sábado, 1 de agosto de 2015

A INVENÇÃO DA INFÂNCIA

O documentário “A invenção da Infância” aborda as diferentes visões da infância em situações sociais distintas.
Utilizando-se da frase proferida ao final do vídeo: “ser criança não significa ter infância”, imprime uma reflexão relevante sobre o que é ser criança no mundo contemporâneo.
Porém, assegurar o direito à infância não significa ter direito a viver a infância, seja pela exclusão social promovida pela exploração do trabalho infantil ou pela exposição às rotinas exaustivas do mundo adulto. 
O documentário auxilia, ainda, na reflexão sobre o que é ser criança nos dias atuais mostrando realidades de infâncias expostas às violações dos direitos humanos.


Adultocentrismo
O adultocentrismo é uma prática social de visão do mundo adulto que se sobrepõe à infância e ao seu desenvolvimento, considerando crianças e adolescentes como miniaturas de adultos moldando-os de maneira autoritária.


Título: Família Imperial. Período: Segunda metade do século XIX. Autor: MOREAUX, François René

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QUESTIONAMENTOS


1. Como vocês descrevem as crianças com as quais trabalham?

2. Observem a imagem acima (a qual representa uma visão de mundo adultocêntrica) e escrevam como vocês veem as crianças na atualidade.

6 comentários:

  1. Ana e Tere

    As crianças estão confundindo a infância, não sabendo brincar e se tornam adultas antes do tempo. São colocadas em situações que nem sempre sabem como reagir, .


    Criança deve ser incentivada a brincar e não ser mini adultos. Percebendo que a infância e um momento de aprendizado e diversão.

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  2. Ana Cristina, Cleusa, Sonia

    1- De modo geral, são adolescentes rebeldes, relutantes para seguir normas, conhecem seus direitos mas não querem compromissos com seus deveres. Nesta fase de suas vidas sentimos que eles têm dificuldades de relacionamento com seus pais e com a sociedade e se julgam donos da razão.

    2- As crianças da atualidade querem ser adultas na aparência, mas não nas responsabilidades. Resumindo: Se maquiam, namoram, vão as baladas, começam a obter vícios como: o fumo, o álcool e as drogas muito precocemente e aí acabam se perdendo. Não têm diálogo em casa, não aceitam os conselhos dos professores e pedagogos da escola, dificultando o relacionamento com os demais alunos e a sociedade, vivem em conflito com eles mesmos.

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  3. Josnei e Marcella
    As crianças de hoje em dia já pré
    determinam sua próprias regras sem seguir as regras certas, determinadas por adultos. Não tem limites, são crianças sem regras postas pelos seus responsáveis.




    São espelhos dos pais, muito liberais por parte da sociedade em que vivem, já com idades que deveriam ainda estar brincado de bonecas ou carrinhos já uma parte delas cuidam de seus próprios filhos, sem limites não seguem os conselhos de seus responsáveis.

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  4. Rose Mary

    1. As crianças atualmente estão muito agitadas e hiperativas. Também estão chegando na escola sem noções de educação, respeito aos colegas, cidadania, e muitas vezes também sem muita higiene. Não tem noção de deveres, apesar de muitos se revoltam com os limites apresentados à elas.

    2. Através do exemplo dos pais, as crianças repetem o que lhes foi apresentado. Como se diz a criança aprende através do exemplo. Por isto que os pais devem se preocupar com o que estão dando como aprendizagem, pois muitos no decorrer dos anos apresentam muitos exemplos típicos de vivência familiar. Um mal exemplo seria nos dias de hoje as drogas, o álcool, e a pior das hipóteses as as drogas.

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  5. Matilde, Lucia, Terezinha, Ema e Christiane

    1) São muito agitadas e na sua maioria tem dificuldades de entender aquilo que os professores e funcionários pedem no dia a dia.

    2) Porque tem o direito da escolha dos cursos para o futuro e de ter a responsabilidade de assumir as escolhas.

    3) Exigindo a execução das leis.

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  6. 1 - Falar do aluno trabalho não é difícil, pois elas são como toda criança ou melhor como todo adolescente todas tem direito à escola, porém nos dias de hoje com as mudanças de valores nem sempre é fácil essa convivência, pois o que nós educadores tínhamos como regras e deveres na escola já não são as mesmas. Os adultos, de maneira geral e particularmente os professores, estão, freqüentemente, dominados por seus valores, sua moral, seus medos e ambições e tentam, a todo custo, impô-los às crianças. Muitas vezes essa imposição é feita de maneira suave, fazendo uso de chantagem afetiva”; os pais, particularmente, utilizam muito este método, ao passo que os professores tendem a repressão pura e simplesmente, dizendo o que é certo e o que é errado, é preciso sempre levar em banho maria, sem ser muito rígido sem exigir demais por parece que é isso que eles querem. Serem desafiados, o professor ao lado da comunidade transforma o adolescente em um jovem capaz de dar seus próprios passos e o deixa preparado para o mercado de trabalho. Se isso não acontecer fica um sentimento de trabalho perdido.

    2 - Da a impressão de que as crianças já se espelhavam nos pais até nas roupas modo de se portar e pela etiqueta.

    Por Wallacre Cruz!!!

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