quinta-feira, 24 de maio de 2012

REUNIÃO DE PAIS / RESPONSÁVEIS NA ESCOLA

A família deve participar das reuniões escolares e sempre que possível estar presente na instituição para trocar ideias com a equipe escolar, mesmo não sendo chamada, acompanhando de maneira presente o desenvolvimento da criança e do adolescente. Dessa maneira, também criará vínculo e perceberá que a escola precisa da colaboração da família para que o trabalho tenha resultados positivos.

De acordo com o Calendário do Colégio Zardo, há 04 momentos anuais de família na escola: fevereiro, maio, agosto e outubro. São semanas em que acontece a reunião de pais e responsáveis, que não é um mero evento protocolar para dar algumas satisfações aos pais, mas um dos momentos para reavivar o papel social da escola.

O objetivo das reuniões de nossa escola é compartilhar interesses e missões tendo em vista os benefícios para o aluno, pois entendemos que a relação entre a escola e os pais deve ser de parceria. Em nossos encontros, os pais recebem orientações, esclarecem dúvidas e, assim, estabelecem uma relação de confiança e cooperação com os profissionais da escola. Também são informados das ações da escola, bem como respondem a pesquisas e questionários sobre assuntos educacionais.

Do ponto de vista social, estar presente nas reuniões também traz benefícios aos pais e, consequentemente, ao aluno, pois a troca de vivências é grande. Afinal, é importante que os pais dos alunos se conheçam e troquem experiências.

Um dos problemas mais complexos vivenciados pela escola – a indisciplina – tem se caracterizado como fonte profunda de estresse nas relações interpessoais, especificamente ao associar-se a situações de conflito no interior da sala de aula.

A indisciplina gera, ainda, dificuldades para o desenvolvimento da aprendizagem. Desordens, ofensas verbais, atitudes de grosseria, enfim, aquilo que se caracteriza de forma geral, como “falta de respeito” pode ser denominado indisciplina. Nas reuniões que ocorreram entre 07 e 12 de maio, foi aplicado aos pais um questionário sobre a questão de comportamento dos alunos. Foram duas questões, com 06 alternativas em cada uma delas, sendo respondidas por 487 pais.

Segue o resultado das respostas dos pais:

(Clique nos gráficos para ampliar)




Percebe-se, então, que a maioria dos pais quer ser avisada sobre os problemas disciplinares de seus filhos em sala de aula e, ainda, cobrada a cumprir seu papel de educar em casa. Para isso, a maioria considera que é preciso haver regras rígidas na escola para fazer cumprir os ensinamentos de boa educação e respeito ao próximo, e acompanhar de perto os alunos, conscientizando-os de seu papel.

Na escola, uma alternativa é realizar o diálogo sério, “olho no olho”, dando espaço para que os alunos também sejam ouvidos e levados a perceber a necessidade de serem responsáveis. É a questão de estabelecer limites, negociar a melhor maneira de alcançar os objetivos a que se propõem, perceber-se como integrantes de um grupo organizado, onde cada um tem seu espaço, seus direitos e seus deveres, e também tem a responsabilidade de respeitar os limites desse espaço para não prejudicar o espaço do outro

Entendemos que a reunião de pais deve se focalizar na troca de informações para que a partir desse ponto possa elaborar de forma conjunta uma solução, e que não se resuma somente em períodos de fechamento de notas, mas no decorrer de todo o ano. Assim, a aplicação do questionário sobre comportamento vai nortear a tomada de decisões para melhorar os níveis comportamentais dos alunos.

Entendemos que a educação deve ser instituída com a participação efetiva de pais e escola. As reuniões já fazem parte da realidade de nossa escola como algo harmonioso e um centro de soluções para vida escolar de nossos alunos.

Sabe-se que a educação perpassa tanto o ambiente escolar quanto o familiar. A interação entre ambos é muito importante para o sucesso do processo ensino-aprendizagem. Por isso mesmo, quando aplicamos questionários aos pais queremos fazer levantamentos precisos sobre as opiniões e posições dos pais ante as questões que envolvem a escola, a educação e os processos de ensino aprendizagem.

Os pais que participam das reuniões na escola conhecem e acompanham melhor o trabalho da escola e, além disso, supervisionam os estudos, o cumprimento de tarefas e também os progressos e dificuldades de seuS filhos. Essa participação na vida escolar possibilita uma revalorização do saber e os filhos compreendem que estudar é importante. Tendo mais contato com o trabalho que a escola desenvolve, os pais compreendem melhor as dificuldades e os empecilhos que existem no processo de ensinar e aprender, tornando-se mais aptos a colaborar.

E há um resultado positivo, que é indireto, que, quando demonstram confiar na escola, os pais ajudam a reconstruir a autoridade do professor, hoje um item fundamental para que a aprendizagem possa ocorrer. Pois quando os alunos não confiam e/ou não respeitam os docentes, não aprendem. Os questionários, então, são ferramentas que nos ajudam a ouvir as famílias, compreender os anseios e tomar decisões para melhoria da escola.

Sabe-se o quanto é importante a participação dos pais dos alunos no desempenho escolar e que a comunidade tem um papel importante na construção da autonomia da escola, porque essa ocorrerá na medida em que a escola esteja a serviço dos interesses autênticos da população.

Os pais e os alunos, como usuários da escola, são capazes de apontar problemas e dar sugestões para a resolução dos mesmos. Em nossa escola, compreendemos que a participação dos pais não deve ser encarada como sendo debilidade, último recurso quando as coisas não andam bem (mau comportamento ou notas baixas), ou como necessária apenas nos eventos festivos promovidos pela escola.

A interação é uma possibilidade de enriquecimento mútuo e de ampliação do espaço democrático na escola. O aluno cuja família participa de forma mais direta no cotidiano escolar, apresenta um desempenho superior em relação a que os pais estão ausentes do seu processo educacional.

Ao conversarem com o filho sobre o que acontece na escola, cobrarem dele e ajudarem a fazer o dever de casa, falarem para não faltar à escola, tirar boas notas e ter hábitos de leitura, os pais estarão contribuindo para a obtenção de notas mais altas. Além disso, reduz a evasão escolar e a depredação da escola.


QUESTÕES:
Analise a sua prática pedagógica e relate em que momento o assunto abordado no texto influencia  e interfere em suas aulas.



Como profissional da educação, qual sua opinião sobre o assunto abordado no texto?

19 comentários:

  1. Em primeiro lugar, a quantos pais nos referimos que participam das reuniões pedagógicas? São os pais dos filhos que apresentam problemas que aparecem nas reuniões pedagógicas? As ações só terão alguma validade se forem acompanhadas pelos pais dos alunos que, recorrentemente, apresentam problemas dentro da sala de aula, seja por indisciplina ou por dificuldade de aprendizagem.;

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    1. Temos obervado que os pais desses alunos também têm aparecido na escola.
      Ás vezes demoram, mas aparecem e sao notificados dos problemas.
      Mas como, geralmente, sao familia com inúmeros outros problemas, acabam nao ajudando a resolver os problemas escolares dos filhos. Sendo que esses problemas sao originados lá mesmo, na família.
      Porém, o bacana é que ainda temos uma maioria em nossa escola que estao acompanhando.

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  2. A presença e participação dos pais na escola, acompanhando o desempenho dos filhos e também outras atividades relacionadas ao processo é, como sabemos, imprescindível. Historicamente essa participação, bem como outras responsabilidades, a julgar pelo modo que agem determinados alunos, deixam a desejar. Conforme levantou a Prof. Margarete e é reafirmado a cada ciclo de reuniões bimestrais que realizamos com pais, normalmente participam e ouvem nossas orientações e lamentações, os pais dos alunos ditos"bons". Em se tratando do Zardo, vejo o processo com esperança e otimismo e digo isso pensando nos últimos 20 anos vividos alí. Em nenhum dos períodos anteriores os pais foram chamados a participar com tanta insistência, regularidade e organização. E também nunca participaram tanto quanto participam atualmente. Não importa se são na maioria pais de alunos que não incomodam, pois as informações circulam e todos sabem que a oportunidade existe e, portanto, estamos fazendo nossa parte como instituição. Além do mais os casos pontuais são tratados de outras maneiras, uma vez que a equipe pedagógica está organizada, com pedagogos designados para funções específicas, uma delas convocar e atender pais. Mágica sabemos que não existe. Continuemos na luta que certamente a participação dos pais será cada vez maior. As coisas podem dar certo sim. O que vem acontecendo ultimamente, bem debaixo dos nossos olhos prova isso.

    Prof. Damasceno - HISTÓRIA

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    1. Legal, professor Damasceno.
      Realmente nao há nenhuma açao pedagógica que possa traduzir em soluçoes definitivas a questao de pais que nao acompanham seus filhos adequadamente.
      Porém, as açoes empreendidas em nosso colégio têm nos ajudado a amenizar situaçoes e problemas que seriam bem piores sem essas atividades para pais.
      Nao podemos cruzar as maos e nos entregar ao fatalismo.
      Temos de trabalhar e ir ajustando as soluçoes possíveis.

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  3. No boletim seguir uma plataforma maior de informações para os pais, como a: atenção do aluno nas aulas e preocupação com o conteúdo. Só a nota fria sem uma interpretação não condiz com o nosso mundo de informações de hoje. Uma nota geral conforme o conselho de classe dos professores optarem por sim e não diante de uma nota de 1 a 10 que seja a quantidade de 10 professores deste aluno. É uma nota de sensibilidade do professor com seu olhar atento ao desenvolvimento do aluno. E cuidar desta sensibilidade do professor para que mecanismos alheios a boa condução do propósito educacional não prejudique aquilo que os professores tem de melhor. Porque um aluno bem educado e uma escola de boa formação é o prêmio de todos. É uma parceria de mãos dadas de um organismo saudável.

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  4. Legal, professor... É algo para repensarmos.
    Mas a entrega do boletim, em nossas reunioes, está atrelada a uma sensibilizaçao de como nossa escola funciona e o q esperamos das famílias.
    Ja avançamos nisso e temos reduzido algumas problemáticas em razao disso. E isso é bom!
    Mas podemos ajustar com açoes pedagógicas para maior sensibilizaçao das famílias.

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  5. A Escola está em fase mudanças de paradigmas e não pode ser o seio de alienação, reunião de pais tem como objetivo de fomentar uma maior participação da família nas atividades letivas e de compartilhar as normas da Escola para obter apoio dos pais. Tenho observado ao longo dos tempos na educação que os pais querem um espaço para manifestarem as suas falas o desejo de contribuir com a Escola no fortalecimento do compromisso dos filhos com os estudos, numa clara integração, individuo, escola, sociedade e a família que é o pilar de sustentação, entende-se aqui nos últimos tempos, a família de filhos criados pelos avós, pelas tias, pelos pais e somente pelas mães. Não há como não parafrasear Paulo Freire, quando ensina que: “o ser cidadão, é o ser político, capaz de questionar, criticar, reivindicar, participar, ser militante e engajado, contribuindo para a transformação de uma ordem social injusta e excludente.” Se traz a luz da escola pública, com seus múltiplos níveis e modalidades, que tem a premissa básica a formação de um cidadão, através da construção de conhecimentos, desenvolvimento de atitudes e instituição de valores, que unidos, possibilitem que cidadão o seja solidário, crítico, ético e participativo a reunião de pais ao meu ponto de vista se encaixa neste propósito, e o interessante é que o momento desta entrega de notas estamos valorizando também o aluno como um ser participativo, e uma família que acompanha essa caminhada, e não só uma nota em si. Na reunião de pais estamos reconstruindo esse elo que a muito foi esquecido ou seja reeditando o afeto, reafirmando a autoridade da escola .
    Prof. Claudia F. dos Santos – Disciplina de Gestão de Resíduos SGA e coordenadora Curso técnico em Meio Ambiente.

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  6. Texto: Reuniões de Pais / Responsáveis na Escola
    Prof. Deisi Oliveira Carvalho
    Disciplinas: Prát. Sec / Cerimonial e Protocolo/ Gestão de R.H./ Empreendimento e Marketing
    Comentário:
    1) Sem dúvidas a influência/participação da família junto ao aluno é uma questão facilmente percebida em minhas aulas, sei certinho quem “disponibiliza” deste carinho exigente, porém com grau de preocupação de ajudar e porque não dizer “de somar”, já que ao participar da vida deste aluno, o responsável esta estimulando e desejando um futuro melhor a este adolescente ou a sua esposa. (tenho 3 alunas em que os marido são o mais incentivador na formação educacional).
    É percebido por mim que alunos com a presença e estimulo da família o desempenho escolar é melhor; porém na medida do possível procuro auxiliar e envolver a aluna que não tem o mesmo apoio e incentivo de seus familiares à preocupar-se com sua formação profissional, cujo o objetivo é mudar positivamente o rumo de sua vida.

    2) Trabalho em outra escola e é visível que a prática adotada aqui no Colégio Francisco Zardo, é maravilhosa - ao que refere-se a Reunião de Pais ou então chama-los sempre que necessário; onde a equipe pedagógica não adota tal procedimento, as dificuldades são ainda maiores...
    Aqui no Zardo, esta prática foi adotada mesmo na época onde não dispúnhamos do mesmo número que atualmente temos de pedagogos, o caracteriza como um trabalho ardo e a longo prazo, já que a cada ano a clientela é diferente e traz realidades e problemas diferentes, porém nós professores não nos sentimos totalmente sozinhos para sanar tais problemas quando envolve o estimulo do aluno a dedicar-se aos estudos e/ou falta de respeito, mas sim, sabemos que é um trabalho conjunto – professor/aluno/família/equipe pedagógica.
    A preocupação de ligar, chamar, comunicar os pais sobre a importância de sua participação para nos auxiliar na educação, respeito e conhecimento de notas, etc. não ocorre somente com alunos do ensino fundamental, mas também do ensino profissionalizante, afinal mesmo sendo “adultos” a família precisa saber o que se passa com seu filho, esposa ou esposo, o que nos assegura ou pelo menos previne que o mesmo não irá evadir-se da Escola.
    Quanto ao texto, o resultado é o que sabemos, o que o pais desejam é uma escola preocupada com seu filho e querem saber a respeito do que acontece aqui, pois muitas vezes questionam ao filho em casa e o mesmo informa que esta tudo bem... Não é por aí, poucos nem sabem na verdade o comportamento que seu filho tem na escola e se surpreende do que veem ou do que é descrito. Na realidade o ser humano só funciona com limites e regras e disso todo mundo quer, gosta e apoia.

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    1. Realmente Profª Deisi os pais desejam uma escola preocupada com o filho. Pois quando entramos em contato com o responsável independente do ocorrido a manifestação dos mesmos é de agradecimento.
      Posterior a isso muitas vezes o aluno diz: você ligou para o meu pai, como quem diz, e agora tenho que melhorar.
      Vale a pena ressaltar que o nº de profissionais atuando na pedagogia certamente faz a diferença.

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  7. A indisciplina dos alunos e a falta de interesse de alguns deles é o grande enpecilho para o professor em sala de aula e nos laboratórios. Realizando reuniões e informando aos pais sobre o comportamento de seus filhos a escola dá um grande passo para melhorar esta relação entre professor e aluno.


    Eu acredito que é através de reuniões com pais que a escola pode ter um aluno menos indisciplinado, pois ao saberem do trabalho que a escola vem desenvolvendo os pais podem cobrar mais de seus filhos.

    Prof. Marcos Mazetti
    Informática

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    1. Temos observado que a participação da família em nossas reuniões está bem satisfária, tanto quantitativamente como qualitativamente.
      Esta relação escolaxfamilia é necessária e fundamental para o bom desempenho do nosso aluno e para escola também.

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  8. A presença dos pais nas reuniões escolares fortalece o elo entre escola e a família.É neste espaço e momento que se discute e se percebe a importância da família junto ao desempenho do aluno. Vivemos numa época em que a preocupação com os meios de sobrevivência , manter o conforto do lar ou mesmo garantir as necessidades básicas de uma família os pais têm uma jornada de trabalho extensa e as poucas horas livres não são dedicadas aos filhos no acompanhamento escolar.Portanto a escola proporciona esse encontro de pais para que seja não apenas uma reunião de carácter pedagógico mas um momento de livre discussão e integração de pais e filhos contribuindo para a melhoria dos mesmos não só na escola mas os laços afetivos na família. Esta semana tive um exemplo de família presente, recebi de um pai de aluno, ensino médio, um bilhete comunicando o motivo pelo qual o aluno esteve ausente e da entrega do trabalho naquele momento. Esta atitude de preocupação também mostra a participação da família.
    Profª Rose Mary / Geografia

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  9. Certamente Profª Rose Mary este elo é de grande valia e faz muita diferença ao desempenho do aluno.
    Nossas reuniões são planejadas e executadas com objetivos muito claro e sempre pensando nesse contexto social que a profª descreveu, proporcionamos 2 reuniões toda noite durante a semana de reuniões e 1 no sábado para aqueles que não tem "tempo" durante a noite.

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  10. O problema de indisciplina dos alunos já começa em casa, onde os pais muitas vezes não tem a orientação correta para a educação de seu filho, deixando para que o mundo o eduque. O problema se agrava no ambiente acadêmico onde estes mesmos pais não acompanham o desenvolvimento de seu filho até que chegue à situação de uma reprovação.
    Acredito que o trabalho dos pedagogos é muito importante para que este tipo de situação não aconteça, tomando as providências necessárias o mais cedo possível. É nosso dever também como professores conversarmos com os pais e alunos explicando a importância da educação e respeito para o desenvolvimento pessoal.

    Prof. Diego Lopes da Cruz / Informática

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  11. Em qualquer atividade laborativa exige-se comprometimento com o que se faz. O que se espera sempre é o bom resultado. A Instituição de Ensino comprometida, busca com afinco, maior integração entre Família e Comunidade Escolar. Percebe-se que o Colégio Francisco Zardo, não mede esforços para que essa prática seja uma constante. Prova disso, conforme calendário, teremos ainda duas reuniões previstas no ano letivo corrente, e é com esse esforço contínuo, que buscamos alcançar os resultados esperados.
    O diálogo entre família, educandos e professores faz-se necessário porque é condição imprescindível na prática pedagógica em busca de melhorias, de qualidade de ensino. Sabe-se que um dos maiores desafios para nós professores é tornar o Espaço Escolar cada vez mais atrativo, interessante para os educandos. Dentro dessa perspectiva vale lebrar o que Paulo Freire diz: " O professor tem o dever de dar suas aulas, de realizar sua tarefa docente. Para isso, precisa de condições favoráveis, higiênicas, espaciais, estéticas, sem as quais se move menos eficazmente no espaço pedagógico". O Colégio proporciona esse espaço, o que favorece a aprendizagem.
    A Família participativa, corpo docente e direção comprometidos, torna-se a prática educativa promissora e eficaz. Para se chegar a bons resultados precisamos da participação de todos. Assim os desafios serão superados e os resultados virão naturalmente.

    Prof. João Vianei Braga / Filosofia

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  12. Em minha opinião é de fundamental importância a participação dos pais no processo de ensino aprendizagem, pois os pais estarão sendo orientados sobre o desenvolvimento intelectual do mesmo, e se este apresentar alguma dificuldade na aprendizagem, os mesmos serão orientados de como ajudar o seu filho, quais profissionais poderão consultar. Quando os pais demonstram interesse pelo filho este se torna mais confiante em si e incentivado a estudar. Pais atuantes não estão apenas ajudando o seu filho, mas muitas vezes acabam ajudando a escola numa tomada de decisão do próprio ensino-aprendizagem.

    Aluno incentivado e motivado pelos pais demostra interesse pelos estudos, tira boas notas, e o professor se sente realizado e motivado. Se o aluno não tem esta motivação se torna um problema sério, pois não demonstra interesse pelos estudos tornando-se indisciplinado.

    Dirlene Zampieri / Química

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  13. A participação dos pais é fundamental para a melhoria da aprendizagem na escola, pois reflete na disciplina e também no desenvolvimento das atividades escolares. Percebe-se que quando pais e professores fazem uma parceria o educando melhora o seu desempenho.
    Nota-se que a reunião com os pais e as conversas individuais estão auxiliando a maioria dos alunos, e como pais desestruturados acabam atrapalhando o processo pedagógico, e necessitam de orientações.
    Andreia - Biologia

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  14. Ainda acredito numa dialética que etapas devem ser superadas. Concordo com a participação dos pais dos alunos na construção de sua educação. Este não é um discurso novo. Como também sabemos que muitos pais não participam deste propósito. A pedagogia, os professores, os pais e a escola têm conhecimento destes fatos. E constar no boletim a avaliação do convívio social do aluno na escola, juntamente com o seu grau de atenção e desempenho deve ser levado em conta para romper o distanciamento da escola com a família. Uma conversa apenas serve para amenizar no momento. Um acompanhamento em forma de nota no boletim mantem uma regularidade e adianta etapas. Como isto vai ser feito pode ser refletido, de forma dinâmica e eficiente sem medo de ser feliz. Acredito que este é o principal conflito de entendimento da escola com os pais na formação dos filhos. A escola têm que perceber o novo momento dos alunos que hoje estão inserido num mundo da comunicação e com eles têm elementos que permitem uma vantagem que muitas vezes a escola não acompanha, com procedimentos, não percebendo o novo momento.
    A nota nas disciplinas é muito pouco perto daquilo que o aluno deve levar da escola. E se existe valores e eles geram conflitos, nada melhor do que identificar e criar mecanismos para que os pais tenham ferramentas para perceber como os seus filhos estão percebendo o mundo do conhecimento. Indicar de forma subjetiva que um aluno está com problema é um equivoco que pode levar os pais a um engano. O convívio do professor com o aluno é grande e ele pode participar de forma mais decisiva na sua educação.

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  15. É uma boa ideia... e uma reflexao interessante.
    O boletim segue as normas de nota fria... nada mais.
    Tudo o que interpreta o boletim vem das informaçoes da pedagogia da escola e dos professores.
    Para mudar isso, experiências existem com boletins de acompanhamento do aluno, com pareceres descritivos.
    Teríamos de reelaborar o sistema avaliativo para alterar isso.
    Quem sabe um dia?

    Em tempo: Legal que tenha participado de nossas discussoes, professor Carlos!

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