sábado, 1 de agosto de 2015

ÁRVORE DOS PROBLEMAS E DAS SOLUÇÕES

ÁRVORE DOS PROBLEMAS

Um  problema  é  uma  situação  negativa  ou  um  déficit  que  se  quer  resolver.  

Dentre  aqueles  listados,  deve-se  escolher um, considerado importante e possível de ser solucionado no âmbito do projeto. 

Escolhido aquele que vai  ser o problema central, parte-se para a construção da árvore de problemas:
  • Coloca-se no centro do papel, em um quadrinho, o problema central – Este será o tronco da árvore;
  • Acima do problema central, coloque outros problemas, dele derivados, que são os efeitos ou  consequências,  que formam a copa da árvore;
  •   Abaixo do problema central são colocados quadrinhos com os problemas que representam as causas, razões ou  fatores  geradores  do  problema  central.  Formam  as  raízes  da  árvore.  É  justamente  aí  que  o  projeto  deve  atuar. 

Observações.:
  Escolha  sempre  uma  situação  negativa  para  a  árvore  de  problemas  (“leitura”  não  é  um  problema,  mas  a “dificuldade de leitura”); 
Não inclua a solução na formulação do problema central, pois um problema não é ausência de solução, mas uma situação negativa (“Falta de reforço para aprendizagem da leitura e escrita” = “dificuldade de leitura e escrita”);
Não trabalhe com problemas muito genéricos (“violência”); “traduza” o que está sendo entendido como violência;
O projeto agirá sempre nas causas; 
A árvore é lida de baixo pra cima (e construída ao inverso).

ÁRVORE DAS SOLUÇÕES

A árvore das soluções, além de possibilitar a solução de problemas e modificação das situações não desejadas, serve  também  para  definir  as  alternativas  de  intervenção  do  projeto. 

 Todas  as  situações  negativas  serão convertidas em positivas, ou seja, cada problema (negativo) será substituído por uma solução (positivo).

Transformar o problema central da árvore de problemas em uma solução; o Objetivo Geral do projeto; 

–  Transformar  as  causas  em  meios  para  alcançar  o  objetivo  geral.  A  partir  destes  surgirão  as  Soluções Específicas 

–  Transformar  os  efeitos  ou  conseqüências  em  fins,  ou  seja,  as soluções  que  serão  alcançados  em  um  prazo maior.
Obs.:  

– Excluir da árvore as causas que não são modificáveis (que podem, talvez, fazer parte da justificativa); 

–  Verificar  se  existe  coerência  entre  os  meios  propostos  e  os  fins  pretendidos;  se  não,  modificar  a  árvore  de problemas e, consequentemente, os objetivos; 
– Deve-se definir qual o recorte que se vai fazer da árvore de objetivos para o trabalho, visto que não é possível atingir tudo com um só projeto; 
– Escrever os meios (objetivos específicos) com um verbo a ser perseguido.


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Atividade

1. Neste encontro, façam a lista de problemas percebidos por você e seus pares na rotina do Colégio Zardo. 

2. Coloquem as papeletas no painel e definam qual é o problema central (tronco), seus efeitos (copa) e suas causas (raízes).

3. Escrevam o contrário / inverso de cada um dos problemas, constituindo a Árvore das Soluções.

4. Para cada solução, apresentem possibilidades de Ações.

5. Façam uma síntese do trabalho para apresentar na Plenária.
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Para publicar no Blog

1. Escrevam as possibilidades de Ações para alcançar as Soluções definidas na Árvore das Soluções. Lembrem de numerar os problemas, as soluções e as ações.

Lembrem-se de colocar os nomes dos componentes da equipe.


7 comentários:

  1. 1.2.a.Dificuldades no cumprimento de deveres- alunos e professores.
    - Muitas reclamacöes dos alunos - insatisfacäo
    - Baixos salários e condicöes materiais e estruturais deficitárias.
    - Alunos e professores que demoram muito parar chegar e sair de sala.
    - Desmotivacäo de alunos e professores devido as dificuldades de ordem interna e externa.
    - Dificuldade de coopereacäo e articulacäo.
    - Sistema burocratizado e dificuldades no processo e na gestäo democrática.

    b. Relacionamento entre os alunos:
    - sensacäo de impunidade e comodidade dos alunos oriundos do sistema educacional.

    c.Dificuldade na aprendizagem.
    - Defasagem em agravamento.
    - alunos e destentos e desinteressados.
    3.4. a. Responsabilidade coletiva de aluno e professor:
    - encamimnhamentos pedagógicos e pré-conselho.
    - manter diálogo com os representantes da categoria e manter as cobrancas de aquisicóes e estrutura física.
    - Diálogo, reuniöes pedagógicas positivas e contato com a familia e sua realidade.
    - Encaminhamento pedagógico entre o corpo docente e a equipe.
    - Na medida do possível, diálogo entre as partes.
    b.- Mudanca na valoracäo do sistema avaliativo da recuperacäo com provas no VALOR de 100.
    c. Motivar a leitura obrigatória de um livro por bimestre desde o Ensino Fundamental na área de língua Portuguesa com possibliade de
    interdisciplinariedade.
    - Modificar o cabecalho da prova com espaco para desconto de erros ortográficos.
    - alteracäo de bimestre para trimestre.
    Prof. Euclides, Iris,Michele, Carolina

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  2. 1. Problema. Dificuldade no cumprimento dos deveres de alunos e professores.
    Solução. Ouvir os alunos com ética. Chegada rápida dos professores em sala de aula.

    2. Relacionamento conflituoso entre alunos. Sensação de impunidade dos alunos
    Solução. Punição dos infratores de acordo com o regimento. Valorização do patrimônio publico.

    3. Dificuldade de aprendizagem. Desmotivação por parte dos alunos. Alunos desatentos e desinteressados. Defasagem de aprendizagem em agravamento.
    Solução. Motivação dos alunos e acompanhamento dos pais na educação escolar. Resgate do nível de conhecimento.

    4. Sistema de avaliação.
    Solução. Modicar a recuperação aplicando prova com valor de 100 para recuperar todos os trabalhos e atividades.

    5. Gestão democrática
    Solução. Realizar reuniões mensais com o Conselho Escolar

    Professores. Damasceno, Lislaine, Jane, Budel. Dirlei.
    Obs. teclado com defeito

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  3. Reuniões periódicas estabelecendo regras de conduta e firmar combinados relacionados a um bom ambiente escolar, padronizando atitudes para sanar problemas de questões disciplinares, de responsabilidade com o estudo, com o objetivo de entender a escola como uma instituição de aprendizagem.
    Professores Marion (Biologia), Rogério (Química) e Tatiana (Física)

    Comprometimento de todos:
    - Ética profissional;
    - Profissionais entrosados;
    - Participação da Família (responsável).
    Comprometimento de alunos:
    - Hábitos de estudo;
    - Responsabilidade.
    Cooperação:
    - Estimular a troca de conhecimento entre aluno e aluno.
    - Troca de experiência de professor/professor.
    Disciplina/Entrega de trabalhos:
    - Cobrança efetiva das regras do Colégio (regulamento);
    - Ações em comum entre Professores.
    Professores Antonio (Física), Filomena (Matemática), Lana (Química) e Silvana (Matemática)

    Exigir uma participação maior dos pais, pois o compromisso não é ó da escola e dos alunos, tendo uma fala única dos profissionais da escola coibindo assim, que os alunos não burlem as regras.
    Professores Angélica (Matemática) e Aline (Química)

    Professores Andreia (Ciências) e Débora (Matemática)

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  4. PROBLEMAS:
    1- Falhas na comunicação institucional;
    2- Falhas na Integração administrativo-pedagógico;
    3-Falta de compromisso e importância por parte do aluno perante a escola e o estudo(valorização do estudo);
    4-Efetiva articulação dos professores com as normas institucionais.

    POSSIBILIDADES DE SOLUÇÕES E AÇÕES;

    - Elaborar e disponibilizar on line manual do professor e funcionário;
    -Disponibilizar o PTD no blog;
    -Disponibilizar aos docentes(on line) resumo do PPP e Regimento;
    -Melhorar a integração e comunicação entre os professores no que concerne ao exercício da função específica de sala de aula e no que interfere nesta ação(normas institucionais);
    -Melhorar a integração e comunicação entre toda a comunidade escolar nos vários outros aspectos;
    -Manter e ampliar momentos de diálogos com professores( blog, e mail, watsap);
    -Fortalecer o vínculo do aluno com a escola(via gincana, grêmio estudantil; conselho de classe com participação do aluno.

    Professores: Marilise, Jurema, Ana Lucia T.B., Ariane

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  5. Raízes dos problemas: falta de perspectivas;
    Preconceito contra a escola pública;
    Falta de envolvimento das famílias;
    Excesso de alunos em sala de aula.

    Problemas detectados como consequência dos problemas de raiz:
    Falta de responsabilidade com tarefas, estudos e horários;
    Indisciplina;
    Falta de pré requisitos;
    Desrespeito;
    Distração;
    Falta de materiais individuais (aluno);
    Falta de laboratrista

    Solução:

    Envolvimento familiar
    Escola de pais
    Contratação de laboratorista;
    Maior cobrança para os alunos trazerem material;
    Trabalhar valores (respeito)
    Motivar a leitura;
    Respeitar horários;
    Fim da aprovação automática no Ensino Fundamental I, para que os alunos não cheguem sem os pré requisitos;

    Professores: Mario, Carmen, Rosalia, Dalila, Kelly, Ana Maria, Lucineide.

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  6. AÇÕES DOS AGENTES EDUCACIONAIS I E II PARA A MELHORA DO AMBIENTE ESCOLAR.

    * Aulas de Cidadania;
    * Apresentar de vídeos educativos que já existem no colégio;
    * Palestras sobre higiene pessoal, educação e respeito ao próximo;
    * Executar de projetos para amenizar os problemas de respeito e drogas;
    * Trabalhar junto aos alunos - limpeza e conservação do ambiente escolar;
    * Formação para os pais sobre como educar melhor os seus filhos;
    * Mais participação dos pais na vida escolar dos filhos;
    * Mais amor e dedicação no trabalho que o professor aceitou para fazer;
    * Preocupação do professor com o desenvolvimento cognitivo e intelectual do aluno;
    * Trabalhar em prol da escola;
    * Evitar ao máximo as faltas;
    * Trabalhar em equipe;
    * Professores substitutos para evitar as aulas vagas;
    * Diálogo para a mediação dos conflitos.

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  7. ÁRVORE DOS PROBLEMAS – PROFESSORES – NOITE


    EXCESSO DE FALTAS DOS ALUNOS E PERDA DE INTERESSE
    Uso de drogas pelos alunos
    Indisciplina
    Evasão de alunos
    Gazetas de aula
    Defasagem de conteúdo

    FALTA PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA
    Falta do retorno, pelos pais, quando comunicados.
    Aluno e família não valorizam a escola

    FALTA DE COMPROMISSO PROFISSIONAL
    Falta de planejamento para dar aula
    Necessidade de aulas mais dinâmicas
    Dificuldade no uso das tecnologias

    FALTA DE RECONHECIMENTO DA HIERARQUIA DA ESCOLA PELO ALUNO
    Não Isonomia na aplicação das normas do colégio
    Conivência do sistema com a falta de compromisso dos alunos


    ÁRVORE DAS SOLUÇÕES – PROFESSORES – NOITE

    INTERESSE E PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS
    Conscientização para o não uso de drogas pelos alunos
    Exigir a correta aplicação do regulamento interno.
    Conscientização da importância de uma formação de excelência.
    Proporcionar um nivelamento dos conteúdos

    PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA
    Cobrar dos responsáveis um feedback eficaz
    Aluno e família valorizam a escola

    COMPROMISSO PROFISSIONAL
    Melhor planejamento das aulas pelo pofessor
    Tornar as aulas mais lúdicas
    Capacitação específica

    RESGATE DE VALORES (RESPEITO)
    Igualdade nas regras de tratamento
    Não fazer “vistas grossas” com a falta de compromisso dos alunos


    ÁRVORE DOS PROBLEMAS – ALUNOS – NOITE

    ALUNOS NÃO PRESERVAM O BEM PÚBLICO
    Falta rigidez para resolver o mau comportamento
    Desmotivação dos alunos e falta de incentivo

    AULAS FRACAS
    Falta de didática pedagógica do professor
    Professores sem capacitação
    Mudanças frequentes nos horários

    Falta de profissionais específicos
    Inspetores de alunos; Laboratoristas
    Acesso livre ao interior da escola e insegurança
    Redução do tempo dedicado a aula pelo professor.

    Falta de recursos de infraestrutura
    Burocracia para liberação de verbas pelo governo
    Não há rampas para aluno deficiente físico (cadeirante)
    Não há acessibilidades para deficientes visuais

    ÁRVORE DAS SOLUÇÕES – ALUNOS – NOITE

    ALUNOS PRESERVANDO E CUIDANDO DO BEM PÚBLICO
    Aplicação das regras de forma clara
    Alunos motivados e incentivados

    AULAS BEM ELABORADAS

    Professores motivados
    Professores planejam as aulas e sabem trabalhar

    RECURSOS PARA INFRAESTRUTURA
    Buscar recursos para a infraestrutura
    Rampas para aluno deficiente físico (cadeirante)
    Acessibilidade para deficientes visuais

    Pedagoga:Ivani
    Professores:
    Edson
    Josiane
    Maira
    Marcia Peixoto
    Marcus Vinicius
    Sirlei

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