“O Holocausto, além de ser um fato histórico, que precisa ser estudado e compreendido para não se repetir, é um exemplo do que o ser humano é capaz, da nossa falta de humanidade, de como a História muda quando algumas ideologias são aceitas como corretas. Atualmente, as pessoas não querem mais ouvir. Eu gosto muito deste espaço porque os meus alunos, durante uma hora e meia, ouvem. Eles aprendem que existem ideias diferentes e que é possível conviver com elas de forma tranquila. Quando isto é visto como algo errado, eu me preocupo. Então, é meu dever mostrar até onde estas visões extremistas podem chegar”.
Este foi o depoimento da Delnice Neves, que é professora de História no Colégio Estadual Professor Francisco Zardo. Ela traz seus estudantes regularmente ao Museu do Holocausto de Curitiba. Faça o mesmo! O agendamento é necessário e deve ser concluído pelo site www.museudoholocausto.org.br
#portodaavidavamoslembrar
Descrição da imagem: fotografia colorida tirada na área externa do Museu. Delnice está olhando em direção ao observador. Ela segura uma folha branca com o texto, em preto: “Holocausto. Não vou deixar acontecer de novo”. Atrás, uma parede decorada com dormentes de madeira e parte da frase de Anne Frank: “Apesar de tudo, ainda acredito na bondade humana”. No chão, pedrinhas. No canto inferior, à direita, a logo do Museu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário