sábado, 1 de agosto de 2015

ENVELHECIMENTO OU ENVELHECER?

Envelhecimento Humano no currículo escolar

O vídeo apresenta questionamentos para reflexão acerca de nossas crenças sobre a velhice e o seu significado. 
Entendendo que a escola é um espaço democrático de socialização do conhecimento, os professores, ao organizarem o trabalho pedagógico, devem fazê-lo a partir dos conteúdos estruturantes de sua disciplina abordando as implicações no envelhecimento humano.



LEITURAS

____________________________

QUESTIONAMENTOS

1. Qual é o entendimento que o grupo tem sobre o envelhecimento?

2. Há necessidade de enfatizar a temática do envelhecimento de forma comprometida com a mudança de mentalidade e postura no ambiente escolar e na sociedade?

3. Como o Estatuto do Idoso pode contribuir para mudar essa realidade?

4.  Que possibilidades metodológicas são vislumbradas pelos professores e gestores para trabalhar com a questão do envelhecimento na escola?
____________________


5. Como cada um vem abordando a temática da diversidade nas suas práticas de docência?


6. Quais as possibilidades de abordagem vislumbradas para o Plano de Trabalho Docente após essa oficina?


7. Organizar uma Lista de Conteúdos possíveis, por série, que abordem o Tema Envelhecimento ao longo do Ano Letivo. Consultar o material de apoio. Organizar as listas em tabelas.



16 comentários:

  1. Referente a 1. Qual o entendimento que o grupo tem sobre o envelhecimento?
    Ao passar dos anos o indivíduo vai diminuindo o ritmo de seu metabolismo naturalmente, deixando de ocorrer algumas reações química no corpo humano, é a diminuição de produção de substâncias necessárias para um bom funcionamento do corpo. Esta fase, hoje em dia é identificada, pela legislação que são considerados idosos, com idade igual ou superior a 60 anos.
    Muitas pessoas pensam que a velhice está na mente, mas na realidade por mais jovem que a pessoa aparenta ser, o organismo acusa um cansaço natural da idade. Portanto, hoje em dia existe uma preocupação com hábitos mais saudáveis, promovendo melhores condições de vida, nesta fase. Também uma preocupação com a preparação para está fase da vida.

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Diante da necessidade de assegurar que as questões do envelhecimento sejam adequadamente refletidas , há muito a fazer em termos de divulgação, investigação e prevenção de discriminações, abusos e violências contra pessoas idosas, especialmente as mulheres, que são mais vulneráveis.
      Devemos promover ações que proporcionem progresso na promoção dos direitos humanos dos mais velhos, através de discussões voltados especificamente para a terceira idade.
      Enfatizar a necessidade de se tratar das atuais desigualdades sociais garantindo-se igual acesso de todos os segmentos da população ao ensino, emprego, atendimento à saúde e serviços sociais básicos que permitirão às pessoas viverem decentemente no presente e economizem para o futuro.
      É importante o investimento nos jovens de hoje, promovendo hábitos saudáveis e assegurando oportunidades ,também investindo em capital humano através da melhoria do ensino e de perspectivas de emprego para a atual geração de jovens, garantindo a renda, as oportunidades de trabalho flexível, o acesso a atendimento em saúde, moradia e transporte adequados aos mais velhos, e eliminação da discriminação, violência e abuso contra idosas e idosos.
      É necessária a inclusão do tema envelhecimento e das necessidades das pessoas idosas em todas as políticas e programas de desenvolvimento nacionais, inclusive no ambiente escolar, abordando o tema através de atividades pedagógicas.
      Nas disciplinas de línguas (língua portuguesa e língua inglesa) há vasta possibilidade de abordagem do tema, pois possibilita o trabalho com textos variados. Através de leitura, interpretação e produção textual, podemos promover amplo debate relacionado ao tema.
      Prof Rosalia (português) e prof Carmen (inglês)

      Excluir
  3. questão 3
    O nosso entendimento sobre o tema: O estatuto deveria garantir o minimo dos seus diretos, como saúde, segurança e bem estar social.
    Sou professora das disciplinas técnicas de Administração e Logísitca, e abordaria este tema da seguinte forma, como está a inclusão dos idosos no mercado de trabalho.
    Sirlei Vieira.

    ResponderExcluir
  4. Questão 7

    Referente à abordagem do assunto envelhecimento por série, no caso da língua portuguesa e da língua inglesa, o tema pode ser trabalhado em todas as séries através de textos: leitura, interpretação e produção. Há também possibilidade de exploração de diversos gêneros textuais: informativos, dissertativos, poéticos, científicos, etc.
    A diferenciação do trabalho entre uma série e outra será feita através do nível de dificuldade e complexidade dos textos escolhidos.

    Prof Rosália (português) e prof Carmen (inglês)

    ResponderExcluir
  5. Questão 7

    Nas disciplinas técnicas deveria abordar os seguintes temas:,
    A inclusão no mercado de trabalho.
    Como está o mercado de trabalho para as pessoas com idade acima de 65 anos.
    Sirlei Vieira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito importante esses temas pois não deixaria os idosos ociosos.

      Excluir
  6. 7. Organizar uma lista de conteúdos possíveis por série, que abordem o tema envelhecimento ao longo do ano letivo.

    1° ano EM
    Biologia: Prevenção da saúde na velhice (alimentação balanceada e estilo de vida), ciclo vital com seu processo biológico que desencadeia o envelhecimento (características e necessidades diferenciadas)
    Português: pesquisar em jornais e revistas, textos atualizados sobre a situação atual dos idosos, com relação aos direitos adquiridos e ao respeito dos mesmos.
    Química: Falta de compostos químicos, conforme a velhice e tabela periódica.

    2° ano EM
    Biologia: Focalizar fatores que estão determinando a morte do gênero masculino, muito antes que as mulheres (prevenções).
    Português: Estudo de textos sobre vida e saúde dos idosos, pesquisa sobre terapia ocupacional e entretenimento.
    Química: Concentração de chás, Cinética (velocidade das reações), Termoquímica ( alimentação saudável)

    3° ano EM
    Biologia: Herança genética, formas de educar para prevenir grande parte das doenças degenerativas e o conhecimento dos diferentes tratamentos médicos. Desenvolvimento de novas vacinas e medicamentos, a partir da manipulação genética.
    Português: Estudo do estatuto do idoso.
    Química: Medicação e sua influência.

    ResponderExcluir
  7. Questão 3 -
    A expectativa de pessoas idosas tende aumentar cada vez mais e com isso surgem preocupações por parte das pessoas. As pessoas devem envelhecer com dignidade e segurança, desfrutando da sua vida através de todos os direitos que estão no Estatuto do Idoso.
    Como professora de inglês eu abordaria um tema como: A diferença do processo de envelhecimento no século 20 para o século 21. E surgiria a elaboração de cartazes com as diferenças do processo de envelhecimento das duas gerações em inglês.
    Profa. Lucineide

    ResponderExcluir
  8. Questão 4. EDUCAÇÃO PARA O ENVELHECIMENTO:


    Nas salas de aula:
    Embora os jovens e os adolescentes não tem muito interesse na questão do envelhecimento, o tema pode ser trabalhado a partir dos laços de afinidade familiares: tios, avós, etc. Com isso o tema se faz extensivo a toda a terceira idade.

    Temas que podem ser trabalhados:
    1. Como se preparar para o envelhecimento?
    2. Como incluir os idosos?
    - Garantia de que todas as pessoas idosas possam viver com dignidade e
    segurança, tendo acesso a serviços de saúde,assistência social e renda
    mínima,
    - inclusão na sociedade digital;
    - tratamento respeitoso;
    - estabilidade / independência financeira;
    - cuidados com a saúde física e mental do idoso (alimentação, alergias, atividades físicas, prevenção de doenças);
    - estímulo mental por meio de leituras, teatro, socialização
    - cuidados com o meio ambiente para a qualidade de vida do idoso (poluição, mudanças bruscas de temperatura e preservação ambiental ).



    Questão 5:
    O tema do envelhecimento ainda não é abordado como tema transversal. Não obstante isso, os professores já alertam para as consequências do uso indiscriminado e excessivamente alto dos fones de ouvido, dos problemas do sedentarismo, da falta de hábito de leitura e lazer saudáveis, de uma alimentação balanceada, do consumo de bebidas alcoólicas e/ou drogas e, do cuidado com o meio ambiente. Para nós, professores, fica claro que, na medida em que os alunos tomam consciência disso tudo, eles se preparam melhor para a melhor idade.
    Já os temas da diversidade étnico racial, sexual e de gêneros é contemplada nos currículos escolares, e costumam ser abordados com mais frequência do que o tema do envelhecimento propriamente dito.


    Professores: Elias- física; Maira- Meio Ambiente; Mário- Português e Espanhol.

    ResponderExcluir
  9. Profs Cassio e Damasceno15 de agosto de 2015 às 11:10

    profs Cassio (Ed. Física) e Damasceno (História)


    Questão 04:
    Ensino Fundamental: Trabalhar o tema envelhecimento de uma forma mais simples e prática, na sensibilização, valorização do idoso e atitudes preventivas.
    Ensino Médio: Tratar o assunto de maneira mais elaborada, contemplando os seguintes aspectos:
    1. Sensibilização: imagens e vídeos, envelhecimento em outras culturas e no Brasil – comparativo, inversão do perfil etário da população brasileira
    2. Legislação: direitos e sanções, previdência
    3. Qualidade de vida: prevenção, fatores que influenciam
    4. Estatísticas: expectativa de vida no Brasil por região, por sexo, avanços científicos, doenças típicas da velhice

    Questão 05:
    Cada qual de acordo com sua disciplina, integrando aos conteúdos. Ex: Em História, nos conteúdos Civilizações antigas – Egito e Monarquias européias, no aspecto da sucessão do poder. Em Educação Física, no conteúdo ginástica, no tema qualidade de vida.


    Questão 07:
    Ensino Fundamental: Imagens, vídeos, quadrinhos, charges, entre outros. Palestras com pais, em datas comemorativas ou eventos, cartazes, maquetes, manuais de conduta, importância do respeito à hierarquia, campanhas de valorização.
    Ensino Médio: Trabalhar com filmes que abordem o tema, a questão da legislação, na forma de debates, abordar aspectos econômicos (consumo, necessidades especiais, arrimo de família). Discutir qualidade de vida e atitudes positivas.

    ResponderExcluir
  10. Questão 2
    2. Há necessidade de enfatizar a temática do envelhecimento de forma comprometida com a mudança de mentalidade e postura no ambiente escolar e na sociedade?
    Resposta: A temática “envelhecimento” faz parte do cotidiano de todos. O estatuto do idoso é mencionado na mídia em geral porque nota-se um envelhecimento da população no Brasil, e uma inversão da pirâmide nos últimos vinte anos. Sentimos o reflexo disso na previdência social. Questões como: envelhecimento da população e de que forma lidar com isso sempre deveria ser tema de discussão de toda uma sociedade e não só no ambiente escolar. Isso fazemos automaticamente no cotidiano da escola. Em todos os momentos, em que o professor ache necessidade de falar sobre esse tema – envelhecimento- ele deve aproveitar a oportunidade. Agora, ter que colocar no PTD , citando leis e fazendo pontes com os conteúdos, ou tentando encaixar no conteúdo do bimestre com os alunos em todas as matérias , ou quase todas como um tema transversal seria sobrecarregar o professor com assuntos que não são de sua matéria.
    Professoras: Filomena e Marilise

    ResponderExcluir
  11. Questão 7
    Em matemática poderá ser abordado o assunto envelhecimento dentro do conteúdo de estatística através de resolução de problemas contextualizados.

    ResponderExcluir
  12. Questão 7
    Na disciplina de Inglês poderia ser incluso o tema das diferenças culturais entre os idosos dos Estados Unidos com os do Brasil

    ResponderExcluir
  13. Questão 7:

    Biologia e Meio Ambiente:
    Temas que podem ser abordados:
    1. Saúde: importância da prática de atividades físicas, alimentação saudável e balanceada;
    2. Doenças; prevenção, sintomas e tratamento de doenças relacionadas ao sedentarismo e a envelhecimento (mudanças orgânicas consequentes do passar dos anos);
    3. Meio ambiente: prevenção da poluição ambiental e a prática da sustentabilidade.

    Português e espanhol:
    1. Levantamento de expectativas de vida;
    2. Leitura e interpretação de textos sobre o tema;
    3. Produção de texto: redação temática sobre “envelhecimento saudável”;
    4. Fomento de atitudes de respeito às pessoas idosas;

    Física:
    Educar para prevenir parte das doenças de audição e visão que ocorrem com o avanço da idade. Esses temas poderiam ser abordados nos conteúdos de ondas e óptica, por exemplo.


    Professores: Elias- física; Maira- Meio Ambiente; Mário- Português e Espanhol.

    ResponderExcluir