Um
problema é uma situação negativa ou
um déficit que se quer resolver.
Dentre aqueles listados, deve-se
escolher um, considerado importante e possível de ser solucionado no
âmbito do projeto.
Escolhido aquele que vai ser o
problema central, parte-se para a construção da árvore de
problemas:
- Coloca-se no centro do papel, em um quadrinho, o problema central – Este será o tronco da árvore;
- Acima do problema central, coloque outros problemas, dele derivados, que são os efeitos ou consequências, que formam a copa da árvore;
- Abaixo do problema central são colocados quadrinhos com os problemas que representam as causas, razões ou fatores geradores do problema central. Formam as raízes da árvore. É justamente aí que o projeto deve atuar.
Observações.:
–
Escolha
sempre uma situação negativa para a
árvore de problemas (“leitura” não
é um problema, mas a “dificuldade de
leitura”);
–
Não
inclua a solução na formulação do problema central, pois um
problema não é ausência de solução, mas uma situação negativa
(“Falta de reforço para aprendizagem da leitura e escrita” =
“dificuldade de leitura e escrita”);
–
Não
trabalhe com problemas muito genéricos (“violência”); “traduza”
o que está sendo entendido como violência;
–
O
projeto agirá sempre nas causas;
–
A
árvore é lida de baixo pra cima (e construída ao inverso).
ÁRVORE
DAS SOLUÇÕES
A
árvore das soluções, além de possibilitar a solução de
problemas e modificação das situações não desejadas, serve
também para definir as alternativas
de intervenção do projeto.
Todas
as situações negativas serão convertidas em
positivas, ou seja, cada problema (negativo) será substituído por
uma solução (positivo).
–
Transformar
o problema central da árvore de problemas em uma solução; o
Objetivo Geral do projeto;
– Transformar as
causas em meios para alcançar o
objetivo geral. A partir destes
surgirão as Soluções Específicas
–
Transformar os efeitos ou conseqüências
em fins, ou seja, as soluções que
serão alcançados em um prazo maior.
Obs.:
– Excluir da árvore as causas que não são modificáveis
(que podem, talvez, fazer parte da justificativa);
–
Verificar se existe coerência entre
os meios propostos e os fins
pretendidos; se não, modificar a
árvore de problemas e, consequentemente, os objetivos;
–
Deve-se definir qual o recorte que se vai fazer da árvore de
objetivos para o trabalho, visto que não é possível atingir tudo
com um só projeto;
– Escrever os meios (objetivos
específicos) com um verbo a ser perseguido.
_______________________________
1. Neste encontro, façam a lista de problemas
percebidos por você e seus pares na rotina do Colégio Zardo.
2. Coloquem as papeletas no painel e definam qual é o problema central (tronco), seus efeitos (copa) e suas causas (raízes).
3. Escrevam o contrário / inverso de cada um dos problemas, constituindo a Árvore das Soluções.
4. Para cada solução, apresentem possibilidades de Ações.
5. Façam uma síntese do trabalho para apresentar na Plenária.
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Para publicar no Blog
1. Escrevam as possibilidades de Ações para alcançar as Soluções definidas na Árvore das Soluções. Lembrem de numerar os problemas, as soluções e as ações.
Lembrem-se de colocar os nomes dos componentes da equipe.
Lembrem-se de colocar os nomes dos componentes da equipe.
1.2.a.Dificuldades no cumprimento de deveres- alunos e professores.
ResponderExcluir- Muitas reclamacöes dos alunos - insatisfacäo
- Baixos salários e condicöes materiais e estruturais deficitárias.
- Alunos e professores que demoram muito parar chegar e sair de sala.
- Desmotivacäo de alunos e professores devido as dificuldades de ordem interna e externa.
- Dificuldade de coopereacäo e articulacäo.
- Sistema burocratizado e dificuldades no processo e na gestäo democrática.
b. Relacionamento entre os alunos:
- sensacäo de impunidade e comodidade dos alunos oriundos do sistema educacional.
c.Dificuldade na aprendizagem.
- Defasagem em agravamento.
- alunos e destentos e desinteressados.
3.4. a. Responsabilidade coletiva de aluno e professor:
- encamimnhamentos pedagógicos e pré-conselho.
- manter diálogo com os representantes da categoria e manter as cobrancas de aquisicóes e estrutura física.
- Diálogo, reuniöes pedagógicas positivas e contato com a familia e sua realidade.
- Encaminhamento pedagógico entre o corpo docente e a equipe.
- Na medida do possível, diálogo entre as partes.
b.- Mudanca na valoracäo do sistema avaliativo da recuperacäo com provas no VALOR de 100.
c. Motivar a leitura obrigatória de um livro por bimestre desde o Ensino Fundamental na área de língua Portuguesa com possibliade de
interdisciplinariedade.
- Modificar o cabecalho da prova com espaco para desconto de erros ortográficos.
- alteracäo de bimestre para trimestre.
Prof. Euclides, Iris,Michele, Carolina
1. Problema. Dificuldade no cumprimento dos deveres de alunos e professores.
ResponderExcluirSolução. Ouvir os alunos com ética. Chegada rápida dos professores em sala de aula.
2. Relacionamento conflituoso entre alunos. Sensação de impunidade dos alunos
Solução. Punição dos infratores de acordo com o regimento. Valorização do patrimônio publico.
3. Dificuldade de aprendizagem. Desmotivação por parte dos alunos. Alunos desatentos e desinteressados. Defasagem de aprendizagem em agravamento.
Solução. Motivação dos alunos e acompanhamento dos pais na educação escolar. Resgate do nível de conhecimento.
4. Sistema de avaliação.
Solução. Modicar a recuperação aplicando prova com valor de 100 para recuperar todos os trabalhos e atividades.
5. Gestão democrática
Solução. Realizar reuniões mensais com o Conselho Escolar
Professores. Damasceno, Lislaine, Jane, Budel. Dirlei.
Obs. teclado com defeito
Reuniões periódicas estabelecendo regras de conduta e firmar combinados relacionados a um bom ambiente escolar, padronizando atitudes para sanar problemas de questões disciplinares, de responsabilidade com o estudo, com o objetivo de entender a escola como uma instituição de aprendizagem.
ResponderExcluirProfessores Marion (Biologia), Rogério (Química) e Tatiana (Física)
Comprometimento de todos:
- Ética profissional;
- Profissionais entrosados;
- Participação da Família (responsável).
Comprometimento de alunos:
- Hábitos de estudo;
- Responsabilidade.
Cooperação:
- Estimular a troca de conhecimento entre aluno e aluno.
- Troca de experiência de professor/professor.
Disciplina/Entrega de trabalhos:
- Cobrança efetiva das regras do Colégio (regulamento);
- Ações em comum entre Professores.
Professores Antonio (Física), Filomena (Matemática), Lana (Química) e Silvana (Matemática)
Exigir uma participação maior dos pais, pois o compromisso não é ó da escola e dos alunos, tendo uma fala única dos profissionais da escola coibindo assim, que os alunos não burlem as regras.
Professores Angélica (Matemática) e Aline (Química)
Professores Andreia (Ciências) e Débora (Matemática)
PROBLEMAS:
ResponderExcluir1- Falhas na comunicação institucional;
2- Falhas na Integração administrativo-pedagógico;
3-Falta de compromisso e importância por parte do aluno perante a escola e o estudo(valorização do estudo);
4-Efetiva articulação dos professores com as normas institucionais.
POSSIBILIDADES DE SOLUÇÕES E AÇÕES;
- Elaborar e disponibilizar on line manual do professor e funcionário;
-Disponibilizar o PTD no blog;
-Disponibilizar aos docentes(on line) resumo do PPP e Regimento;
-Melhorar a integração e comunicação entre os professores no que concerne ao exercício da função específica de sala de aula e no que interfere nesta ação(normas institucionais);
-Melhorar a integração e comunicação entre toda a comunidade escolar nos vários outros aspectos;
-Manter e ampliar momentos de diálogos com professores( blog, e mail, watsap);
-Fortalecer o vínculo do aluno com a escola(via gincana, grêmio estudantil; conselho de classe com participação do aluno.
Professores: Marilise, Jurema, Ana Lucia T.B., Ariane
Raízes dos problemas: falta de perspectivas;
ResponderExcluirPreconceito contra a escola pública;
Falta de envolvimento das famílias;
Excesso de alunos em sala de aula.
Problemas detectados como consequência dos problemas de raiz:
Falta de responsabilidade com tarefas, estudos e horários;
Indisciplina;
Falta de pré requisitos;
Desrespeito;
Distração;
Falta de materiais individuais (aluno);
Falta de laboratrista
Solução:
Envolvimento familiar
Escola de pais
Contratação de laboratorista;
Maior cobrança para os alunos trazerem material;
Trabalhar valores (respeito)
Motivar a leitura;
Respeitar horários;
Fim da aprovação automática no Ensino Fundamental I, para que os alunos não cheguem sem os pré requisitos;
Professores: Mario, Carmen, Rosalia, Dalila, Kelly, Ana Maria, Lucineide.
AÇÕES DOS AGENTES EDUCACIONAIS I E II PARA A MELHORA DO AMBIENTE ESCOLAR.
ResponderExcluir* Aulas de Cidadania;
* Apresentar de vídeos educativos que já existem no colégio;
* Palestras sobre higiene pessoal, educação e respeito ao próximo;
* Executar de projetos para amenizar os problemas de respeito e drogas;
* Trabalhar junto aos alunos - limpeza e conservação do ambiente escolar;
* Formação para os pais sobre como educar melhor os seus filhos;
* Mais participação dos pais na vida escolar dos filhos;
* Mais amor e dedicação no trabalho que o professor aceitou para fazer;
* Preocupação do professor com o desenvolvimento cognitivo e intelectual do aluno;
* Trabalhar em prol da escola;
* Evitar ao máximo as faltas;
* Trabalhar em equipe;
* Professores substitutos para evitar as aulas vagas;
* Diálogo para a mediação dos conflitos.
ÁRVORE DOS PROBLEMAS – PROFESSORES – NOITE
ResponderExcluirEXCESSO DE FALTAS DOS ALUNOS E PERDA DE INTERESSE
Uso de drogas pelos alunos
Indisciplina
Evasão de alunos
Gazetas de aula
Defasagem de conteúdo
FALTA PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA
Falta do retorno, pelos pais, quando comunicados.
Aluno e família não valorizam a escola
FALTA DE COMPROMISSO PROFISSIONAL
Falta de planejamento para dar aula
Necessidade de aulas mais dinâmicas
Dificuldade no uso das tecnologias
FALTA DE RECONHECIMENTO DA HIERARQUIA DA ESCOLA PELO ALUNO
Não Isonomia na aplicação das normas do colégio
Conivência do sistema com a falta de compromisso dos alunos
ÁRVORE DAS SOLUÇÕES – PROFESSORES – NOITE
INTERESSE E PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS
Conscientização para o não uso de drogas pelos alunos
Exigir a correta aplicação do regulamento interno.
Conscientização da importância de uma formação de excelência.
Proporcionar um nivelamento dos conteúdos
PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA
Cobrar dos responsáveis um feedback eficaz
Aluno e família valorizam a escola
COMPROMISSO PROFISSIONAL
Melhor planejamento das aulas pelo pofessor
Tornar as aulas mais lúdicas
Capacitação específica
RESGATE DE VALORES (RESPEITO)
Igualdade nas regras de tratamento
Não fazer “vistas grossas” com a falta de compromisso dos alunos
ÁRVORE DOS PROBLEMAS – ALUNOS – NOITE
ALUNOS NÃO PRESERVAM O BEM PÚBLICO
Falta rigidez para resolver o mau comportamento
Desmotivação dos alunos e falta de incentivo
AULAS FRACAS
Falta de didática pedagógica do professor
Professores sem capacitação
Mudanças frequentes nos horários
Falta de profissionais específicos
Inspetores de alunos; Laboratoristas
Acesso livre ao interior da escola e insegurança
Redução do tempo dedicado a aula pelo professor.
Falta de recursos de infraestrutura
Burocracia para liberação de verbas pelo governo
Não há rampas para aluno deficiente físico (cadeirante)
Não há acessibilidades para deficientes visuais
ÁRVORE DAS SOLUÇÕES – ALUNOS – NOITE
ALUNOS PRESERVANDO E CUIDANDO DO BEM PÚBLICO
Aplicação das regras de forma clara
Alunos motivados e incentivados
AULAS BEM ELABORADAS
Professores motivados
Professores planejam as aulas e sabem trabalhar
RECURSOS PARA INFRAESTRUTURA
Buscar recursos para a infraestrutura
Rampas para aluno deficiente físico (cadeirante)
Acessibilidade para deficientes visuais
Pedagoga:Ivani
Professores:
Edson
Josiane
Maira
Marcia Peixoto
Marcus Vinicius
Sirlei