COLÉGIO ESTADUAL PROFESSOR
FRANCISCO ZARDO
ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO E PROFISSIONAL
SETOR DE PEDAGOGIA
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ORIENTAÇÕES
SEED – RCO
A senha é
pessoal e intransferível. A chave do pedagogo dá acesso aos registros de todas
as turmas do turno em que o pedagogo atua. Assim, o registro poderá ser feito
pela pedagoga, acompanhada do professor substituto.
Neste caso, a
pedagoga precisa excluir o conteúdo primeiro, para depois excluir a frequência.
Esse erro
costuma aparecer quando há duplicidade no envio dos registros. Ou quando a
secretaria envia todos os registros com visto favorável de uma turma. A equipe
de desenvolvimento está melhorando o sistema para essa situação. No momento, a
escola pode enviar os registros em duas partes, ou, caso a página demore para carregar
e apareça mensagem de erro, acesse a função Enviar Registro de Classe,
selecione os campos obrigatórios e clique no botão Consultar. Estarão listados
os livros já estão agendados para o envio. Lembrando que o envio acontece
durante a madrugada, e as notas/faltas estarão disponíveis para conferência no
SERE no dia seguinte.
O suprimento
do professor substituto é efetuado no Sistema SAE, tão logo a Divisão de
Medicina e Saúde Ocupacional – DIMS homologue e digite no META4 o afastamento
do professor titular, para que seja aberta a vaga para o suprimento do
professor substituto. Nestes casos, quando o professor fica sem acesso ao RCO,
o professor fará o registro em papel para posterior inclusão no sistema. Ainda,
caso o professor substituto seja desligado da escola e não tenha acesso ao RCO
para o lançamento retroativo, os registros poderão ser feitos pelo pedagogo ou
diretor do Estabelecimento.
O professor
deverá deixar o campo em branco e poderá fazer anotações no campo observações
individuais da função Frequência.
Os
professores deverão utilizar a opção Sem Frequência, selecionar o
item sem atendimento pedagógico e no campo Observações
anotar: Paralisação de professores e os alunos não
compareceram.
O professor
inclui a frequência a partir do menu Frequência e anota no campo Observações da turma que a aula foi realizada em
contra turno, informando o turno.
O pedagogo
pode utilizar a opção Aviso da função Vistar Registro de Classe. Para cada
aviso, o professor recebe um e-mail com as observações registradas pelo
pedagogo.
Ao aluno
atendido pelo SAREH é garantida a compensação das faltas, que deverão ser
incluídas na função Faltas/Amparadas. Quanto ao lançamento das notas, o aluno
deverá retornar ao estabelecimento para realização das avaliações e o registro
será feito nos campos específicos.
Quando o
aluno transferido traz notas parciais da escola de origem, cujo sistema de
avaliação e regra de cálculo sejam diferentes da escola, cabe aos professores
realizarem o cálculo e transposição das notas de forma proporcional e
equivalente aos pesos/valores atribuídos às avaliações da disciplina, bem como
o registro no RCO.
Sim, a
secretaria da escola pode enviar as notas dos registros que já estão com
parecer favorável e enviar em outro momento os demais registros.
Neste caso, o
Estabelecimento deve incluir um novo horário que irá substituir o anterior e
manter o histórico dos horários que já foram cadastrados pela escola.
Ao acessar
pela primeira vez o sistema, o professor/funcionário deverá:
a) informar o login (na maioria dos casos é o RG, ou o nickname do expresso) e
clicar no botão "Esqueci a senha";
b) informar o CPF e clicar no botão "Entrar".
Uma senha provisória será encaminhada para o e-mail cadastrado.
Professores
novos, pedagogos e PSS precisam:
a) estar supridos no SAE;
c) o Estabelecimento dará a permissão de acesso ao RCO.
Ao aluno
atendido pelo SAREH é garantida a compensação das faltas, que deverão ser
incluídas na função Faltas/Amparadas. Quanto ao lançamento das notas, o aluno
deverá retornar ao estabelecimento para realização das avaliações e o registro
será feito nos campos específicos.
Sim, o
sistema é online e o professor poderá acessar de qualquer lugar com internet
disponível.
Neste caso,
os professores devem selecionar na função Frequência, a data do
Conselho, clicar no botão Sem Frequência, selecionar o
item sem atendimento pedagógico e, no campo Observações informar: Conselho
de Classe no período da manhã (ou tarde). No período
noturno registrar a aula normalmente.
Neste caso,
os professores devem selecionar na função Frequência, a data do
Conselho, clicar no botão Sem Frequência, selecionar o
item sem atendimento pedagógico e, no campo Observações informar: Conselho
de Classe.
O campo Observações,
tanto da Ficha Individual, quanto da Guia
de Transferência emitidas
pelo SERE, está habilitado para a inclusão dos registros que se fazem
necessários para a transferência dos alunos.
Os atestados
de 1 dia justificam a ausência do estudante em caso de segunda chamada para
atividades avaliativas. Portanto não são registrados na função Faltas
Amparadas/Justificativas.
Neste caso, o
sistema não permite o fechamento da média e o professor terá que aplicar o
número mínimo de avaliações.
Sim, o
professor pode registrar mais do que o mínimo de 2 avaliações estipulada pela
escola, até o máximo de 10 avaliações.
Essa mensagem
aparece quando o pedagogo acessa a função, seleciona os campos obrigatórios e
clica no botão Consultar, o que significa que o pedagogo ainda não emitiu
nenhum aviso ou parecer em relação ao livro. Pois ao clicar em Consultar, o
sistema permite que o pedagogo visualize o histórico de avisos/pareceres
enviados aos professores. Para vistar o livro, o pedagogo seleciona os campos
obrigatórios e clica no botão Incluir.
Aos alunos
são abonadas faltas apenas quando:
a) legalmente amparadas:
- afecções impeditivas de frequência, mediante atestado médico (Lei Federal nº
1.044/69)
- licença gestação (Lei Federal n. 6202/75)
- acompanhamento hospitalar – mãe, pai ou responsável (Res. n. 41/1995 – Cons.
Nac. dos Direitos da Criança e do Adolescente)
b) participação em eventos e projetos vinculados à SEED (atividades
extracurriculares)
Nesta situação, o Estabelecimento acessa a função Faltas
Amparadas/Justificativa preenche
um dos campos de identificação do aluno, inclui o período de afastamento
indicando o amparo/projeto.
Quando o aluno
é excluído por erro no SERE, automaticamente ele é excluído no RCO. Caso ainda
apareçam, a escola precisa enviar e-mail para rconline@seed.pr.gov.br,
informando nome e CGM do aluno, série, turma e turno, a fim de que sejam
excluídos do RCO.
O ideal é que
a regra de cálculo seja definida antes do início do registro de frequências
pelos professores. Contudo, sendo necessária a alteração da regra de cálculo, a
escola encaminha solicitação de exclusão da regra para o e-mail rconline@seed.pr.gov.br.
Todos os registros serão excluídos e os professores deverão inclui-los
novamente.
O pedagogo
fará o seguinte procedimento:
a) acessar a função Frequência;
b) selecionar os campos obrigatórios;
c) clicar no botão Incluir;
d) inserir a Data da Aula;
e) na opção Aulas Geminadas, selecionar o
número, quando for o caso;
f) clicar no botão Lista de Alunos e registrar as faltas;
g) clicar no botão Salvar e Ir para Incluir Conteúdo;
h) Em conteúdos estruturantes,
selecionar Aula Extracurricular;
i) Atualizar conteúdos básicos e selecionar Aula
Extracurricular;
j) Em conteúdo específico,
especificar o tema abordado na aula.
O pedagogo
fará o registro da frequência utilizando a opção Sem
frequência, seleciona o item sem atendimento pedagógicodescrevendo
o motivo no campo Observações (quando os alunos não forem atendidos)
ou o registro de frequência com o conteúdo trabalhado.
O professor
registrará a frequência normalmente e anotará no campo Observações
da turma: Reposição referente ao dia dd/mm/aaaa.
a) turma
atendida por outro professor: o professor que atender a turma fará o registro
da frequência em papel e entregará ao pedagogo para inclusão no sistema.
b) turma atendida pelo pedagogo: o pedagogo registrará a frequência da turma e
o conteúdo trabalhado.
O pedagogo
fará o seguinte procedimento:
a) acessar a função Frequência;
b) selecionar os campos obrigatórios;
c) clicar no botão Incluir;
d) inserir a Data da Aula;
e) clicar no botão Sem frequência;
f) selecionar a opção sem atendimento pedagógico;
g) anotar no campo Observações: Falta
do professor com atestado.
Para alterar
algum registro após o parecer Favorável, o pedagogo precisa
acessar a função Vistar Registro de Classe,
selecionar os campos obrigatórios e na opção Parecer, selecionar o item Não
favorável.
Primeiramente,
o professor pode procurar a secretaria da escola, a fim de verificar se está
vinculado na função Turma/Docente, bem como atentar para a data fim, pois
quando o suprimento do professor substituto é cortado no sistema,
automaticamente este perde o acesso no RCO e o estabelecimento tem que vincular
o professor novamente.
Quando após o
parecer favorável, um professor identificar algum erro no registro e precisar
alterá-lo. Neste momento, o pedagogo:
a) acessa a função Vistar Registro de Classe;
b) seleciona os campos obrigatórios;
c) clica no botão Incluir;
d) na opção Parecer, seleciona o item Não
favorável;
e) realiza as alterações necessárias no registro do professor.
Lembrando que concluídas as alterações, o pedagogo precisa acessar a função
Vistar Registro de Classe e emitir o parecerFavorável novamente.
O professor
ou a escola devem enviar e-mail para rconline@seed.pr.gov.br, informando:
a) Nome da Escola;
b) série, turma, turno;
c) disciplina;
d) número da avaliação (Ex.: AV3);
e) período da avaliação (Ex.: 1º bimestre)
Após a confirmação de exclusão, o professor deverá acessar a última avaliação
clicando no ícone Alterar e depois salvar a avaliação para que
seja recalculada a média.
O lançamento
de notas deve ser feito pelos professores da turma para a qual o aluno foi
remanejado (nova turma), pois as notas da turma antiga não serão levadas em
consideração na hora de migrar os registros para o SERE.
O professor
do CAE-DV fará o registro no livro de Registro de Classe até que seja
desenvolvida uma solução para o registro no RCO.
38. Alunos com licença médica,
o professor tem como visualizar? Como fazer o registro desses alunos?
O professor
não tem a opção de visualizar alunos afastados por situações de amparo legal.
Automaticamente o sistema lança presença para todos os alunos e o professor
deverá marcar a falta, podendo utilizar o campo Observações Individuais para
anotar as informações necessárias.
No caso de DP
com plano especial de estudos, o aluno não será carregado no RCO para registro
de frequência.
A Dependência com plano especial deverá ser registrada no SERE após a conclusão
da disciplina.
a) Acesse a função: Menu > Matrícula > Incluir > Exceção
b) Informar CGM e clicar na turma em que o aluno está matriculado
c) Selecionar Dependência com Plano Especial
d) Selecionar Série > Disciplina
e) Registrar o número de Horas e a nota.
Conforme
Deliberação n. 031/86 e Parecer n. 004/86, os livros de Registros de Chamada
deverão ser arquivados por 05 (cinco) anos. Somente após este prazo poderão ser
destruídos, conforme as normas de preservação ambiental (Decreto Federal n.
4.281/2002) e procedimentos constantes no Regimento Escolar.
As avaliações
não podem ser excluídas. Neste caso, o procedimento é:
a) acessar o menu Avaliação;
b) selecionar os campos obrigatórios;
c) clicar no botão Consultar;
d) acessar o ícone alterar referente à avaliação a ser corrigida;
e) Conferir/alterar (se necessário) os campos obrigatórios Valor e Data da Avaliação;
f) Conferir/Alterar as notas das avaliações;
g) selecionar ou desativar os conteúdos avaliados;
h) Salvar.
O procedimento que os
professores deverão seguir para o registro é:
a) acessar o menu Frequência;
b) selecionar os campos obrigatórios;
c) clicar no botão Incluir;
d) conferir/alterar o campo Data da Aula;
e) clicar no botão Sem frequência;
f) selecionar o item sem atendimento pedagógico;
g) preencher no campo Observações: Reunião
pedagógica;
h) Salvar.
Neste caso, a escola do
projeto piloto deve informar à CRTE os nomes, RG, CPF e e-mail do gmail de cada
professor, a fim de que sejam providenciados os tablets necessários aos
substitutos.
O professor ou a escola
informam à CRTE e o tablet será:
a) bloqueado - e somente o usuário cadastrado poderá liberá-lo novamente com o
CPF e senha informada no e-mail;
b) resetado - retornando às configurações iniciais de fábrica, podendo ser
vinculado ao CPF de outro professor.
O professor deverá
registrar boletim de ocorrência e protocolá-lo no NRE para baixa de patrimônio
da escola, pois trata-se de um bem público. Nas escolas do projeto piloto será
feita a substituição do tablet ao professor, sendo ele efetivo ou substituto.
Cabe à direção do
estabelecimento:
a) comunicar a CRTE para que seja feito o bloqueio do equipamento;
b) orientar o Adm Local (ou o próprio professor que está se afastando) a
resetar o tablet, a fim de que todos os dados pessoais sejam excluídos. Assim,
o tablet retorna às configurações de fábrica e poderá ser utilizado por outro
professor.
O professor QPM do projeto
piloto pode levar o tablet para uso pessoal e se familiarizar com o equipamento
durante o período da licença, desde que o retorno esteja previsto para o mesmo
ano. Neste caso, a escola avisa a CRTE que irá disponibilizar novo tablet ao
substituto.
Neste caso, o
professor/pedagogo precisa alterar a data da avaliação para poder excluir o
conteúdo. Após, poderá editar a avaliação e alterar a data novamente.
LINK DE
ACESSO DO DIA A DIA EDUCAÇÃO:
Atenciosamente
Equipe Pedagógica
2016
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