Antes das férias acompanhamos a Rio+20 através da mídia e entre um e outro conteúdo inseríamos comentários sobre as repercussões da Conferência da ONU.
O profº Guilherme da Silva trabalha comigo pela manhã, na escola particular.
Lá eu soube que foi à Conferência com uma credencial concedida a ele pelo seu envolvimento com a Pastoral da Juventude da Igreja Católica.
Após as férias ele apresentou suas impressões e sua experiência aos educadores da nossa escola.
Então convidei-o para partilhar sua experiência com a turma do 4º MA.
Na primeira aula após o recesso organizei com os alunos para que eles trouxessem informações sobre os resultados da Conferência.
Assim discutimos questões levantadas pelos alunos preparando a fala do Prof. Guilherme.
No dia 03/08 o Prof. Guilherme compareceu em nossa escola.
Reunimos as turmas do Curso Técnico em Meio Ambiente onde o colega expôs suas impressões a respeito da Conferência da ONU.
No final, houveram perguntas e um pequeno debate sobre os rumos a serem tomados a partir desse evento.
A principal idéia debatida foi a questão da sustentabilidade e de ações sustentáveis em todas as esferas de poder que deverão ser construídas e colocadas em prática a partir de agora.
Afinal, como disse Milton Santos "nós temos que mudar nossa atitude diante desse fundamentalismo imposto pelo sistema capitalista que é o consumismo" a qualquer preço, e pensarmos nas consequências e nos impactos ambientais que possam advir e comprometer as gerações futuras.
Agradecemos a presença do Prof.Guilherme da Silva, bem, como a participação da coordenação, dos professores e educandos.
Profº Euclides Muller
A RIO + 20
A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, foi realizada de 13 a 22 de junho de 2012, na cidade do Rio de Janeiro.
A Rio+20 foi assim conhecida porque marcou os vinte anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92) e contribuiu para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas.
A proposta brasileira de sediar a Rio+20 foi aprovada pela Assembléia-Geral das Nações Unidas, em sua 64ª Sessão, em 2009.
O objetivo da Conferência foi a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável, por meio da avaliação do progresso e das lacunas na implementação das decisões adotadas pelas principais cúpulas sobre o assunto e do tratamento de temas novos e emergentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário