes curriculares de 2008, que traziam uma forte ênfase no trabalho a partir de gêneros textuais, de inspiração bakhtiniana. Se bem implementadas, a BNCC e o Referencial podem melhorar o ensino de língua inglesa no estado do Paraná.
ENSINO RELIGIOSO
ResponderExcluir• Previsto na Constituição Federal e na Lei de Diretrizes e Bases.
• É uma das cinco áreas do conhecimento definidos na Base Nacional Comum Curricular.
• O Ensino Religioso deve abordar as manifestações religiosas de diversas culturas e sociedades visando os pressupostos éticos e científicos. Sem privilégios de nenhuma crença ou convicção.
QUATRO OBJETIVOS DO ENSINO RELIGIOSO
1. Proporcionar aprendizagens dos conhecimentos religiosos a partir da realidade do educando.
2. Direito a liberdade de consciência e crença. Com propósito de promoção dos direitos humanos.
3. Desenvolver competências e habilidades para facilitar o diálogo entre as várias posições com respeito ao pluralismo de ideias.
4. Contribuir para que o aluno construa um sentido pessoal de vida a partir de valores dos princípios éticos e de cidadania.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS
Debater, problematizar e posicionar-se frente aos discursos e práticas de intolerância, discriminação e violência de cunho religioso, de modo a assegurar os direitos humanos no constante exercício de cidadania e da cultura de paz.
Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com o acolhimento e valorização de diversidade de indivíduos e grupos sociais, sem preconceitos a quaisquer diferenças.
HABILIDADES:
EF03ER03 – 3º ANO ENSINO FUNDAMENTAL
Identificar e respeitar práticas celebrativas de diferentes tradições religiosas. Como cerimônias, orações, festividades e peregrinações.
ERO7ERO5 – É esperado que o aluno possa discutir estratégias que promovam a convivência ética e respeito entre as religiões.
EF07ER08 – Reconhecer o direito a liberdade de consciência, crença, questionando concepções práticas sociais que violam esta liberdade.
OUTRAS COMPETÊNCIAS
1. Conhecer os aspectos estruturantes das diferentes tradições, momentos religiosos e filosóficos de vida a partir dos pressupostos científicos, filosóficos, estéticos e éticos.
Habilidade EF06ER02: Reconhecer e valorizar a diversidade de textos religiosos e escritos. O aluno deve aprender a combater a intolerância, a descriminação e a exclusão.
Professores: Daniel Vinicius de Souza, Iris Dias de Moura e Marcos Antonio Gomes.
Sobre a disciplina de ciências no BNCC
ResponderExcluirNão concordamos com a reestruturação dos conteúdos apresentada neste documento, pois respeitando os referenciais teóricos e os marcos legais das Diretrizes Curriculares Nacionais e Estaduais do Paraná, construídos historicamente com a participação coletiva de entidades, instituições, profissionais da educação e comunidade escolar, via conselhos, congressos, conferências e etc., rejeitamos a atual proposta da BNCC, bem como o Referencial Curricular do Paraná, por desconsiderar todo processo histórico acima citado, por não ter ocorrido em tempo hábil com amplo debate com toda a comunidade escolar. Portanto, reafirmamos a manutenção dos referenciais teóricos e legais vigentes.
Portanto, concordamos com a distribuição de conteúdos estruturantes e básicos, de acordo com as DCEs do Estado do Paraná:
6˚ ano: Astronomia (Universo, Sistema solar, Movimentos terrestres, Movimentos celestes e Astros); Matéria (Constituição da matéria); Sistemas Biológicos (níveis de organização); Energia (formas, conversão e transmissão de energia); Biodiversidade (organização dos seres vivos, ecossistemas e evolução dos seres vivos).
7˚ ano: Astronomia ( Movimentos terrestres, Movimentos celestes e Astros); Matéria (Constituição da matéria); Sistemas Biológicos (célula e morfologia e fisiologia dos seres vivos); Energia (formas, e transmissão de energia); Biodiversidade (origem da vida, organização dos seres vivos e sistemática).
8˚ ano: Astronomia (origem e evolução do Universo); Matéria (constituição da matéria); Sistemas Biológicos (célula, morfologia e fisiologia dos seres vivos); Energia (formas de energia); Biodiversidade (evolução dos seres vivos).
9˚ ano: Astronomia ( Astros e gravitação universal); Matéria (propriedades da matéria); Sistemas Biológicos (morfologia e fisiologia dos seres vivos); Energia (formas e conservação de energia); Biodiversidade (interações ecológicas).
Andreia Ribeiro
Everson Pasquale
Marion Ribeiro
Olga Bagatin
Rogério Larini
Tânia Mara Cabral
Tatiana Ferla
Primeiramente, precisamos de mais tempo hábil, para Estudo e leitura dos conteúdos da BNCC.Entendemos que é preciso reflexão e Estudo, para melhor compreender os conteúdos propostos. A preocupação é que os conteúdos venha a dar uma sustentação na construção de uma história nacional, voltada para a construção de uma memória nacional e crítica. O que deve ser levado em analise é que especificar conteúdos, sem ter uma base de sustentação e de referencial teórico de como isso vai ser alcançado é preocupante.Outra questão por nós analisada é que existe um paralelo entre a BNCC e a atual diretriz curricular Estadual, no entanto reforçamos preocupação levantada acima. Profº Italo, Profª Liliane e ProfªKarana.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirA Base Nacional Comum Curricular contempla os conteúdos definidos pelas diretrizes curriculares da Língua Portuguesa existentes no estado do Paraná. Desta forma observamos que a BNCC padroniza aquilo que já está em prática na educação do estado, não havendo assim prejuízo de conteúdos para o estudante. O documento sistematiza os conteúdos por série de modo bastante claro e objetivo, o que facilita a organização do trabalho docente.
ResponderExcluirProfessores Dalila, Graziella, Rosália, Silvane, Solange, Tatiane e Vanderlei.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirObservamos que no texto Das BNCC, na área de ARTE, já estão inseridos os conteúdos das DCEs do Paraná. Deste modo optamos por concordar com a proposta sem fazer outras alterações. Levando em conta também que o Documento já está aprovado.
ResponderExcluirProfessoras: Ana Lúcia Bartapelli , Marilise Stival.
COMPETÊNCIAS GERAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA / ED. PROFISSIONAL
ResponderExcluirCom base nas competências gerais da educação básica, nós, docentes da Educação Profissional, salientamos as seguintes premissas:
Proporcionar aos nossos estudantes uma inserção democrática na sociedade unindo educação e trabalho através da educação profissional, estimulando a intelectualidade, a investigação científica, o pensamento crítico, objetivando a tomada de decisões conscientes.
Utilizar-se de aspectos regionais e culturais tornando o ato de aprender uma prática multidisciplinar.
Buscar a partir dos princípios éticos uma inserção dos educandos nas práticas sociais, tornando-os protagonistas de seu futuro profissional.
Defender o consumo responsável da proliferação das informações dentro dos princípios éticos e suas relações para os seres, dentro de uma consciência socioambiental, promovendo o bem estar.
Ayrton Morcelli Junior, Camila F. C. Guedes, Everson A. Pasquali, Jorge Lalico, Maira Fernanda R. Scandelari
O texto do BNCC na área de geografia contempla os conteúdos apresentados nas Diretrizes Curriculares da Educação Básica do Paraná. Sendo assim,os conteúdos analisados do 6º ano se apresentam coerentes com os já trabalhos atualmente. Porém a carga horária de duas aulas semanais é incompatível com a quantidade de conteúdos apresentados.
ResponderExcluirO referencial EF07GE05 aborda questões sobre o mercantilismo e capitalismo que poderia ser abordado no 8º ano.
Os conteúdos apresentam uma variedade de temas correlacionando, o aprendido anteriormente com as novas abordagens, enfatizando geografia política, econômica de uma visão global para o regional.
Professores Alessandro, Claudio, Edjane, Lisandra e Micheli
Marcia Peixoto, Cleverson Thoaldo, Magali ,Silvana e Dionísio
ResponderExcluirApós consulta às diretrizes,BNCC e Referencial Curricular do Paraná observamos que as poucas mudanças foram efetivadas na forma de troca de conteúdos propiciando um maior entendimento por parte dos alunos. Pois, neste novo formato poderá haver maior assimilação por conta da maturidade dos estudantes.
Os professores de língua inglesa consideram que a BNCC e o Referencial estadual podem representar um avanço, apesar de sua trajetória problemática. A BNCC trouxe uma sistematização melhor, com objetivos mais específicos, principalmente na área de léxico e gramática, reforçando o papel do inglês como língua franca e sua importância cultural. O Referencial paranaense adiciona aos itens da BNCC a visão consolidada nas diretrizes curriculares de 2008, que traziam uma forte ênfase no trabalho a partir de gêneros textuais, de inspiração bakhtiniana. Se bem implementadas, a BNCC e o Referencial podem melhorar o ensino de língua inglesa no estado do Paraná.
ResponderExcluir(Cármen, Cesar, Iracema e Neili)