Para
fins curriculares, os saberes científicos, técnicos, operacionais,
organizacionais e políticos que estruturam as atividades e as
relações de trabalho seriam inter-relacionados com base nas
respectivas disciplinas científicas ou escolares, tendo-se os
processos de trabalho como horizonte de formação, mas com o
objetivo de garantir aos trabalhadores o acesso aos conhecimentos
universais historicamente construídos pela humanidade. Isso, muito
além de possibilitar a realização de ações técnicas,
possibilitaria ações políticas e a construção de novos
conhecimentos. Em que medida, então, os conceitos científicos e
tecnológicos devem organizar-se em programas escolares, orientados
pela mediação da hierarquia escolar e para as segmentações
disciplinares, ou devem ser construídos e reconstruídos em função
da diversidade de horizontes de formação que devem ser atingidos e
da heterogeneidade das situações de trabalho que os estudantes
poderão enfrentar? Como garantir aos trabalhadores o acesso aos
conhecimentos universais historicamente construídos pela humanidade
e contribuir para que sejam competentes no seu exercício
profissional? Malglaive (1995, p. 256) diz-nos que renunciar à
definição dos objetivos de formação por meio da enumeração
interminável dos “ser capaz de ...” não implica renunciar a
qualquer ligação das atividades educativas com a situação de
trabalho. Mas exige aceitar que os efeitos pretendidos pela prática
pedagógica sobre essas situações podem se constituir no máximo
como horizontes, cujos limites se alargam permanentemente na
proporção das próprias aprendizagens.
Certo
tipo de conhecimento pode ter pouca relevância na lógica interna de
um corpo de conhecimentos, mas ser fundamental para o desenvolvimento
de certos procedimentos operatórios. Outros, entretanto, podem ser
de interesse teórico fundamental, mas não se relacionarem
diretamente à atividade que serve de referência ao trabalho
pedagógico. Sendo assim, seria inútil insistir no fato de que a
seleção de conteúdos de ensino num conjunto de corpos de
conhecimentos deva estar sob a influência direta e exclusiva da
atividade considerada como horizonte da formação. Ela deve ir além
disso: deve ser guiada por princípios epistemológicos,
metodológicos e ético-políticos. Conciliar esses critérios
coerentemente implica constituir um programa estruturado e organizado
no tempo, ligado à natureza do processo de trabalho em sua
totalidade e às relações sociais das quais os trabalhadores são
sujeitos. Esse programa pode assumir formas diversas. Uma seqüência
de atividades práticas, de problemas ou de projetos pode servir de
ponto de partida à apreensão dos conteúdos a adquirir ou como
momentos de consolidação dessas aquisições, estruturadas
coerentemente com os conceitos científicos e tecnológicos
fundamentais. Mas não serão exclusivamente os programas pedagógicos
os responsáveis pela possibilidade de os estudantes apreenderem e
construírem conhecimentos. A complexidade das relações pedagógicas
vai além do que pode ser previsto e prescrito e nelas está uma
infinidade de outras mediações fundamentais do processo ensino
aprendizagem, não consideradas pelos documentos oficiais. Reconhecer
que os projetos se confrontam com a realidade social concreta é
princípio fundamental para compreender o dinamismo da escola e sua
rebeldia histórica, que transforma e supera as normas exteriores em
outros projetos que nascem legitimamente de seu próprio interior.
*Extraído de textos de Marise Nogueira Ramos
___________________
Após
a leitura do texto, pontue, a
partir do mencionado nesse item, o que faz parte da sua rotina em sala de
aula e o que não faz, explicando as razões. De que maneira você professor, pode levar seu aluno, a adquirir os conceitos básicos e necessários para sua formação profissional?
QUESTÃO
2
O
que precisa ser alterado / modificado para fins de atualização
na Proposta Pedagógica Curricular de sua disciplina do curso técnico?
Explicite o que precisa ser aprofundado de modo a expressar a
realidade e almejar o alcance da concepção da disciplina.
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