sábado, 26 de setembro de 2015

AVALIAÇÃO DA GINCANA 2015 - ALUNOS DA MANHÃ

Prezado Aluno

Clique na imagem a seguir e responda o questionário.




segunda-feira, 21 de setembro de 2015

INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Os alunos do Ensino Médio (3º Ano do curso técnico em Meio Ambiente) do Colégio Francisco Zardo tiveram a oportunidade de conhecer um Centro de Pesquisas Médicas, toda a estrutura de apoio a pesquisadores – conheceram toda a equipe que compõe a Pós-Graduação stricto sensu da FEPAR – Docentes Permanentes, alunos de mestrado, doutorado, alunos de iniciação científica da FEPAR, bem como os trabalhos que são realizados no Centro de Pesquisa e a rotina para o desenvolvimento de pesquisas no Brasil.










terça-feira, 15 de setembro de 2015

SEMANA PEDAGÓGICA - 19 DE SETEMBRO

A Semana Pedagógica do 2º semestre de 2015 ocorrerá sob circunstâncias distintas das edições anteriores, devido a uma série de adaptações que foram estabelecidas em decorrência ao período de greve vivenciado pela rede pública estadual de ensino do Paraná, sendo, assim, dividida em dois dias: 12 e 19 de setembro.



19 DE SETEMBRO

- A escola, sua aproximação com a realidade
- O trabalho coletivo e Revisão do Plano de Ação da Escola

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

SEMANA PEDAGÓGICA - 2º SEMESTRE 2015

A Semana Pedagógica do 2º semestre de 2015 ocorrerá sob circunstâncias distintas das edições anteriores, devido a uma série de adaptações que foram estabelecidas em decorrência ao período de greve vivenciado pela rede pública estadual de ensino do Paraná, sendo, assim, dividida em dois dias: 12 e 19 de setembro.




12 DE SETEMBRO

- Projeto Político Pedagógico (PPP) 
- Materiais referenciadores para a construção de uma Base Nacional Comum (BNC)






19 DE SETEMBRO

- A escola, sua aproximação com a realidade
- O trabalho coletivo e Revisão do Plano de Ação da Escola



SEMANA PEDAGÓGICA - 19 DE SETEMBRO - TARDE

TARDE

O objetivo da tarde deste segundo dia de formação é a revisão do Plano de Ação da escola vinculando-o às observações das atividades do dia 12 e da manhã desse dia. 
Relembrando que: O Plano de Ação da escola consiste em um instrumento de trabalho dinâmico com o intuito de propiciar ações, ressaltando seus principais problemas e os objetivos dentro de metas a serem alcançadas, com critérios de acompanhamento e avaliação pelo trabalho desenvolvido (PARANÁ, 2015, p.2). 
É neste documento, portanto, que as decisões tomadas no PPP são ordenadas segundo as dimensões (gestão escolar democrática; prática pedagógica; avaliação; acesso, permanência e sucesso na escola; ambiente educativo e formação dos profissionais da escola) e organizadas de forma a facilitar a sua praticidade no dia a dia da gestão (problemas/desafios, ações, recursos, cronograma, envolvidos, metas, resultados esperados e responsáveis). 
O Plano de Ação é um instrumento de gestão e deve facilitar a implementação e o acompanhamento das ações, porém, para se tornar parte da rotina da gestão é preciso considerar que a experiência em fazer e refazer é que o tornará de fato um recurso facilitador.



PARA RESPONDER

Quais pontos do atual Plano de Ação você considera necessário serem alterados? Por que?


SEMANA PEDAGÓGICA - 12 DE SETEMBRO - TARDE

TARDE


O foco do trabalho dessa tarde é retomar conceito e importância do PPP como elemento articulador das ações da escola, inclusive das discussões sobre currículo que serão desencadeadas a partir da Base Nacional Comum Curricular. 
Para isso, o vídeo apresentado traz recortes da fala da Prof.ª Ilma Passos intercalados com algumas perguntas que devem levar o grupo a estabelecer a relação entre o vídeo e a realidade da escola. 
A cada pergunta, o vídeo deve ser parado para as considerações do grupo. 

A Prof. Ilma Passos é uma referência nacional nas pesquisas sobre PPP, tendo publicações desde o período da oficialização da sua obrigatoriedade em 1996 com a LDBEN nº 9394/1996.

Texto: (Clique no link a seguir)



Vídeo: Ilma Passos


Texto: (Clique na figura a seguir)

QUESTÕES 


A partir das reflexões provocadas pelo vídeo da Professora Ilma Passos e pelo texto do Parecer do Conselho Nacional de Educação que subsidia as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, a respeito do Projeto Político-Pedagógico e do Regimento Escolar, os participantes da Semana Pedagógica (Equipe Gestora, Professores, Agentes Educacionais I e II) devem discutir coletivamente: 

1. Como ocorre a participação dos diferentes sujeitos da escola nas instâncias colegiadas? 

2. Como ocorre a participação das instâncias colegiadas na gestão escolar? 

3. Considerando o currículo, como essas participações influenciam na organização do trabalho pedagógico (seleção de conteúdos, processos didáticos, avaliação)? 

4. Considerando a organização geral da escola, como essas participações são contempladas no Plano de Ação da escola?  

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

SEMANA PEDAGÓGICA - 19 DE SETEMBRO - MANHÃ

MANHÃ




PARA RESPONDER

Obs.: Cada item deve compor um pequeno texto (o quel deve reunir as respostas para as questões).
Desse modo, não é necessário responder pergunta por pergunta.


1. A gestão escolar e a organização do trabalho pedagógico

1. Como está a organização do trabalho pedagógico na escola?
2. A aprendizagem é o foco prioritário de todas as ações da escola?
3. Há o envolvimento da gestão escolar com a aprendizagem como processo prioritário a ser desencadeado na escola?

2. O contexto de diversidade na escola

4. Como a instituição escolar percebe as diferenças de cor/raça, etnia de seus estudantes? Sabemos quantos alunos se autodeclaram pretos, pardos, indígenas e brancos? A instituição busca estimular a auto-identificação dos sujeitos no requerimento de matrícula?
5. Na análise dos rendimentos escolares observam-se critérios como gênero, cor/raça, etnia. Há diferenças? A que se atribuem? A escola percebe e intervém nos conflitos que envolvem relações étnico-raciais, de gênero e sexualidades?
6. Como é a participação das meninas e meninos em atividades como os esportes, tecnologias e políticas? E a participação das/os estudantes negras/os? Há diferenças? A que se atribuem? 

3. Educação Especial, escola e currículos inclusivos

7. Há evidências de resultados positivos, no que se refere à educação e escola inclusiva pretendida? 
8. O PPP corresponde aos anseios da comunidade escolar e à construção da sociedade que todos (as) querem? 
9. O PPP está sendo pensado como um documento que evidencia a preocupação da escola com o acesso de todos (as) os (as) estudantes, a permanência desses (as) com efetiva participação no processo educacional, e avanço com aprendizagem?


4. A realidade do estudante e a prática docente


10. Como cada membro da escola (Agentes Educacionais I e II, Direção, Direção auxiliar, Equipe Pedagógica e Professores) tem realizado o planejamento das ações desenvolvidas na escola?
11. Em que medida é considerada a realidade dos estudantes e da comunidade escolar?


SEMANA PEDAGÓGICA - 12 DE SETEMBRO - MANHÃ

MANHÃ

1. Mensagem da Secretária de Educação Ana Seres Trento Comin




2. Mensagem da Superintendente da Educação Fabiana Cristina Campos




Vídeo1 : Renato Janine Ribeiro - Ministro da Educação



Vídeo 2: Luiz Claudio da Costa - Secretário Executivo do MEC



Vídeo 3: Francisco Soares - Presidente do Inep



Vídeo 4: Maria Helena G. de Castro - Integrante do Movimento pela BNC



Vídeo 5: Nilma S. Fontanive - Integrante do Movimento pela BNC



Vídeo 6: Luis Carlos de Menezes - Professor do Instituto de Física da USP

Vídeo 7: Henrique Caruso - Prof. da Esc. Mun. de Ens. Fund. Maria Meduneckas



Vídeo 8: Júlia Bueno - Aluna da Esc. Mun. de Ens. Fund. Maria Meduneckas



Vídeo 9: Manuel Palácios - Secretário de Educação Básica/MEC



Vídeo: BNCC - Apresentação

WebConferência - Professor Ítalo Dutra




PARA RESPONDER

Qual o seu posicionamento sobre a BNC e em que interfere na prática docente?