sábado, 17 de março de 2012

SALA DE APOIO À APRENDIZAGEM


De acordo com a Instrução 007/11, tivemos a garantia de abertura automática de demanda de uma (01) Sala de Apoio à Aprendizagem de Língua Portuguesa e uma (01) de Matemática para 6º e 9º ano (independente do nº de turmas e ofertada no turno contrário ao atendimento dessas séries).
A partir do dia 14/12/2011, houve a autorização também para os professores do Quadro Próprio do Magistério para distribuição de aulas do Programa Sala de Apoio, com as demandas automaticamente abertas e possíveis de suprimento, de acordo com a resolução de distribuição de aulas em vigor.
As demandas das Salas de Apoio dos estabelecimentos que estão em consonância com a Resolução nº 2772/2011 e com a Instrução nº 007/2011– SUED/SEED serão abertas automaticamente no Sistema, cabendo ao NRE verificar se a Instrução 007/2011-SUED/SEED está sendo respeitada e acompanhar o funcionamento das Salas de Apoio à Aprendizagem, ficando passível de fechamento das demandas nos casos de irregularidades.
A Sala de Apoio é um reforço dos conteúdos básicos de Língua Portuguesa e de Matemática das séries anteriores ao que o aluno está matriculado.
No Colégio Zardo temos a Sala de Apoio aos alunos do 6º ano, onde os conteúdos básicos de 1º a 5º ano, serão revisados, para que o(a) aluno(a) possa acompanhar o 6º ano. E temos a Sala de Apoio aos alunos do 9º ano, onde os conteúdos básicos de Língua Portuguesa e de Matemática de 6º ao 8º ano, são revistos para que o(a) aluno(a) possa acompanhar o 9º ano e freqüentar um Ensino Médio com mais conhecimento e sem defasagem.
Os alunos são convocados para a Sala de Apoio a qualquer instante durante o ano letivo, dependendo de seu desempenho escolar nos bimestres ou no diagnóstico do professor regente.
Em nossa escola, os alunos são convocados por meio de carta aos pais, na qual explica o que é a Sala de Apoio e solicita presença dos mesmos para conhecerem melhor a atividade.
Os alunos que são convocados têm a obrigatoriedade de acompanhar as aulas em seus respectivos dias e horário marcados.
Caso não freqüentem, caberá a Equipe Escolar tomar as medidas cabíveis para a devida falta de acompanhamento.
Se por algum motivo mais grave, o(a) aluno(a) não possa freqüentar a sala de apoio, os pais ou responsáveis deverão entrar em contato com a Equipe Pedagógica para assinarem uma Ata de ciência onde foi ofertado a Sala de Apoio e o filho(a) não estará freqüentando, bem como, se em um dos dias solicitados o aluno tenham algum compromisso ou justificativa.
O aluno (a) que freqüenta a Sala de Apoio, após os professores analisarem o avanço do aluno, apresentando condições de acompanhar a série que estuda sem precisar de reforço, poderão ser liberados.
Pedimos sempre aos pais que estejam sempre atentos aos comunicados que a Equipe Pedagógica envia pelos alunos e estejam em contato com a mesma para saber a situação de seu(sua) filho(a).
São realizadas reuniões com os pais e entregue um comunicado explicando a finalidade da Sala de Apoio e é entregue uma convocação por escrito para que os pais assinem e fiquem cientes da importância da freqüência da Sala de Apoio, bem como acompanhar seu desenvolvimento.
A Equipe escolar está sempre a disposição para esclarecer qualquer dúvida tanto para pais quanto aos professores de Sala de Apoio e os professores regentes de turmas.
O contato diário da Equipe Pedagógica e da pedagoga responsável pela Sala de Apoio com os professores regentes e da Sala de Apoio, além de encaminhamentos realizados por e-mail, trazem a mesma para próximo da realidade escolar e assim ela se concretiza de forma dinâmica, atualizada e interativa, aproximando os alunos nela inscritos para a realidade de dentro de sala de aula.
As atividades são cobradas de forma lúdicas e conforme o Plano de Trabalho Docente Anual que os professores devem encaminhar a Equipe Pedagógica.
Esse plano, por mais que seja anual e como um todo, deve ser somente uma base para que o professor desta sala, que deverá trabalhar com os alunos de forma individualizada e conforme as necessidades de cada um.
Para isso se faz uma ficha de Encaminhamento individual de cada aluno que se encontra nesta sala.
Os professores regentes das turmas fazem o diagnóstico inicial assinalando as dificuldades encontradas individualmente em cada aluno e passam para os professores da Sala de Apoio, que por sua vez devem trabalhar a partir das dificuldades que foram detectadas.
Os professores da Sala de Apoio descrevem o desenvolvimento de cada aluno nessa ficha, que fica sob os cuidados da pedagoga responsável.
Se houver um desenvolvimento crescente e o aluno já estiver apto a acompanhar a série sem a necessidade do reforço, este será dispensado, de comum acordo com professores do Apoio e da turma regente.
Os professores também preenchem uma planilha contendo todas as informações necessárias ao NRE de Curitiba.
Atende as exigências necessárias para trabalhar com alunos com dificuldade de aprendizagem, retomando as matérias de diferentes formas, tornando as aulas agradáveis e lúdicas.
Cabe a estes professores encaminhar a Equipe Pedagógica mensalmente os alunos que obtém muitas faltas ou que desistirem, para que os pais ou responsáveis sejam contatados.
Assim nossa Sala de Apoio atende todas as instruções e regulamentações enviadas do NRE.

Fabiola Budel
Pedagoga responsável pela Sala de Apoio




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