terça-feira, 30 de julho de 2019

Estudo e Planejamento do segundo semestre

O Estudo e Planejamento deste segundo semestre aconteceu no período
de 25 e 26 de julho, com os professores, pedagogos, direção e  agentes I e II do Colégio Estadual professor Francisco Zardo. 
Em continuidade à primeira formação, acontecida no início do ano letivo, estes
dias têm como objetivo o aprimoramento das nossas práticas, focando na aprendizagem
e na permanência dos nossos estudantes, dando possibilidades para que prossigam
com sucesso na sua jornada escolar.
No primeiro dia de estudo, toda a equipe estará reunida para tratar de ações que
visam à diminuição da infrequência e da reprovação, aprofundando-se nas questões que
envolvem as formas como nossos estudantes aprendem; partindo do princípio de como
nós aprendemos. A partir dessa reflexão, juntos, traçaremos estratégias que melhorem
o processo de ensino-aprendizagem. Em todos as atividades teremos a oportunidade de
conhecer práticas que deram certo e pensar como podemos aplicá-las no contexto da
nossa escola.
No segundo dia, teremos a oportunidade de retomar o Plano de Diagnóstico da
Aprendizagem, realizado para os quinze primeiros dias do ano letivo, revendo o que deu
certo e o que podemos melhorar, para, assim, retomarmos nossos objetivos e estratégias
de ensino, visando possibilitar aos nossos estudantes progredirem na aprendizagem.
Ainda neste dia, analisaremos as 10 Competências Gerais da BNCC, como elas
se articulam às práticas escolares, e também, conheceremos escolas que já realizam
ações. Ao final, a escola também terá um tempo para tratar de suas demandas internas.Trecho retirado das orientações da SEED/2019. 































sexta-feira, 28 de junho de 2019

ASTRONOMIA NO ENSINO FUNDAMENTAL









Nos dias 20, 21 e 22 de junho ocorreu o 16º EPAST, Encontro Paranaense de Astronomia, em Londrina. A professora Karin Cristine Grande, foi convidada para apresentar o trabalho intitulado:  A IMPORTÂNCIA DA ASTRONOMIA NO ENSINO FUNDAMENTAL PARA A BOA INSERÇÃO DA CIÊNCIA NA VIDA DO ALUNO.  Durante sua apresentação abordou o assunto demonstrando a necessidade da Astronomia como ciência motivadora, apresentou resultados obtidos no primeiro semestre de 2019 e na Olimpíada Brasileira de Astronomia.

MUSEU DO HOLOCAUSTO

“O Holocausto, além de ser um fato histórico, que precisa ser estudado e compreendido para não se repetir, é um exemplo do que o ser humano é capaz, da nossa falta de humanidade, de como a História muda quando algumas ideologias são aceitas como corretas. Atualmente, as pessoas não querem mais ouvir. Eu gosto muito deste espaço porque os meus alunos, durante uma hora e meia, ouvem. Eles aprendem que existem ideias diferentes e que é possível conviver com elas de forma tranquila. Quando isto é visto como algo errado, eu me preocupo. Então, é meu dever mostrar até onde estas visões extremistas podem chegar”.

Este foi o depoimento da Delnice Neves, que é professora de História no Colégio Estadual Professor Francisco Zardo. Ela traz seus estudantes regularmente ao Museu do Holocausto de Curitiba. Faça o mesmo! O agendamento é necessário e deve ser concluído pelo site www.museudoholocausto.org.br

#portodaavidavamoslembrar


Descrição da imagem: fotografia colorida tirada na área externa do Museu. Delnice está olhando em direção ao observador. Ela segura uma folha branca com o texto, em preto: “Holocausto. Não vou deixar acontecer de novo”. Atrás, uma parede decorada com dormentes de madeira e parte da frase de Anne Frank: “Apesar de tudo, ainda acredito na bondade humana”. No chão, pedrinhas. No canto inferior, à direita, a logo do Museu.

sexta-feira, 3 de maio de 2019

PROJETO POETAS


DATA: 26/04/19
HORÁRIO MANHÃ
A proposta da oficina veio por meio do congresso do Portal do Poeta Brasileiro que ocorreu em Curitiba no mês de abril. André Gandolfo, o poeta-músico nos deu a honra de apresentar sua oficina chamada Diálogos Musicais. Ao som de belas canções com mensagens de Paz, Generosidade e Amor, André encantou a todos os estudantes do EM que estiveram em sua apresentação. Entre uma música e outra, ouvimos poemas lindos escritos por André, como também histórias que tocaram o nosso coração. A oficina foi muito bem recebida pela comunidade escolar e esperamos que André venha mais vezes. O colégio está de portas abertas!