segunda-feira, 6 de abril de 2015

TÉCNICO EM INFORMÁTICA - TARDE

O Curso Técnico em Informática - integrado deve garantir ao educando a formação comum indispensável para o exercício da cidadania, formação e desenvolvimento da autonomia intelectual, pensamento crítico da ciência e tecnologia com preparação para o mundo do trabalho.
Há varias possibilidades de metodologia a ser usada para o ensino integrado e que são diferenciados os elementos de integração do ensino e da aprendizagem,  decisivo é o compromisso docente com as ideias de formação integrada e de transformação social.
As diferentes possibilidades metodológicas para um trabalho pedagógico integrador deve procurar combinar os elementos que consideramos essenciais para o desenvolvimento de práticas pedagógicas integradoras: a valorização da atividade transformadora de docentes e discentes, a preferência por estratégias que fortaleçam os coletivos, o compromisso com a possibilidade de compreensão ampla dos alunos e professores dos fenômenos específicos, em sua relação com a realidade, e a busca pela articulação das práticas pedagógicas com o seu contexto social.
As possibilidades de integração curricular tem como condição básica o diálogo entre as áreas do conhecimento, entre os atores envolvidos e entre as experiências em curso. Sem isso o planejamento, a execução e o acompanhamento destas atividades redundarão num esvaziamento de seu conteúdo avançado, fazendo com que sua experimentação seja meramente formal (não essencial). Ou seja, para a integração curricular torna-se necessária a criação de uma nova cultura escolar, de diálogo e de democracia, requer também o convencimento dos profissionais envolvidos e requer por parte destes a apropriação dos conceitos e princípios do Ensino Médio Integrado, sem o que a ideia de currículo integrado pode se configurar apenas como um emblema da mesmice  pedagógica. Segundo Freire (1998), “toda prática educativa demanda a existência de sujeitos, um, que ensinando, aprende, outro, que aprendendo, ensina (...); a existência de  objetos, conteúdos a serem ensinados e aprendidos envolve o uso de métodos, de técnicas, de materiais, implica, em função de seu caráter diretivo/objetivo, sonhos, utopia, ideais (...)”. A prática educativa também deve ser entendida como um exercício constante em favor da produção e do desenvolvimento da autonomia de educadores e educandos, contribuindo para que o aluno seja o artífice de sua formação com a ajuda necessária do professor.
A natureza da prática pedagógica é a indagação, a busca, a pesquisa, a reflexão, a ética, o respeito, a tomada consciente de decisões, o estarem aberto às novidades, aos diferentes métodos de trabalho. A reflexão crítica sobre a prática se torna uma exigência da relação teoria-prática porque envolve o movimento dinâmico, dialético entre o fazer e o pensar sobre o fazer.
A partir da experiência e da reflexão desta prática, do ensino contextualizado, cria-se possibilidade para a produção e/ou construção do conhecimento, desenvolvem-se instrumentos, esquemas ou posturas mentais que podem facilitar a aquisição de competências.
Isso significa que na prática educativa deve-se procurar, através dos conteúdos e dos métodos, o respeito aos interesses dos discentes e da comunidade onde vivem e constroem suas experiências.

ANÁLISE E PROJETOS

EMENTA: Introdução a Sistemas de Informação; Levantamento e Modelagem de Dados; Análise e Desenvolvimento de Sistema.


BANCO DE DADOS

EMENTA: Conceitos, definição e aplicação de bancos de dados. Modelagem de dados. Mecanismos de acesso e consulta.


FUNDAMENTOS E ARQUITETURA DE COMPUTADORES

EMENTA: Evolução Histórica dos Computadores, Componentes de Hardware e Software, Representação de Dados, Sistemas de Numeração. Introdução, Tipos e Evolução das arquiteturas.

INFORMÁTICA INSTRUMENTAL

EMENTA: Conceitos básicos e ferramentas do sistema operacional, Editoração Eletrônica, Planilha Eletrônica e Gerenciador de Apresentação.

INTERNET E PROGRAMAÇÃO WEB

EMENTA: Histórico, Evolução e Serviços de Internet. Segurança; Ferramentas, Projetos (Design) e Desenvolvimento de Páginas Estáticas e Dinâmicas.

LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO

EMENTA: Abstração e resolução de problemas. Desenvolvimento e formas de representação de algoritmos. Tipos de dados, operadores matemáticos e estruturas de controle. Conceitos de linguagens de programação e ambientes de desenvolvimento.

REDES E SISTEMAS OPERACIONAIS

EMENTA: Histórico, conceitos, estrutura e dispositivos de Sistemas Operacionais. Fundamentos de comunicação de dados, introdução às redes de computadores, protocolos de comunicação, serviços de rede, projeto de redes, conceitos básicos de segurança em redes de computadores.

SUPORTE  TÉCNICO

EMENTA: Componentes, instalação, configuração e manutenção de computadores, periféricos e software

Um comentário:

  1. Quando decidi ser professor de educação profissional, deparei-me com uma realidade inversa daquilo que foi a sala de aula do meu curso técnico, os alunos tinham grande interesse em aprender. Fiquei absorto quando entrei na sala de aula e vi a falta de interesse pelo conhecimento. Foi necessário primeiramente entender o aluno de hoje, entender os dramas e os conflitos sociais que eles vivem. A começar pela tecnologia que a sociedade tem a sua disposição hoje, os valores são diferentes de outras épocas, valores impregnados por uma mídia escrita, falada e televisiva mudaram o comportamento das pessoas. O ter sem esforço é um objetivo de vida das pessoas, esforçar-se porque? "Caso eles não ganhem, vão lá e tomam ilicitamente, eles roubam.
    É neste contexto que os educadores vivem hoje, muitos não entende que a sociedade mudou. Não podemos afirmar que o comportamento da sociedade tenha evoluido. Por que evolução compreende em melhoria e o carater das pessoas não está melhor. Assim o docente deve procurar aprender o aluno hoje, a partir deste entendimento acredito que poderemos. Como está no texto: "procurar combinar os elementos que consideramos essenciais para o desenvolvimento de práticas pedagógicas integradoras: a valorização da atividade transformadora de docentes e discentes". Em outras palavras, temos que ter atitudes transformadoras primeiramente em nós mesmos, assim poderemos elaborar um plano integrador mais próximo do ideal e as disciplinas, de forma inter-relacionadas, poderão ser ministradas com a finalidade de ensinar a partir da realidade de nossos alunos.

    Prof. Alberto C. Kloster
    Informática

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