O
Curso Técnico em Informática - integrado deve garantir ao educando a formação
comum indispensável para o exercício da cidadania, formação e desenvolvimento
da autonomia intelectual, pensamento crítico da ciência e tecnologia com
preparação para o mundo do trabalho.
Há
varias possibilidades de metodologia a ser usada para o ensino integrado e que
são diferenciados os elementos de integração do ensino e da aprendizagem, decisivo é o compromisso docente com as ideias
de formação integrada e de transformação social.
As
diferentes possibilidades metodológicas para um trabalho pedagógico integrador
deve procurar combinar os elementos que consideramos essenciais para o
desenvolvimento de práticas pedagógicas integradoras: a valorização da
atividade transformadora de docentes e discentes, a preferência por estratégias
que fortaleçam os coletivos, o compromisso com a possibilidade de compreensão
ampla dos alunos e professores dos fenômenos específicos, em sua relação com a
realidade, e a busca pela articulação das práticas pedagógicas com o seu
contexto social.
As
possibilidades de integração curricular tem como condição básica o diálogo
entre as áreas do conhecimento, entre os atores envolvidos e entre as
experiências em curso. Sem isso o planejamento, a execução e o acompanhamento destas
atividades redundarão num esvaziamento de seu conteúdo avançado, fazendo com
que sua experimentação seja meramente formal (não essencial). Ou seja, para a integração
curricular torna-se necessária a criação de uma nova cultura escolar, de
diálogo e de democracia, requer também o convencimento dos profissionais
envolvidos e requer por parte destes a apropriação dos conceitos e princípios
do Ensino Médio Integrado, sem o que a ideia de currículo integrado pode se
configurar apenas como um emblema da mesmice
pedagógica. Segundo Freire (1998), “toda prática educativa demanda a
existência de sujeitos, um, que ensinando, aprende, outro, que aprendendo,
ensina (...); a existência de objetos,
conteúdos a serem ensinados e aprendidos envolve o uso de métodos, de técnicas,
de materiais, implica, em função de seu caráter diretivo/objetivo, sonhos,
utopia, ideais (...)”. A prática educativa também deve ser entendida como um
exercício constante em favor da produção e do desenvolvimento da autonomia de
educadores e educandos, contribuindo para que o aluno seja o artífice de sua
formação com a ajuda necessária do professor.
A
natureza da prática pedagógica é a indagação, a busca, a pesquisa, a reflexão,
a ética, o respeito, a tomada consciente de decisões, o estarem aberto às
novidades, aos diferentes métodos de trabalho. A reflexão crítica sobre a
prática se torna uma exigência da relação teoria-prática porque envolve o
movimento dinâmico, dialético entre o fazer e o pensar sobre o fazer.
Isso
significa que na prática educativa deve-se procurar, através dos conteúdos e
dos métodos, o respeito aos interesses dos discentes e da comunidade onde vivem
e constroem suas experiências.
ANÁLISE
E PROJETOS
EMENTA: Introdução a Sistemas de
Informação; Levantamento e Modelagem de Dados; Análise e Desenvolvimento de
Sistema.
BANCO
DE DADOS
EMENTA: Conceitos, definição e
aplicação de bancos de dados. Modelagem de dados. Mecanismos de acesso e
consulta.
FUNDAMENTOS E
ARQUITETURA DE COMPUTADORES
EMENTA: Evolução
Histórica dos Computadores, Componentes de Hardware e Software, Representação
de Dados, Sistemas de Numeração. Introdução, Tipos e Evolução das arquiteturas.
INFORMÁTICA
INSTRUMENTAL
EMENTA:
Conceitos básicos e ferramentas do sistema
operacional, Editoração Eletrônica, Planilha Eletrônica e Gerenciador de
Apresentação.
INTERNET E
PROGRAMAÇÃO WEB
EMENTA:
Histórico,
Evolução e Serviços de Internet. Segurança; Ferramentas, Projetos
(Design) e Desenvolvimento de Páginas Estáticas e Dinâmicas.
LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO
EMENTA: Abstração e resolução de
problemas. Desenvolvimento e formas de representação de algoritmos. Tipos de
dados, operadores matemáticos e estruturas de controle. Conceitos de linguagens
de programação e ambientes de desenvolvimento.
REDES E SISTEMAS
OPERACIONAIS
EMENTA:
Histórico, conceitos, estrutura e dispositivos de Sistemas
Operacionais. Fundamentos de comunicação de dados, introdução às redes de
computadores, protocolos de comunicação, serviços de rede, projeto de redes,
conceitos básicos de segurança em redes de computadores.
SUPORTE
TÉCNICO
EMENTA: Componentes, instalação, configuração e manutenção
de computadores, periféricos e software.
Quando decidi ser professor de educação profissional, deparei-me com uma realidade inversa daquilo que foi a sala de aula do meu curso técnico, os alunos tinham grande interesse em aprender. Fiquei absorto quando entrei na sala de aula e vi a falta de interesse pelo conhecimento. Foi necessário primeiramente entender o aluno de hoje, entender os dramas e os conflitos sociais que eles vivem. A começar pela tecnologia que a sociedade tem a sua disposição hoje, os valores são diferentes de outras épocas, valores impregnados por uma mídia escrita, falada e televisiva mudaram o comportamento das pessoas. O ter sem esforço é um objetivo de vida das pessoas, esforçar-se porque? "Caso eles não ganhem, vão lá e tomam ilicitamente, eles roubam.
ResponderExcluirÉ neste contexto que os educadores vivem hoje, muitos não entende que a sociedade mudou. Não podemos afirmar que o comportamento da sociedade tenha evoluido. Por que evolução compreende em melhoria e o carater das pessoas não está melhor. Assim o docente deve procurar aprender o aluno hoje, a partir deste entendimento acredito que poderemos. Como está no texto: "procurar combinar os elementos que consideramos essenciais para o desenvolvimento de práticas pedagógicas integradoras: a valorização da atividade transformadora de docentes e discentes". Em outras palavras, temos que ter atitudes transformadoras primeiramente em nós mesmos, assim poderemos elaborar um plano integrador mais próximo do ideal e as disciplinas, de forma inter-relacionadas, poderão ser ministradas com a finalidade de ensinar a partir da realidade de nossos alunos.
Prof. Alberto C. Kloster
Informática