1. Refletir sobre as razões que o levam a produzir esse texto.
2. Considerar que sua experiência prática é o tema, o centro do relato.
3. Considerar que os leitores estão interessados em saber as particularidades da experiência vivida por você e pelos seus alunos.
4. Conscientizar-se de que vai escrever um texto sobre uma experiência vivida que mobilizou seus sentimentos e, de certa forma, transformou sua prática pedagógica.
5. Saber que o relato de experiência vivida é um diálogo entre um momento passado vivido pelo autor, o presente de quem recorda a experiência e os leitores do texto.
6. Saber que quem relata qualquer fato, em qualquer situação, necessita da memória.
7. Verificar que, ao utilizar memória, um autor sempre faz um jogo do “agora” com o “ontem”, do “aqui” com o “lá”.
8. Ter sempre em mente que o autor rememora situações vividas com outros sujeitos, trazendo vozes desses sujeitos para seu texto, citando direta ou indiretamente o que eles disseram.
9. Observar cuidados comuns que devem ser tomados na escrita de qualquer texto: situar o leitor, dando referências de quando e onde a situação relatada ocorreu; garantir coerência ao relato, relatando primeiramente o início da experiência e prosseguindo com fatos que ocorreram na seqüência; finalizar com uma reflexão sobre os resultados da prática pedagógica a qual se refere.
10. Por fim, ter claro que, ao escrever o relato, o professor analisa a sua própria prática, possibilitando rever posturas e escolhas, gerando uma avaliçao do próprio trabalho.
2. Considerar que sua experiência prática é o tema, o centro do relato.
3. Considerar que os leitores estão interessados em saber as particularidades da experiência vivida por você e pelos seus alunos.
4. Conscientizar-se de que vai escrever um texto sobre uma experiência vivida que mobilizou seus sentimentos e, de certa forma, transformou sua prática pedagógica.
5. Saber que o relato de experiência vivida é um diálogo entre um momento passado vivido pelo autor, o presente de quem recorda a experiência e os leitores do texto.
6. Saber que quem relata qualquer fato, em qualquer situação, necessita da memória.
7. Verificar que, ao utilizar memória, um autor sempre faz um jogo do “agora” com o “ontem”, do “aqui” com o “lá”.
8. Ter sempre em mente que o autor rememora situações vividas com outros sujeitos, trazendo vozes desses sujeitos para seu texto, citando direta ou indiretamente o que eles disseram.
9. Observar cuidados comuns que devem ser tomados na escrita de qualquer texto: situar o leitor, dando referências de quando e onde a situação relatada ocorreu; garantir coerência ao relato, relatando primeiramente o início da experiência e prosseguindo com fatos que ocorreram na seqüência; finalizar com uma reflexão sobre os resultados da prática pedagógica a qual se refere.
10. Por fim, ter claro que, ao escrever o relato, o professor analisa a sua própria prática, possibilitando rever posturas e escolhas, gerando uma avaliçao do próprio trabalho.
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