O encaminhamento
metodológico da disciplina de Ensino Religioso pressupõe um
constante repensar das ações que subsidiam esse trabalho, pois uma
abordagem nova de um conteúdo leva inevitavelmente, a novos métodos
de investigação, análise e ensino. O trabalho pedagógico proposto
no nosso modelo de Ensino Religioso busca superar a pratica
tradicional que marcam ainda a visão de nossos educandos levando-os
a construir um modelo questionador.
O professor deve
posicionar-se de forma clara, objetiva e crítica quanto ao
conhecimento sobre o Sagrado e seu papel sócio-cultural. Assim terá
o papel de mediador entre os sabres que o aluno já possui e os
conteúdos a serem trabalhados em sala de aula.
Para atingir os
objetivos metodológicos, o professor deve estabelecer uma relação
pedagógica frente ao universo das manifestações religiosas,
conhecendo suas bases doutrinárias e praticas de seus fiéis, e na
sala de aula, os conteúdos devem ser passados com clareza e
detalhes, que possibilitem aos alunos assimilar esses conteúdos de
forma simples e objetiva. É preciso respeitar o direito, a liberdade
de consciência e a opção religiosa do educando, razão pela qual a
reflexão e a análise dos conteúdos valorizarão aspectos
reconhecidos como pertinentes ao campo e universo do Sagrado e a sua
relação com a diversidade sócio-cultural.
_________________________
QUESTÃO 1
Após a leitura do item “Encaminhamento Metodológico” constante na Proposta Pedagógica Curricular da sua disciplina, pontue, a partir do mencionado nesse item, o que faz parte da sua rotina em sala de aula e o que não faz, explicando as razões.
QUESTÃO 2
O que precisa ser alterado / modificado para fins de atualização nesse item da Proposta Pedagógica Curricular de sua disciplina? Explicite o que precisa ser aprofundado de modo a expressar a realidade e almejar o alcance da concepção da disciplina.
Nenhum comentário:
Não é permitido fazer novos comentários.