segunda-feira, 30 de abril de 2012

INDISCIPLINA: O QUE FAZER?

No artigo anterior abordei uma questão muito séria que é vivenciada diariamente dentro das salas de aula de todo o país: a indisciplina e desrespeito dos alunos para com os Professores, funcionários da Escola e com os próprios colegas de classe.
Foi relatado também que a indisciplina é legitimada e autorizada pelos meios de comunicação com programas permissivos e principalmente por pais negligentes. Dentro deste cenário frouxo e tão flexível onde prevalece e se dá bem sempre aquele que tem o perfil mais “descolado” e por “descolado”, leia-se “ o mais indisciplinado, arrogante, grosseiro e mal educado”, é de se esperar que a moeda chamada “caráter”, “ valores morais”, esteja tão difícil de ser encontrada e por esta razão Professores do país inteiro se veem sem estratégias para combater esse mal.
Infelizmente, a falta de estratégia está potencializando o problema da indisciplina e a legitimando dentro da Escola. Isso mesmo! Os próprios Professores estão, inadvertidamente, potencializando a indisciplina quando assumem algumas posturas , acreditando que estão combatendo o problema:
0) Gritar, advertir, enviar para Coordenação e aplicar suspensão continuamente, o que acaba banalizando a situação de tal modo que muitos alunos já nem se importam mais e até debocham disputando, uns com os outros, quem terá mais suspensões no final do bimestre.
1) Tratar a questão com indiferença e fazer de conta que não se importa e deixar “rolar”
O ser humano tem vários mecanismos de defesa para “blindar” o emocional e preservar a sua integridade quer seja física, psicológica, etc. Um deles é ignorar determinadas situações, tratando-as como de menor importância e significado tentando assim minimizar o impacto que as mesmas provocam. É uma estratégia também para fazer com que o outro acredite que o que está fazendo não o está afetando.
Porque não funciona? Na verdade ela funciona sim, mas de modo inverso: esta postura diz “ continuem fazendo, pois não moverei um dedo para impedir, estou muito cansada para perder o meu tempo com vocês”. Para os que querem estudar e esperam que você faça algo esta postura também fala e diz o seguinte: “ quanto a vocês, conformem-se, pois não posso fazer nada”. Ou seja: os dois grupos são deixados a revelia.
2) obrigar os pais e alunos, por meios legais ou com medidas enérgicas e ameaças a tomar providências
Não fazer nada é quase tão nocivo quanto abertamente declarar guerra. Entrar em confronto direto é o pior dos cenários, pois medir forças não leva a solução dos problemas, já que os envolvidos estão apenas preocupados em apontar culpados e levantar justificativas isentando-se assim das responsabilidades que lhe cabem.
O real enfrentamento dos problemas só ocorre quando todos abrem-se para negociar a questão e para isso é preciso aceitar fazer concessões e estarem abertos para fazerem mudanças, acatarem novas perspectivas e aceitarem novas direções, isso exige humildade e maturidade. Será que os Pais dos seus alunos estão nesse nível ? Será que você está ?
3) não fazer nada e esperar outros tomarem atitude
“ Vamos esperar que os Pais façam alguma coisa !” “Vamos esperar que o Diretor expulse esse aluno!” “ Vou esperar que o Coordenador aplique uma suspensão no aluno ! “ “Vou esperar a aposentadoria chegar e então eu me livro de tudo isso.”
Quando a “lei do mínimo esforço” entra em ação além de potencializar a indisciplina já existente ainda cria alunos procrastinadores e preguiçosos. Esta postura revela um comportamento medíocre e incita os alunos a fazerem algo.
4) mudar de profissão devido ao esgotamento nervoso
Muitos Professores chegam nesta condição quando já percorreram as situações descritas nos itens 0, 1, 2 e 3. Tudo isso por quê? Falta de ferramentas adequadas para lidar : com alunos, com o sistema educacional, com as famílias, com alunos infratores, com a violência no entorno das Escolas e um sem número de situações que envolve o ato de educar e de ser Educador.
Quero que você faça a seguinte reflexão: Médicos e Enfermeiros que tratam pacientes terminais com o vírus HIV precisam tomar as devidas precauções para não se infectarem com o vírus, para isso há vários procedimentos que precisam ser seguidos para que não haja contágio e assim é em várias profissões e situações.
O Educador também lida com situações de alta periculosidade para sua saúde física, mental e emocional, então porque não ter procedimentos ? Por quê entrar desavisadamente na sala de aula ?
Infelizmente, estas são as posturas mais comuns utilizadas no dia a dia dentro da Escola, onde vários Professores acreditam estar combatendo a indisciplina na sala de aula, o fato é que a indisciplina em muitos casos até piora. O que fazer então ?
5) criar estratégias para minimizar, contornar ou corrigir uma situação
Estratégias só poderão ser criadas quando temos as ferramentas corretas para tal. Isso só ocorre quando buscamos o conhecimento e adquirimos novos aprendizados, que extrapolam o diploma universitário.
Veja abaixo algumas sugestões de novos caminhos que o Professor precisa trilhar para adquirir essas novas ferramentas:
- aprender como desenvolver um gerenciamento efetivo da sala de aula envolvendo tempo, rotina, disciplina e consequência
- aprender e dominar práticas de ensino diversificadas
- implementar procedimentos didáticos e metodológicos em todas as aulas
- aprofundar conhecimentos sobre o funcionamento/interesses de cada faixa etária
- ao lidar com jovens e adultos aprender sobre pressupostos da Andragogia
- aprender sobre mediação de conflitos e criar grupos em cada turma
- levar os conflitos do dia a dia da Escola e/ou Comunidade para debate em sala
- ter coerência nas ações e respeito entre os membros da equipe escolar
- priorizar e participar da educação continuada dentro e fora da Escola
- solicitar orientação individual quando necessário
- aceitar ser cobrado e responsabilizado pelo cumprimento e/ou negligência dos seus deveres
- mobilizar entidades de classe para que incluam na pauta de reivindicações alteração na legislação existente, prevendo sanções e penalidades severas para alunos e Pais que tratarem com desrespeito o Professor e que estejam impedindo o Professor de realizar o seu trabalho.
O Professor não é o vilão e também não é o “salvador da pátria “. Cabe ao Professor guiar, apontar caminhos. Todos seguirão ? NÃO ! Porém é preciso que os alunos saibam que você está acima da mediocridade.
O maior inimigo do Professor não é a indisciplina e nem o aluno. O maior inimigo é a ingenuidade de acreditar que é possível entrar em uma sala de aula e educar apenas com o diploma nas mãos.

 (Roseli Brito)

segunda-feira, 23 de abril de 2012

ABERTURA DOS JOGOS ESCOLARES


Na quinta-feira, dia 19 de abril, ocorreu a abertura da fase regional da 59ª edição dos Jogos Escolares do Paraná (JEP).
Cerca de 1.500 estudantes de 12 a 17 anos representando 79 escolas públicas e particulares de Curitiba lotaram a Praça Oswaldo Cruz, no centro da cidade.
As competições acontecem de 20 de abril a 27 de maio em diversas praças esportivas da capital paranaense.
Durante a abertura, além do tradicional desfile das escolas, do acendimento da Pira Olímpica e do juramento do atleta, houve diversas apresentações artísticas e da Banda do Colégio da Polícia Militar.
De nossa escola, participaram estudantes atletas acompanhados pelo professor Luis Cesar (Educação Física).

Já no dia 21 de abril, sábado, a equipe feminina de futsal estreou na competição.
Primeiro foi um susto quando o professor Cassio Trevisan chegou ao Colégio na hora marcada e apenas 3 atletas o esperavam.
Após 5 minutos chegou a quarta integrante, porém sem a cédula de identidade.
Mas tudo foi resolvido e foram para a esperada estreia.
O jogo aconteceu no Bairro Novo e apesar de jogar o tempo todo com uma atleta a menos o Zardo ditou o rítmo do jogo e ao final do primeiro tempo já vencia por 5 a 1, com direito a perder um penalti.
No segundo tempo atropelaram a equipe do Colégio Estadual Isabel Lopes e estabeleceram um placar final de 11 x 1. Participaram deste feito: Ana, Barbara, Mariele e Lauriane.
Parabéns as atletas e ao professor Cassio Trevisan.



quinta-feira, 19 de abril de 2012

ARTE NO BARRO - PROFESSORA MARILISE

O estudo em Arte, neste primeiro bimestre de 2012 foi sobre a Arte Popular.
O carnaval, considerado por muitos como a maior ópera popular, as marchinhas, os sambas das escolas estão agora no repertório dos 7ºs anos, aumentando assim sua percepção de mundo e, consequentemente, a cultura e a informação.
Outro enfoque na área da cultura popular foi dado com o estudo das obras de Heitor dos Prazeres e Mestre Vitalino, este último considerado um dos maiores ceramistas populares nascido no Nordeste do Brasil.
Desde cedo, aos 5 anos, olhando sua mãe fazer utensilios domésticos de barro, o qual era retirado do rio Ipojuca, Vitalino também fazia suas pequenas esculturas em barro.
Com o passar do tempo, suas pequenas esculturas foram tornando-se mais famosas que os utensílios de sua mãe.
E assim ele tornou-se um ceramista, traduzindo na sua obra os costumes do povo de Caruaru.
A exemplo disso, os alunos também fizeram uma pequena produção em barro, criando pequenas esculturas.
Tudo aconteceu nas aulas de Arte, orientados pela professora Marilise.
O resultado do trabalho você vê aqui.












DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL - PROFESSOR EUCLIDES



Nos dias 17 e 19 de abril, os alunos do 4º ano, do curso Ténico em Meio AMbiente - Integrado - Noite, assistiram ao filme: "A Era da Estupidez."
A atividade foi conduzida pelo professor Euclides, na disciplina de Monitoramente Ambiental.
O filme, “A Era da Estupidez”, mostra a que ponto chegou a destruição ambiental no mundo e alerta para a responsabilidade de cada indivíduo em impedir a anunciada catástrofe global. Misturando documentário e ficção, o filme é estrelado pelo ator indicado ao Oscar, Pete Postlethwaite, que interpreta um velho sobrevivente no devastado mundo de 2055.
Ao analisar cenas das muitas tragédias ambientais ocorridas no início do século 21, ele se pergunta por que os seres humanos não se salvaram quando ainda tinham a chance.

Após o filme, os alunos realizarão um debate sobre Desenvolvimento Sustentável no dia 03 de maio.

Clique na imagem desta postagem e veja o trailler do filme.



A Era da Estupidez
Titulo Original: The Age of Stupid
Gênero: Documentário
Duração: 92 min.
Origem: Reino Unido
Estreia: 22 de Setembro de 2009
Direção: Franny Armstrong
Roteiro: Franny Armstrong
Distribuidora: MovieMobz
Ano: 2009

quarta-feira, 18 de abril de 2012

JOVEM CURITIBANO



O "Jovem Curitibano Regional" é uma ação descentralizada promovida pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude.
É um evento implementado na agenda de atividades de esporte e lazer de Curitiba, que acontece em parques e praças que possuem infraestrutura compatível com as necessidades para a realização e programação do evento, alinhadas com o comportamento, hábitos e atitudes dos jovens, alicerçando-os para a prática de atividades saudáveis e retirando-os de ações maléficas que interferem no seu convívio com a sociedade.
A proposta da ação, reúne o desenvolvimento de várias atividades como skate, muro de escalada, manifestações de dança de diversas modalidades, disponibilização de diversos brinquedos radicais, oficinas esportivas promovidas por atletas curitibanos incentivados pela Lei de Incentivo Municipal.

Os alunos do Ensino Médio de nossa escola estão sendo convidados a participar da atividade.
São os alunos monitores que estão fomentando a ideia na sala de aula
.




Será dia 29 de abril, no Parque Tingui, das 14 às 18h.


MOMENTO CÍVICO

O amor à Pátria e o respeito pelos Símbolos Nacionais são cultivado em nossa escola.
Uma vez por semana, na segunda-feira, na segunda aula, em sala de aula, alunos e professores se colocam em posição de sentido para a execução do Hino Nacional.
O Hino é executado por meio do sistema de som da escola.




Alunos do 8ºA - tarde

Alunos do 9ºA - tarde
Alunos do 9ºC - tarde


PROJETO DE CIÊNCIAS E GEOGRAFIA

PLANETA TERRA

O trabalho foi realizado de maneira interdisciplinar com as turmas dos 7º anos B e C (tarde), abordando o conteúdo estruturante de astronomia.
Os conteúdos específicos abordados foram: o planeta Terra e sua localização no espaço, movimentos de translação e rotação, eixo inclinado, formação do planeta, evolução, constelações e satélites naturais, formação e divisão dos continentes, mares e oceanos, assim como também, as estações do ano, o dia e a noite, eclipses.
Foi utilizado o programa denominado “Stelarium” com o uso de equipamento multimídia.
O objetivo foi possibilitar aos os alunos a assimilaçao de maneira concreta e visual do que foi ministrado em sala de aula.
Para auxiliar o entendimento dos conteúdos, os alunos apresentaram maquetes esféricas da representação do planeta Terra com a divisão dos continentes, mares e oceanos, paralelos e meridianos para que pudessem compreender melhor a demonstração no programa “Stelarium” no auditório.
Conforme relato dos alunos, a atividade foi bastante agradável e proveitosa, proporcionando a compreensão e um melhor entendimento do conteúdo proposto.
Eles gostaram muito de realizar a atividade, ainda mais por serem auxiliados, também, pelos familiares, que, aliás, também ficaram surpresos com a iniciativa de como foi trabalhado o devido conteúdo, proporcionando um rendimento na aula e compreensao clara dos conteúdos.




Professores Rogério Larini (Ciências) e Solange Froguel (Geografia)


terça-feira, 17 de abril de 2012

VISITA DO SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO

Dia 17 de abril de 2012 tivemos a visita do Secretário de Educação, Flavio Arns, para conhecer melhor a escola e as suas necessidades.



O Secretário foi recebido pela Diretora Geral, Profª Naterci de Souza, e sua equipe.



O Secretário e sua equipe foram conduzidos pela Diretora para o interior da escola, momento no qual algumas questões já foram sendo apresentadas: as melhorias estrutiurais promovidas pelo incansável trabalho da diretora, equipe e comunidade.

Ainda no corredor de entrada, a diretora apresentou questões urgentes de necessidade da escola como a construção de rampas de acesso para deficientes, reforma total da cozinha e dos banheiros dos alunos.


No Auditório do Colégio todos assistiram a uma apresentação de imagens que mostram a evolução que a escola foi tendo por meio da gestão da diretora Naterci.



O secretário visitou uma turma (7ºA, professor Italo), conversando e interagindo com os alunos.




Em seguida, visitou os banheiros e a cozinha, percebdno in loco o que é necessário ser modificado.



Uma visão geral da escola foi sendo descrita e apresentada o panorama geral da escola.



Foi servido um café ao Secretário e sua equipe, sendo que a apresentação das necessidades da escola e a evolução continuaram sendo apresentadas.



Na sala da Diretora, o Secretário ouviu as reinvindicaçãoes, sendo entregue o processo de solicitação de construção de rampas de acesso a deficientes.



O Secretário comprometeu-se em encaminhar os ajustes para as melhorias necessárias, bem como a complementação de pessoal na área de serviços gerais.





Encerrada a visita, ficou a expectativa de que as melhorias sejam realmente efetivadas.






segunda-feira, 16 de abril de 2012

PROJETO DA DISCIPLINA DE LÍNGUA INGLESA


Neste mês iniciaremos um projeto disponibilizado pelo British Council, que é uma organização sem fins lucrativos que atua em mais de 100 países e tem como objetivo fortalecer os laços entre o Reino Unido e os países onde está presente através da construção de relacionamentos mutuamente benéficos em: Artes, Educação, Esportes e Inglês.
O projeto escolhido, dentre outros disponibilizado pela organização Britânica, denomina-se “Great Personalities” (Grandes Personalidades) e faz parte do programa do “Connecting Classrooms”, que promove o intercâmbio cultural entre estudantes de diferentes países.
Os projetos promovidos pelo Conselho Britânico são temáticos e a troca de materiais produzidos pelos alunos é disponibilizada em uma plataforma online pelos professores, que também compartilham experiências sobre a prática em sala de aula.
Este projeto envolverá os alunos dos Terceiros anos do Ensino Médio e Técnico Informática Integrado, em uma pesquisa sobre as maiores/mais importantes personalidades de nossa região/país que colaboraram para construir um mundo melhor. Os estudantes irão elaborar as biografias destas pessoas e publicá-las no espaço para compartilhamento de atividades, disponível em http://schoolsonline.britishcouncil.org/great-personalities-project-space .
Eles irão posteriormente visualizar as biografias produzidas por outros estudantes, estimulando-os a conhecer também outras personalidades importantes em todo o mundo.
Após realizarem a pesquisa, o compartilhamento através do Blog Oficial do projeto será uma grande oportunidade para que possam mostrar a estudantes do mundo todo algumas das biografias de pessoas que marcaram a história regional e nacional, bem como terão acesso ao que os alunos de outros países publicarão sobre as personalidades das suas respectivas origens.
Como atividade de extensão, após todo o processo de intercâmbio cultural online, os alunos serão convidados a escreverem as suas próprias biografias, aproveitando este momento para trabalhar sua identidade e desenvolver suas habilidades de escrita.
Os estudantes poderão pesquisar mais sobre as suas próprias histórias e as dos seus pais, trazendo fotos deles e de sua família para ilustrar o texto.
Uma atividade como esta faz o resgate da identidade, mostra aos pais um pouco da história dos seus filhos a partir da visão que eles têm de si e da família, valoriza a produção que eles fazem, estimulando a escreverem outras e aproxima os pais dos seus filhos e da escola.
No decorrer do processo estaremos atualizando esta página e mostrando como está a evolução das produções dos alunos, até o resultado final.



Prof Carmen Cinthia Beraldo Sekitani

VISITA DO SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO



Para que o governo do estado possa analisar a situação das escolas do Paraná, o Vice-governador e Secretário de Educação, Flavio Arns, tem realizado visitas às unidades escolares.


Dia 17 de abril, terça-feira, às 14h, ele estará em nossa escola, para conhecer melhor a nossa realidade e ouvir nossas necessidades.


REUNIÃO DA REDE DE PROTEÇÃO




Haverá reunião da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente em Situação de Risco para a Violência na terça-feira, dia 17/04, às 14h, na Unidade de Saúde de Santa Felicidade.


O QUE É A REDE DE PROTEÇÃO?

A rede de proteção é uma ação integrada entre instituições, para atender crianças e adolescentes em situação de risco pessoal: sob ameaça e violação de direitos por abandono, violência física, psicológica ou sexual, exploração sexual comercial, situação de rua, de trabalho infantil e outras formas de submissão que provocam danos e agravos físicos e emocionais.


COMO É FEITO O ATENDIMENTO?
O atendimento visa fortalecer os vínculos familiares, prevenir o abandono, combater estigmas e preconceitos, assegurar proteção social imediata e atendimento interdisciplinar.



PARA QUE EXISTE A REDE?
Contribui de forma integrada para a redução da violência contra a criança e o adolescente, principalmente no que se refere à violência doméstica e sexual.

COMO DENUNCIAR OS MAUS TRATOS CONTRA A CRIANÇA E O ADOLESCENTE?
Pelo telefone 156 - Central de Informações da Prefeitura e Disque Denúncia Nacional - 100
No Conselho Tutelar mais próximo de sua residência.
Nos Centros de Referência Especializados de Assistência Social - CREAS

quinta-feira, 12 de abril de 2012

VISITAS TÉCNICAS - CURSO DE MEIO AMBIENTE


Todos os elementos que integram o lugar, o espaço onde o homem vive, correspondem ao meio ambiente.
Ele se estende do fundo dos oceanos até o topo da troposfera e está dividido em meio natural e meio social.
Assim, estudam esses aspectos com mais detalhes, os alunos do curso técnico em Meio Ambiente.
Nossa escola oferece o curso em duas modalidade: Integrado (manha), sob coordenaçao da professora Célia e Subsequente (noite), sob coordenaçao da professor Claudia.
A seguir, o cronograma de visitas técnicas dos alunos:

02 DE ABRIL
Coordenadora Claudia acompanha o grupo de alunas do 3ºMA Subsequente ao Cefet, para palestra e visita técnica ao Escritório Verde.
Objetivo: Obter conhecimentos para construção do TCC (Sustentabilidade).

14 DE ABRIL
Coordenadora Claudia e Professora Josiane acompanham grupo de alunos 3ºMA Sub na instalação teste de uma cisterna de captação de água de chuva.
Objetivo: Obter conhecimentos para finalização dos estudos de estágios e TCC.

14 de ABRIL
Professoras Gilmara , Soraia e Vagna desenvolvem atividade prática de Paisagismo no canteiro central do Colégio com os alunos do 3ºMA Sub.

23 DE ABRIL
Professor Claudio Budel estará em visita técnica ao IAPAR, em Morretes durante o dia todo.
Participam da atividade os alunos do curso de Meio Ambiente Integrado (manhã) e Subsequente (noite).

28 DE ABRIL
Visita técnica em Paranaguá - Estrutura do Porto.
Professores: Sandra, Marcia Peixoto, Josiane, Alberto, Claudia, Marcos Mazete e Vilmar
45 alunos dos cursos de Informática, Administração e Meio Ambiente participarão da atividade.
Saída às 7h30 e retorno às19h.
Essa atividade equivale à carga horária de reposição do dia 15 de março (Paralisação).

LEITURA - LÍNGUA PORTUGUESA - PROFESSORA VAL

A leitura é um testemunho oral da palavra escrita de diversos idiomas.
Com a invenção da imprensa, tornou-se uma atividade extremamente importante para o homem civilizado, atendendo múltiplas finalidades.
A partir desse princípio é que a professor de Língua Portuguesa, Maria Valderice, desenvolve, toda quinta-feira, no turno da tarde, com os alunos de 6ºs e 7ºs anos, a atividade de leitura.
Na aula designada pela professora todo um clima é preparado para concentração, atenção e silêncio. Afinal, é através da leitura que se pode descobrir outros lugares, outros tempos, outros jeitos de agir e de ser, de outra ética, outra ótica.
Esse hábito saudável é uma excelente atividade de lazer e de exercício básico para compreensão do mundo.









2ª REUNIÃO DE MONITORES

A 2ª reunião de monitores ocorreu nos três turnos, na segunda aula do dia 11 de abril, na qual foi exposto, como tema principal, a questão do Pré-Conselho.
O Pré-Conselho de alunos é um documento no qual constam informações sobre o perfil da turma, problemas que estão acontecendo, dificuldades de aprendizagem, cumprimento dos prazos, entre outros.
Sobre as aulas dos professores é solicitado um parecer no qual as aulas e metodologia são avaliadas.
O prazo para o parecer ser entregue é dia 18 de bril, quarta-feira.
Após os assuntos serem abordados, os alunos assinaram a Ata de presença.

Nas fotos a seguir, a reunião com os alunos do período manhã.

Alunos do período Noturno participam da 2ª Reunião de Monitores.




15 MANEIRAS DE CONTRIBUIR COM A INDISCIPLINA EM SALA DE AULA



1- Falte com freqüência, chegue atrasado nas trocas de aula, saia inúmeras vezes de sala de aula;

2- Realize a chamada com conversas paralelas e barulho;

3- Grite e esbraveje sempre que quiser ser ouvido;

4- Use gírias, apelidos e palavrões;

5- Comente assuntos de sua vida pessoal, ou de programas populares de televisão, afinal “todo mundo assiste”;

6- Ao ouvir reclamações de seus alunos sobre outros prof./ou colegas, concorde, e aproveite para ressaltar outros defeitos;

7- Ao ser questionado sobre alguma regra da escola, diga que você não concorda também e que você não participou da proposta,ou foi “voto vencido”;

8- Permita o que outros professores não permitem, afinal você “é gente boa”;
9- Por qualquer motivo, chame por ajuda para controlar a turma, a presença do diretor ou pedagogo, “sempre impõe respeito”;

10- Ao ser questionado sobre um assunto de sua matéria que você não domina bem ou não lembra, desconverse e nunca mais toque no assunto;

11- Cumprimente seus alunos como se fossem da sua família, com beijos e abraços;

12- Se seus alunos não sabem um conteúdo tão fácil, culpe-os pelo desinteresse, culpe seus antecessores, e porque não, os Pais também;

13- Abra exceções sempre que achar conveniente;

14- Frequente, locais que seus alunos frequentam, vá as festas que te convidarem, ora, “fora do ambiente de trabalho, a vida é sua”;

15- E finalmente, - Deixe bem claro que você está ali fazendo um favor aos seus alunos, que você não precisa deste emprego.

ADAPTAÇÃO TEATRAL - 2ºE

No dia 12 de abril os alunos do 2ºE, tarde, coordenador pelo professor André, Artes, realizaram a apresentação das peças adaptadas Medeia e Édipo.
O aluno Andrew interpretou a Rainha Jocasta, disse que foi bastante divertido montar a peça, havendo muito riso dos demais.
A aluna Karin interpretou o Rei Laio e relatou que foi muito legal a prepraração e a apresentação.
Ocorreram vários ensaios, sendo o objetivo maior mostrar os aspectos da Comédia e da Tragédia.





2ª WEB CONFERÊNCIA: PRIMEIRO EMPREGO



Novamente nosso Colégio foi convidado para participar da Web Conferência.
É uma atividade direcionado aos alunos de cursos técnicos e demais interessados para agregar conhecimento de ordem profissional.

Dia: 02/05/03/2012
Local: TV Educativa (Auditório do Canal da Música) – Web Conferência organizada pela SEED-PR
Horário: 14h30 às 16h00Tema: “Estratégias para o Primeiro Emprego”
Participação: Alunos dos cursos técnicos da manhã e noite e alunos do ensino médio da noite.
Professora responsável pelas inscrições: Deise Oliveira Carvalho, Coordenadora dos cursos de Administração e Secretariado.
Custo: O curso é gratuito, mas a passagem do ônibus deverá ser paga até dia 16 de abril (R$6,00).

Os alunos também podem ir por conta prórpia.

HORÁRIO DO CONSELHO DE CLASSE

1º BIMESTRE - 23 DE ABRIL DE 2012

MANHÃ

GRUPO A

PED DILENE / PROF EVERSON
1ºA - 7H30 ÁS 8H
1ºB - 8H ÀS 8H30
1ºC - 8H30 ÀS 9H
1ªD - 9H ÀS 9H30
2ºA - 9H30 ÀS 10H
2ºB - 10H ÀS 10H30
2ºC - 10H30 ÀS 11H
2ªD - 11H ÀS 11H30
GRUPO B
PED FABÍOLA / PED MICHELE
3ºA - 7H30 ÁS 8H
3ºB - 8H ÀS 8H30
3ºC - 8H30 ÀS 9H
3ªD - 9H ÀS 9H30
1ºMA - 9H30 ÀS 10H
2ºMA - 10H ÀS 10H30
3ºMA - 10H30 ÀS 11H

TARDE
GRUPO A

6ºA - 13H
6ºB - 13H30
6ºC - 14H
7ºA - 14H30
7ºB - 15H
7ºC - 15H30
8ºA - 16H
8ºB - 16H30
8ºC - 17H



GRUPO B

9ºA - 13H
9ºB - 13H30
9ºC - 14H
1ºE - 14H30
2ºE - 15H
3ºE - 15H30
1ºINFO - 16H
2ºINFO - 16H30
3ºINFO - 17H



NOITE

GRUPO A

1ºF - 19H
1ºG - 19H30
2ºF - 20H
2ºG - 20H30
3ºF - 21H
3ºG - 21H30


GRUPO B

1ºINFO - 19H
2ºINFO - 19H20
3ºINFO - 19H40
1ºADM - 20H
2ºADM - 20H15
3ºADM - 20H30
4ºSEC - 20H45
1ºMA - 21H
2ºMA - 21H15
3ºMA - 21H30
4ºMA - 21H45



PROGRAMA SEGUNDO TEMPO E INCLUSAO



O Programa Segundo Tempo é mais um programa idealizado pelo Ministério do Esporte, destinado a democratizar o acesso à prática esportiva, por meio das atividades esportivas e lazer realizadas no contra-turno escolar. Tem a principal finalidade de colaborar para a inclusão social, bem-estar físico, promoção da saúde e desenvolvimento intelectual e humano, e assegurar o exercício da cidadania.
O programa caracteriza-se pelo acesso a diversas atividades e modalidades esportivas (individuais e coletivas) e ações complementares, desenvolvidas em espaços físicos da escola ou em espaços comunitários, tendo como enfoque principal o esporte educacional.

O PROGRAMA EM NOSSA ESCOLA

Em nossa escola o Programa é Coordenado pela professora Cristiane.
Dentre as atividades desenvolvidas, está a realizaçao da modalidade atlestismo dos alunos do Colégio Zardo com os alunos da Escola Especial Lucy Requião.
A Escola Lucy atende alunos com deficiência e nas quartas-feiras as atividades esportivas sao realizadas coletivamente.
A parceria do Colégio Zardo com a Escola Lucy inclui a utilizaçao da quadra esportiva nas segundas, quartas e sextas.
Segundo a professora Cristiane, a sua iniciativa em desenvolver coletivamente as atividade de atletismo tem sido muito interessante: "Estou colocando na prática o que minha pós tem na teoria, estou amando a inclusão, todos ganham com isso, os alunos do Zardo, os alunos da escola e nós professores."
As fotos a seguir, mostram o desenvolvimento das atividades no dia 04 de abril de 2012.











quarta-feira, 11 de abril de 2012

CAMPANHA PAZ TEM VOZ


No dia 04 de abriu foi realizado o lançamento do Paz tem Voz, segunda etapa da campanha Paz sem Voz é Medo, idealizada pelo Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCom).
A campanha, que iniciou em julho de 2011, propõe ações que podem ser colocadas em prática para diminuir a violência no Estado, disseminando a cultura da paz.
A segunda fase ensina sobre importância da denúncia como forma de combate à violência.
Na atividade há a participação da banda do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), composta por policiais do Batalhão da Patrulha Escolar Comunitária (BPEC).
A proposta é conscientizar os alunos por meio da música para desfazer a impressão de autoritarismo que muitos têm da polícia.
Nosso Colégio é uma das dez escolas de Curitiba selecionadas para receberem a atividade.
Será no dia 02 de maio, às 10h, na qual participarão os alunos das 6 turmas de 1º ano do Ensino Médio da manha.

terça-feira, 10 de abril de 2012

ORIENTAÇÕES DO CONSELHO DE CLASSE – 1º BIMESTRE 2012




O QUE É CONSELHO DE CLASSE?
Como sabemos, o que importa no processo escolar é um ensino adequado para aprendizagem do aluno. Afinal, como consta na legislação vigente (LDB 9394/96) é incumbência do professor: “Zelar pela aprendizagem do aluno”, que significa planejar e executar condições para as aprendizagens de todos os alunos, independente de seu comportamento.
Desse modo, Conselho de Classe é o “Momento de avaliarmos, assim como diagnosticar problemas e também soluções para que o objetivo principal (aprendizagem) se torne verdadeiro.” (Professora Márcia Peixoto – PPP 2012-2014).
Nesse sentido, organizamos pontos relevantes para orientações dos professores sobre o momento do Conselho de Classe.

PRÉ CONSELHO
1-Os professores monitores receberão a ficha do pré-conselho para conversar, discutir e analisar com os demais colegas professores o parecer geral de sua turma (Há turmas com mais de um professor monitor).
2- Na hora atividade anterior ao conselho de classe aproveitar para trocar informações com os colegas.
3- Reunião com os alunos monitores de turma com a Equipe Pedagógica para coletar informações sobre a turma (em 11 de abril).
4 - Encaminhamento da Ficha de ocorrência dos casos pontuais, durante o bimestre (não há necessidade de descrever esses casos no momento do conselho. Eles estarão registrados na folha da turma).
5- Assinatura de todos os professores na Ata de convocação.
6 – Tirar dúvidas com a Equipe Pedagógica, pessoalmente ou por e-mail.
7 - Realizar o fechamento de notas dos alunos de adaptação e dependência (Registro na página do Livro de Registro de Classe – Campo: Adaptação – Verificar Orientações postadas no Blog).
8 - Entregar para a Equipe Pedagógica os trabalhos / atividades / avaliações dos alunos de adaptação e dependência (de manhã para Michele, à tarde para Cristina e à noite para Alex).
9 - Fazer xeróx da página do livro – Campo Adaptação – e anexar ao canhoto de notas da turma correspondente.
10 – Realizar devolutiva das avaliações aos alunos, para estes analisarem o seu rendimento.

CONSELHO DE CLASSE
1-Os professores deverão estar atentos aos horários organizados no cronograma, disponível durante a semana, no edital sala dos professores, no blog e no e-mail.
2 - Argumentar sobre o aluno com os seguintes critérios: dificuldades conceituais; faltoso ou problema comportamental; diagnósticos e registros realizados; chamamento de pais / responsáveis; avanços obtidos pelo aluno; anotações no livro de registro de classe com assinatura.
3 - Entregar os canhotos no momento do conselho da sua turma, com assinatura , quantidade de aulas dadas e faltas. Preencher todos os quadrinhos, evitando siglas.
4 - Apontar o perfil da turma (comentários do professor monitor).
5 - Relato da Equipe Pedagógica de estudantes atendidos (SAREH, Conselho tutelar, Quartel, Gravidez, Problemas de saúde, Evadido ou com baixa frequência).
6 - Ações viabilizadas por todos os segmentos da escola, ocorridas durante o bimestre em discussão (relato).
7 - Proposta de intervenção com a turma para próximo bimestre (o que compete a cada segmento ).
8 - Estudantes que necessitam de atendimento individualizado, alunos da Sala de Apoio, do CELEM e Segundo Tempo.
9 - Observar, com atenção, as notas e rendimento geral da turma, trazendo todo o material para o Conselho de Classe, evitando ficar fechando notas e calculando faltas, entre outros problemas constatados em Conselhos anteriores.
10 - Caso o aluno esteja com muita dificuldade ou rendimento muito baixo, cuide para ofertar todas as possibilidades de recuperação, respaldando-se de todas as maneiras (não use o discurso de reprovação compulsória).

11 – No LRC constar: Campo Freqüência: Traçar. No Conteúdo: Conselho de Classe.

PASSO A PASSO NO MOMENTO DO CONSELHO
1 – O professor monitor apresenta seu parecer.
2 – Demais professores fazem apontamentos sobre a turma.
3 – Apresenta-se aluno por aluno, elencando os pontos referente à aprendizagem (questões de comportamento são relatadas durante o bimestre, não no Conselho de Classe).
4 – Definem-se estratégias para melhoria dos aspectos abordados (conversa individual, trabalho com a turma, chamamento de responsáveis, FICA e atividade de contra turno)
5 – Deter-se nos aspectos de intervenção docente para melhoria da sala de aula.

PÓS CONSELHO
1 – Ter o LRC completado a fim de ser vistado pela Equipe Pedagógica.
2 – Digitação e tabulação de notas e faltas pela Secretaria.
3 – Elaboração de gráficos de desempenho acadêmico (por turma e disciplina).
4 - Reunião de Pais / Responsáveis nos dias 07 a 11 de maio, á noite (Cronograma será divulgado posteriormente).
5 – Conversa com os professores sobre o desempenho de suas turmas (individualmente).
6 – Chamamento dos alunos de baixo desempenho e rendimento para conscientização e mudança de postura.
7 – Intervenção do professor monitor em sua turma, encaminhando as ações definidas em Conselho de Classe.



segunda-feira, 9 de abril de 2012

2ª REUNIÃO DE ALUNOS MONITORES


Quando?
11 de abril, quarta-feira, na segunda aula.

Quem?
Alunos monitores dos turnos da manhã, tarde e noite e Pedagogos.

Por quê?
Conversar sobre as possíveis soluções aos problemas apresentados pelos alunos de 2011 (PPP).
Orientar sobre o Pré-Conselho de Alunos – 1º Bimestre.

Onde?
No auditório do Colégio.

Tarefa?
Realizar o Pré-Conselho na turma e entregar dia 18 de abril.

Lembretes?
Os alunos monitores serão chamados em sala de aula pela Equipe Pedagógica
Devem trazer, por escrito, a tarefa anterior, caderno e caneta.

Equipe Pedagógica
09 de abril de 2012

OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA


A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro desenvolve ações de formação de professores com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras.
No dia 19 de março foi o lançamento nacional da OLP 2012.
Com ele, estão abertas as inscrições para os professores, as quais serão aceitas até o dia 25 de maio.
Nossa escola já está inscrita e os professores estão recebendo o kit, composto dos cadernos dos 4 gêneros e de coletâneas de textos para o trabalho com os alunos.
A coordenação da Olimpíada está a cargo da Professora Dalila (Coordenadora de Língua Portuguesa).

PROGRAMA EUREKA

O Programa Eureka é uma ação que visa beneficiar os estudantes que se preparam para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares.

Em setembro de 2011 o EAD do Instituto Federal do Paraná – Câmpus Curitiba firmou um convênio com o projeto Eureka e passou a transmitir as aulas para os estudantes que estão se preparando para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e concursos vestibulares de todo o país.
De imediato, essa ação permite oferecer este curso preparatório para pelo menos 70 mil estudantes em todo o Brasil, utilizando-se para tal dois canais de satélite, portal educacional e a TV da UFPR, sem custo algum para os estudantes e egressos do Ensino Médio, nas modalidades presencial e a distância.

Por satélite, os programas são apresentados das 18h às 19h de sexta-feira, com reprise também no mesmo horário, nas segundas, terças e quintas.
Nos sábados e domingos, o Eureka vai ao ar às 10h da manhã e na TV da UFPR os programas são transmitidos nas quartas feiras a partir das 21h30 e retransmitidos a cada oito horas.

Nossa escola é parceira do Programa, no qual estão inscritos os alunos de todos os 3ºs Anos do Ensino Médio.
Em breve, divulgaremos as atividades.

O link para acesso as vídeo-aulas é:

http://200.17.98.190/ead2008/Sit_Eureka_Aulas.aspx?curso=8

Nessa página já estão disponíveis todas as aulas gravadas.


Equipe Pedagógica

09 de abril de 2012


ATENDIMENTO AO ALUNO


A rotina de atendimento pedagógico vai além dos encaminhamentos padrão. Que sim, devem ser cumprido. Afim de garantir o bem estar físico, mental, emocional e cognitivo de nosso aluno, assim como à assessoria contextualizada ao grupo docente do respectivo espaço escolar. Contudo, esse atendimento exige principalmente, analisar de forma prática O COMO destes encaminhamentos. Quer dizer, nossa ação. O tão conhecido e como se diz na gíria popular, JOGO DE CINTURA.
Sem dúvida alguma, a formação acadêmica deve subsidiar nossa empreitada frente à educação, porém a forma como agimos, e nos posicionamos quando dela fazemos uso, é realmente o que fará a diferença, ou seja, o que dará significado ao plano de ação. Os resultados nem sempre serão os esperados, nem tão imediatos quanto desejados. Mas com certeza, estarão em construção gradativa, pois trabalhamos com seres humanos, que vivem num meio altamente mutante, tanto quanto às tecnologias e conhecimentos , como à valores e princípios. Por isso, é fundamental também lembrar, que estas ações, exigem persistência e continuidade
Como agente dinâmico da educação, o pedagogo tem a oportunidade de aprender o aprender de muitos, orientando, acompanhando e vivenciando a aprendizagem de diferentes crianças e jovens. Assim como, suas dificuldades e percalços. Tendo no corpo a corpo diário de nossas escolas, a apreciação dos diferentes aspectos que a envolvem, e direcionam seus caminhos.
Hoje, quando penso em minhas escolhas passadas, arrependo-me de ter deixado de aproveitar algumas oportunidades, porém nunca da escolha profissional que fiz. Gosto de ser e atuar como Pedagoga, tendo a certeza de que ainda há muito a aprender, e que isso garante um futuro promissor.
Neste ano de 2012 estou em uma nova equipe, e espero contribuir à altura da receptividade com a qual fui acolhida.

Simone Grachiki
Pedagoga Tarde e Noite


quinta-feira, 5 de abril de 2012

FESTIVAL DE TEATRO

04 DE ABRIL FOI NOITE DE ESPETÁCULO
AOS ALUNOS DAS TURMAS 2º F E 2º G, DA NOITE.


Organizado pelo professor André Meireles, os alunos das turmas do 2º F e G da noite, no dia 04 de abril, quarta-feira, foram até o Auditório Bento Mossorunga, no Colégio Estadual do paraná para assistirem ao estetáculo "Carnivale".
A atividade faz parte da disciplina de Arte, para a qual os alunos devem apresentar o relatório, seguindo o roteiro solicitado pelo professor.
O professor André, inclusive é o diretor e coreógrafo do espetáculo.

A história de Carnivale é a seguinte:
Uma menina entra em um velho depósito e acaba achando objetos, fotos e roupas de um velho e antigo circo.
Cansada, a pequena adormece e, em seus sonhos, os artistas circenses de outrora aparecem para, pela última vez, apresentar suas encantadoras performances.

FELIZ PÁSCOA




Há dois mil anos atrás, um homem veio ao mundo disposto a ser o maior exemplo de amor e verdade que a humanidade conheceria.
Sua proposta de vida não foi entendida por muitos e, então, condenaram este homem e crucificaram-no, ignorando todos os seus propósitos de um mundo melhor.
Houve dor, angústia e escuridão.
Por três dias, o sol se recusou a brilhar, a lua se negou a iluminar a Terra, até que no terceiro dia algo aconteceu...
Houve a ressurreição!
A Páscoa existe para nos lembrar deste espetáculo inigualável chamado ressurreição!
Páscoa...
Ressurreição do sorriso...
Ressurreição da alegria de viver...
Ressurreição do amor...
Ressurreição da amizade...
Ressurreição da vontade de ser feliz!
Ressurreição dos sonhos, das lembranças e de uma verdade que está acima dos ovos de chocolate:
Cristo morreu, mas ressuscitou, e fez isso somente para nos ensinar a matar os nossos piores defeitos e Ressuscitar as maiores virtudes sepultadas no íntimo de nossos corações.
Que esta seja a verdade da nossa Páscoa!



Equipe Pedagógica


05 de abril de 2012

RELATO DE EXPERIÊNCIA EM GEOGRAFIA - PROFESSOR EUCLIDES

No dia 03 de abril, terça-feira, os alunos do 3ºE, da tarde, realizaram atividade de Geografia, no Laboratório de Informática, orientados pelo Professor Euclides.




Orientados pelo professor Euclides, de Geografia, estudaram o relevo brasileiro, em software disponibilizado pela Editora Ática.
O objetivo foi identifiCar, visualizar e compreender com mais detalhes o relevo brasileiro.
O aluno Eliezer Ferreira relatou que foi muito interessante, pois foi possível visualizar as formas do relevo, nomeá-las e com isso a aprendizagem foi bem melhor.


E no dia 05 de abril, quinta-feira, os alunos do 8ºB realizaram atividade sobre os problemas decorrentes do capitalismo.

Para isso, realizaram desenhos com bastante criatividade, fixando melhor os conceitos estudados
O aluno Marcelo disse que foi uma tividade diferente. Pois saiu da rotina de só escrever.
O aluno Augusto explicou que fizeram desenho sobre devastação da natureza, as greves, e que as pessoas gostam mais de ir no shopping que na igreja.
A aluna Franciane tambem representou com desenhos os problemas ambientais e pobreza.

quarta-feira, 4 de abril de 2012

WEB CONFERÊNCIA: MARKETING PESSOAL










Dia: 07/03/2012
Local: TV Educativa (Auditório do Canal da Música) – Web Conferência organizada pela SEED-PR
Horário: 14h30 às 16h00Tema: “Usando o Marketing Pessoal”Palestrante: Prof. Luciano Steyer – OPUS
Participação: 25 Alunos dos cursos Regular e Profissional
Professores representando do Col. Est. Prof. Francisco Zardo e que acompanharam os alunos: Prof. Alberto e Prof. Deisi Oliveira Carvalho
Resumo do Evento
Conforme relato do Prof. Luciano, Marketing Pessoal compreende as atitudes comportamentais, as habilidades, ética, respeito, conhecimento e postura pessoal diante do ambiente que participa. Para ser um indivíduo que transmite boa imagem às pessoas com quem mantém contato deve-se adotar comportamento adequado e praticar ações aceitas e desejadas por estas.
É uma forma de autodivulgação para promover sua imagem, e porque não dizer: - É a habilidade e a arte de cuidar em todos os aspectos de um produto chamado EU !
As pessoas são influenciadas pelo meio, pela sociedade, pela cultura e pela facilidade de assimilação do conhecimento. O ser humano é muito complexo, e tem alta capacidade de se desenvolver, de aprender e crescer.
Atualmente você é avaliado muito além da sua experiência de vida. A imagem é vista pela postura, ética e capacidade intelectual que são elementos essenciais na definição do perfil de cada um.
É importante vender a sua imagem e projetar-se no futuro de forma alinhada aos seus objetivos pessoais. Alguns pontos são fundamentais para esta imagem: autoconfiança, aparência pessoal (vestuário, postura, elegância, educação, etc), impostação de voz e respeito.
O Marketing Pessoal pode ser aplicado na conquista de vários objetivos de vida: destaque social, liderança, melhoria nas relações interpessoais, novo emprego, atitude empreendedora, etc.

LEIA A NOTÍCIA

PROJETO CORRENTE DE LEITURA




Caros Professores e Professoras do Colégio Professor Francisco Zardo

Iniciamos o mês de abril e reiniciamos o Projeto Corrente de Leitura. Informamos então, como funcionará o projeto.



A ABERTURA SERÁ DIA 09 DE ABRIL, SEGUNDA-FEIRA,
NA SEGUNDA AULA, EM TODOS OS TURNOS.


ORIENTAÇÕES GERAIS

No dia 09/04, após a execução do Hino Nacional, o professor solicita que os alunos monitores de cada turma (02) dirijam-se para o auditório. Na ausência dos monitores, os mesmos devem ser substituídos por outros alunos da turma.

Enquanto os monitores recebem orientações no auditório e participam do momento cultural, os outros alunos fazem os 15 minutos de leitura.

Os representantes ficarão a aula toda no auditório e devem receber presença, pois estarão em atividade educativa. Pedimos que neste dia não se passe conteúdo novo para não prejudicá-los.

Após o sinal de troca de aula, tocará uma música (escolhida no concurso de vinheta) para fazer o momento de leitura. Quando a música tocar novamente, encerra-se o tempo contemplado para leitura.

Organizar a turma para a leitura silenciosa e individual.

O tempo contemplado para a leitura deve acontecer e cada professor pode buscar vários meios para que a leitura aconteça de fato.

MEIOS DE LEITURA


Pasta Amanrela que fica na sala dos professores, no balcão abaixo da tevê.
Caixas de livros e revistas fornecidas pela biblioteca (ver antes com o bibliotecário do turno)
Material próprio com textos variados, especialmente sobre os temas contemporâneos: Violência, Drogas, Sexualidade, Cultura Afro, História Paranaense, Educação Fiscal, Meio Ambiente, Trânsito, Direitos Humanos)
Livro do aluno, autorizar a leitura do livro que o aluno já traz consigo.

O projeto fornece as pastas, cujo material é frequentemente renovado. Cada pasta possui artigos diferentes, por isso é interessante que se registre na folha que fica dentro da pasta a turma que usou aquela pasta e a data, assim poderemos ter um controle se a pasta já passou por aquela turma. Após uso, o professor devolve a pasta no mesmo lugar da retirada.

CALENDÁRIO


O Projeto ocorrerá toda semana da seguinte maneira:

Abril Segunda-feira Segunda aula
Maio Terça-feira Terceira aula
Junho Quarta-feira Quarta aula
Julho Quinta-feira Segunda aula
Agosto Sexta-feira Terceira aula
Setembro Segunda-feira Quarta aula
Outubro Terça-feira Segunda aula
Dezembro Quarta-feira Terceira aula

Vamos trabalhar juntos para que o Projeto de Leitura aconteça com sucesso em 2012!CASO SURJAM DÚVIDAS, CONVERSEM CONOSCO OU NO ENVIEM SUGESTÕES PARA O E-MAIL: letraszardo@bol.com.br.






terça-feira, 3 de abril de 2012

LEMBRETES GERAIS AOS PROFESSORES

Afim de ajustar o cotidiano da escola, alguns lembretes foram feitos ao final da 1ª Reunião Pedagógica.
Seguem as orientações gerais para melhor encaminhamento na escola:


EM SALA DE AULA
Restos de giz em sala

Não deixe giz em sala de aula, e não permita que alunos peguem-no na caixa de giz. Tem havido pichações a giz.
Cortinas, ventilador, portas, equipamentos
Cuidar para que as cortinas não fiquem dobradas nas janelas, não deixar ventiladores ligados ao sair, tampouco portas abertas e equipamentos ligados.
Cartão de autorização ao aluno
Para facilitar o reconhecimento de quem tem a permissão do professor para saída de sala no turno da tarde foi estipulado o uso do cartão de autorização. Pode-se estender aos da manhã.
Lição de casa (pais cobrando)
Encaminhar aos alunos do diurno as atividades de casa. Temos cartas de pais solicitando isso.
Perfil dos alunos monitores
Há alunos monitores (escolhidos por professores) que não possuem o perfil para tal. Rever os critérios para ser aluno monitor e trocar, se for o caso.
Ajuste no momento cívico
Professores trocam de sala, da primeira para segunda aula normalmente, e após 5 minutos, toca o Hino Nacional.
Postura do professor em sala de aula
Cuidar com o vocabulário em sala de aula e com promessas que não serão cumpridas (que ferem ao regimento escolar ou ao regulamento interno).
Uso do jaleco
A fim de identificar o professor e haver significação da cobrança de uniforme pelos alunos do diurno é que se pede o uso do jaleco. Acreditamos ser desnecessário fazer apelos a essa questão. Está claro qual a importância do uso do jaleco profissional.

COM A EQUIPE PEDAGÓGICA
Planos de trabalho docente (PTD) e livro de registro de classe (LRC)
Observar com atenção as orientações presentes no tripé e no blog da Pedagogia (www.pedagogiazardo.blogspot.com). Ler os e-mails informativos sobre o assunto. No LRC não fazer coisas em desacordo às orientações.
Provas para o e-mail da Pedagogia
Preparar as provas de acordo com os critérios da escola. Enviar para o e-mail da Pedagogia: pedagogos-zardo@bol.com.br ou entregar impressas.
Encaminhamentos de alunos para a pedagogia
Apenas os casos em que o professor não consiga resolver (afinal, disciplina em sala de aula é obrigação do professor). Informar a ocorrência por meio da ficha de encaminhamento e as providências serão tomadas. Não resolveremos tudo, mas toda ocorrência terá um procedimento da equipe pedagógica.
Carteirinhas perdidas
Se ficar com alguma carteirinha de aluno, deposite na caixa, na sala dos professores. Não leve para casa.
Adaptação, plano de estudos e dependência
Observar com atenção as orientações presentes no tripé e no blog da Pedagogia (www.pedagogiazardo.blogspot.com). Ler os e-mails informativos sobre o assunto. Respeite os prazos.
Estudos na hora atividade
A hora atividade é exigência de lei e deve ser cumprida integralmente na escola. Qualquer questão pontual, deve ser tratada com o pedagogo responsável.
Conselho de classe
Em breve, informamos as orientações gerais. Dependemos de discussão e consenso no Colegiado (reuniões que ocorrem todas as terças-feiras, das 17h30 às 19h). Enviaremos por e-mail.

SÍNTESE DA 1ª REUNIÃO PEDAGÓGICA

Em nosso primeiro encontro pedagógico definimos atividades referentes a questões levantadas na Semana Pedagógica de fevereiro.
Foi o momento de refletir o processo de ensino aprendizagem ocorrido em fevereiro e março.
Também para repensar nossa prática e fortalecer os combinados e encaminhamentos.

A Diretora Naterci fez a abertura, dando as boas vindas e agradecendo o empenho de todos para fazer uma escola melhor.


Ressaltou a importância da Equipe Pedagógica como articuladora de todo o trabalho da escola. Reafirmou que os profissionais do Colégio Zardo devem cumprir sua função pedagógica a contento, visando a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem.



As pedagogas Dilene e Simone apresentaram a mensagem "Pipoca" evidenciando a importância da trasnformação e da mudança. Relacionaram a pipoca ao momento de Páscoa, refletindo sobre o papel transformados de cada profissional de nossa escola.



A pedagoga Michele apresentou a função do pedagogo escolar. Mostrou o Plano de Ação da Equipe Pedagógica 2012, explicando quais são as ações de alçada do pedagogo.



O pedagogo Alex entao, iniciou o trabalho explicando a dinâmica Painel Integrado e solicitando que a leitura prévia fosse utilizando para realizar a tarefa.




Todos os professores foram orientados a escreverem em seus Cadernos de Memórias o Mapa Mental do temas abordados até agora. Após, alguns professores socializaram suas produções.




A Pedagoga Simone se responsabilizou em constituir os grupos de trabalho. Para isso, ofereceu um doce com embalagens de cores diferentes. Os grupos se formaram por cores iguais.





Após construído, em grupos, os docentes reuniram-se para reler e escrever uma questão sobre um dos três temas apresentados: Ensino, Aprendizagem e Atribuições docentes. O material de apoio, como já informado, foi a Agenda do Professor.

As questões foram respondidas e socializadas no coletivo.

ENSINO
1. Como aplicar as tecnologias digitais, na metodologia do ensino, sem a formação prática do professor?
2. Qual a importância da elaboração do Plano de Trabalho Docente?

APRENDIZAGEM
3. Como a prática do professor atinge o educando? Até onde o professor interfere nas questões de indisciplina do aluno?
4. O que pode ser feito aos alunos com déficit de aprendizagem que não têm vontade de aprender e vêm para a escola obrigados pela instituição e / ou pelos pais?

ATRIBUIÇÕES DOCENTES
5. Por que o docente não consegue cumprir todas as suas atribuições?
6. É possível cumprir as atribuições docentes no Colégio Zardo? Por que?

Ao final, a Pedagoga Cris apresentou algumas questões da rotina da sala de aula ou de orientação da equipe pedagógica que devem ser melhoradas na rotina escolar (que divulgaremos na próxima postagem).



OPINÕES DOS ALUNOS MONITORES

RESPOSTAS DOS ALUNOS MONITORES DA TARDE E DA NOITE SOBRE A ESCOLA .

(Grupo de Alunos Monitores da Tarde: Ensino Fundamental,Ensino Médio e Ensino Profissional: Informática)



Respostas Alunos e Alunas (TARDE)

Qual a sua percepção da nossa escola?

1. Giovana Sossalla e Miriah Damaris da Silva – 6º A
R: O colégio está bom. O que melhorou: As salas; a Biblioteca; etc.

2. Vitória e Gustavao – 6º B
R: A escola tem ótimos professores, uma boa direção pedagógica, e os alunos gostam das aulas.

3. Wesller – 6º C
R: A escola melhorou no ensino. Não falta mais professor.

4. Érika e Rodrigo – 7º A
R: A nossa escola melhorou muito na aparência e no respeito as regras.

5. Caroline e Felipe – 7º B
R: Nós monitores achamos que foram boas: as reformas nas salas; os materiais escolares novos; e a organização da equipe pedagógica.

6. Raíssa Seixas e Ruan Natel – 7º C
R: Este ano a escola melhorou em relação a tudo: todos estão vindo de uniformes; entregando as carteirinhas. Este ano a escola melhorou muito.

7. Maria Cláudia e Dieniffer – 8º A
R: Vemos a escola melhorando, como por exemplo: Separação dos pedagogos para cada ano, o que facilita a organização e a busca dos monitores para saber com quem falar.

8. Marcelo – 8º B
R: O colégio melhorou muito. Tem nova pintura. Não está faltando professores. Os alunos não gazeiam mais e não tem mais brigas. No meu ponto de vista a escola está ótima, mas tudo sempre tem que mudar. A direção está mais atenciosa com os alunos. Mas é necessário arrumar o bebedouro, pois quando estamos com sede e queremos beber água, não há água gelada.

9. Lucia e Rafael – 8º C
R: A escola está mais organizada e os professores explicam melhor.

10. Guilherme e Sarah – 9º A
R: A escola melhorou sua estrutura física e a estrutura pedagógica.

11. Renata e Allyson – 9º B
R: A escola melhorou bastante esse ano, como: Sem pichação. Poucas brigas. Escola mais limpa e com mais segurança. Respeito entre os alunos e diálogo entre os professores.
12. Felipe Teófilo e Ariane Ribeiro – 9 ºC
R: Entre segurança, qualidade e ensino esse Colégio é um dos melhores este ano.

13. Lucimara e Matheus – 1º E
R: Percebemos o Colégio melhor em 2012, pois está mais rígido em relação às carteirinhas e uniforme, e pela segurança – câmeras. As reformas e o refeitório.

14. Andrew e Agnes – 2º E
R: Está mais organizado em relação às carteirinhas, uniforme e atraso. Os professores são melhores do que os do ano passado – em questão de ensino e compreensão.

15. Kim Souza e Eliezer Fernandes – 3º E
R: A nossa escola é boa, na nossa opinião, o ensino é ótimo. A escola é muito organizada e comunicativa.

16. Marlon e Merilin – 1º INFO
R: Cada ano que passa o Colégio Zardo está melhor. As disciplinas são melhores esse ano do que o ano passado. Continuem assim.

17. Bruna Emanuelle e Lorrayne Araújo – 2º INFO
R: Na nossa opinião o Zardo 2012 está mais evoluído. Com mais monitoração: carteirinhas e uniformes. Os professores esse ano estão mais rígidos com os alunos.

18. Karina Ferreira e Ramon Adam – 3º INFO
R: A escola em si mudou bastante. Começou a cumprir o que estava no papel em relação ao uniforme e carteirinha. Para ficar perfeito só precisa arrumar o bebedouro. Fora isso não temos o que reclamar da escola.



Respostas Alunos e Alunas (NOITE)

Qual a sua percepção da nossa escola?

1. Fernanda e Willian – 1º G
R: O Colégio Francisco Zardo vem se mostrando em perfeito estado. Melhorando a qualidade do ensino, tendo tudo o que há de bom. Uma cantina para a hora do intervalo. Cancha de esporte e lazer. Televisões para as atividades em sala de aula. Várias maneiras de ensino. Curso técnicos: Informática; Meio Ambiente; Secretariado.

2. Gean Pinheiro – 1º F
R: Em relação à escola, não tenho o que reclamar, apesar de ser o meu primeiro ano. A merenda é boa. Os professores são bons e está ocorrendo tudo bem até agora, e vai continuar assim até o fim do ano.
3. Caroline Schilickmann – 2º G
R: Minha opinião: não precisa mais mudanças. Está perfeitamente bem, os professores são ótimos e a coordenação também.

4. Monique Evilyn e Paulo Henrique – 2º F
R: Nós achamos que a escola em relação ao ano passado está boa. O ano de 2012 está totalmente melhor, mas pode melhorar ainda mais.

5. André e Ingrid – 3º F
R: Achamos o Colégio Zardo um ambiente bom, com ensino de qualidade e uma ótima coordenação.


6. Lohanna Siqueira – 3º G
R: Hoje o Zardo está muito melhor na qualidade de ensino, com professores. Os alunos são só elogios à escola.

7. Grazielle e Jean – 1º ADM
R: Em matéria de organização está melhor, porém a turma sente necessidade básica com relação a matéria de informática.

8. Simone Nunes – 2º ADM
R: A escola está fazendo um trabalho muito bom para os jovens, porém é preciso melhorar os cursos técnicos, principalmente à noite. Nós, alunos, não temos um horário fixo das aulas, assim fazendo com que o aluno fique desmotivado e acabe desistindo do curso. Mas no geral, a escola só tem melhorado a cada ano.

9. Fábio – 1º INFO
R: Está bem melhor do que a nove anos atrás (quando comecei a estudar aqui) A estrutura e os professores melhoraram. O que está ruim é o visual “restart” do colégio, e está faltando música no intervalo.

10. Sem Nome – 1º INFO
R: Encontramos a escola em ordem e a conservamos da mesma forma.

11. José Maximiliano – 2º INFO
R: O Colégio Fco. Zardo tem sido um instrumento de disseminação de conhecimento. Notadamente, e não por culpa dos que fazem a instituição, algumas questões podem ser buscadas para melhoria do processo de ensino. Efetivação de professores concursados a fim do que no início do ano não se fique com ausência temporária dos mesmos.

12. Jaqueline Farias – 1º MA
R: O Zardo para mim é um colégio muito bom, tanto que moro no bairro Santa Cândida, e venho até aqui para estudar, a equipe pedagógica, os diretores e funcionários são competentes. A única coisa que falta é alguém circulando e fiscalizando as infrações dos alunos na hora do intervalo.

13. Cristina da Silva – 2º MA
R: Para minha turma o colégio é muito bom, mas em relação ao ano passado achamos que alguns professores decaíram bastante em relação ao conteúdo.

14. Relma Pereira – 3º MA
R: O colégio este ano está mais organizado, pois esse ano o problema de entrada atrasada e saída antecipada está sendo resolvido.

15. Carlos e Pedro – 4º MA
R: O colégio se mostra um loca com uma boa qualidade, mas ainda falta detalhes a serem resolvidos, como: entradas de pessoas sem carteirinhas, mesmo sendo isso exigência; A falta de professores que ensinem com melhor método para que os alunos compreendam a matéria.

16. Jéssica Caroline – 4º Secretariado
R: O Zardo esse ano está melhor. A sala de aula é organizada e maior tendo em vista o ano passado.

1ª REUNIÃO DE ALUNOS MONITORES


No dia 19 de março aconteceu a 1ª Reunião de Alunos Monitores.







Nesta atividade os alunos receberam as orientações para serem um bom aluno monitor, bem como estudaram as principais atribuições dos mesmos.


Após, cada dupla de monitor escreveu sobre a sua turma e opiniões sobre a escola.






Finalmente, receberam a tarefa do mês que é analisar com a turma possíveis soluções para os problemas levantados pelos alunos em 2011 que estão presentes no PPP.





Antes de irem para a sala de aula, os alunos assinaram a Ata.