segunda-feira, 6 de abril de 2015

ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO DE LÍNGUA PORTUGUESA

O encaminhamento é feito diariamente através das práticas de cada docente, entretanto usa-se: o material do próprio aluno, textos diversificados, obras literárias nacionais e estrangeiras.Esse domínio das práticas discursivas possibilitará que o aluno modifique, aprimore, reelabore sua visão de mundo e tenha voz na sociedade. Com isso o professor poderá desenvolver um trabalho com a oralidade que, gradativamente, permita ao aluno conhecer e usar também a variedade lingüística padrão em determinados contextos sociais.
Tanto no Ensino Fundamental quanto no Ensino Médio, as possibilidades de trabalho com os gêneros orais são diversas e apontam diferentes caminhos, como: apresentação de temas variados (histórias de família, da comunidade, um filme, um livro); depoimentos sobre situações significativas vivenciadas pelo aluno ou pessoas do seu convívio; dramatização; recado; explicação; narração de histórias; declamação de poemas; troca de opiniões; debates; seminários; júris-simulados e outras atividades que possibilitem o desenvolvimento da argumentação. No que concerne à literatura oral, valoriza-se a potência dos textos literários como Arte, os quais produzem oportunidade de considerar seus estatutos, sua dimensão estética e suas forças políticas particulares.
O trabalho da escrita, leva em conta a relação entre o uso e o aprendizado da língua, sob a visão de que o texto é um elo de interação social e os gêneros discursivos são construções coletivas, onde o aluno entenda o texto de uma forma de interagir com o mundo. Escreve-se e fala-se para convencer, vender, negar, instruir, etc. ,quando perde-se esse contexto, perde-se também a sua finalidade.
O papel ativo da leitura cabe exclusivamente ao leitor, ele efetiva-se como co-produtor, procurando pistas formais, formula e reformula hipóteses, aceita ou rejeita conclusões, usa estratégias baseadas no seu conhecimento linguístico, nas suas experiências e na sua vivência sócio-cultural. Propiciando o desenvolvimento de uma atitude crítica que leve o aluno a perceber o sujeito presente nos textos, buscando uma atitude responsiva diante deles. Sob esse ponto de vista, o nosso papel como professor é atuar como mediador, provocando os alunos a realizarem leituras significativas. Assim, devemos contribuir para que o aluno atribua sentidos a sua leitura, tornando-se um sujeito crítico e atuante nas práticas de letramento da sociedade.
O leitor uma vez que já é visto como um sujeito ativo no processo de leitura, proporcionará momentos de debates, reflexões sobre a obra lida, possibilitando a ampliação dos seus horizontes de expectativas.
Segundo Mendonça, 2006, p.204, a prática da análise linguística se dá da seguinte forma: “a reflexão consciente sobre fenômenos gramaticais e textual-discursivos que perpassam os usos linguísticos, seja no momento de ler/escutar, de produzir textos ou de refletir sobre esses mesmos usos da língua”. Dentro dessa perspectiva o professor poderá instigar, no aluno, a compreensão das semelhanças e diferenças, dependendo do gênero, do contexto de uso e da situação de interação, dos textos orais e escritos; a percepção da multiplicidade de usos e funções da língua; o reconhecimento das diferentes possibilidades de ligações e de construções textuais.


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QUESTÃO 1
Após a leitura do item “Encaminhamento Metodológico” constante na Proposta Pedagógica Curricular da sua disciplina, pontue, a partir do mencionado nesse item, o que faz parte da sua rotina em sala de aula e o que não faz, explicando as razões.

QUESTÃO 2
O que precisa ser alterado / modificado para fins de atualização nesse item da Proposta Pedagógica Curricular de sua disciplina? Explicite o que precisa ser aprofundado de modo a expressar a realidade e almejar o alcance da concepção da disciplina.

16 comentários:

  1. Questão 1
    A rotina que busco em sala de aula com relação ao trabalho de leitura é instigar e despertar o interesse do aluno e tudo o que ela proporciona de cultura, conhecimento e aprendizado.
    Procuro organizar o trabalho a partir de escolhas feitas através da análise do PPP da escola.Oriento os alunos a lerem títulos previamente selecionados e relacionados com a sua realidade e que despertem o seu interesse.É indispensável que durante a leitura, sejam incentivadas as discussões objetivando o compartilhamento das descobertas proporcionadas.
    O que dificulta a proposta é o fato da demanda de mais de 30 alunos por turma, impossibilitando assim a realização de um seminário de leitura, uma discussão em grupo, apresentação de trabalhos ou uma simples leitura em sala de aula onde todos possam participar.
    Questão 2
    - Redução do número de alunos em sala de aula;
    - Incentivo à leitura:
    - Gincana literária:
    - Reunião de professores por área, com o objetivo de criar projetos multidisciplinares destinados à leitura.
    Ana Maria





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  2. A metodologia do meu trabalho parte da observação da realidade dos alunos das salas de apoio e do ensino médio, por isso serão desenvolvidas atividades pedagógicas para superar as dificuldades apresentadas, tais como:
    - Prática de leituras de diferentes gêneros textuais.
    - Produção e reestruturação e reescrita de textos.
    - Discussão sobre finalidade, fonte, interlocutor.
    - Utilização de materiais gráficos diversos (fotos, gráficos, quadrinhos, charges, tirinhas) para interpretação de textos.
    - Leitura de vários textos para observação das relações dialógicas.
    - Análise dos recursos próprios da oralidade.

    Espera-se que o aluno da sala de apoio e do ensino médio:
    - Realize leitura compreensiva de textos.
    - Localize informações explícitas no texto.
    - Emita opiniões a respeito do que leu.
    - Utilize seu discurso de acordo com a situação de produção (formal, informal).
    - Expresse suas ideias com clareza.
    - Produza textos atendendo as circunstâncias de produção proposta (gênero, interlocutor, finalidade).
    - Utilize os recursos linguísticos como o uso de pontuação e coesivos.
    - Elabore argumentos básicos.
    - Compreenda a finalidade e a intenção do texto

    Prof° Kelly de Oliveira dos Santos

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  3. Com certeza a rotina do professor de Língua Portuguesa deve ser o despertar o interesse dos alunos pela leitura e para a importância de se aprender a norma culta da língua, para que adquira conhecimentos e competência para se expressar adequadamente em qualquer situação de sua vida; além de falar, é preciso saber ler, escrever e interpretar muito bem. Por isto, procuro apresentar texto de interesse comum ao grupo; o mais atual possível, já que o mundo da informação "gira" muito rápido, os alunos, de um modo geral, se mostram cada vez mais atraídos pela facilidades dos textos "online" , onde nem sempre o conteúdo é adequado e nem sempre o favorece à norma culta de nossa língua.
    estou de acordo com a professora Ana Maria, no que diz respeito no que precisamos melhorar ou acrescentar para alcançarmos os objetivos propostos.
    Heliete

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  4. Prezados professores,
    As contribuições estão ótimas, mas aguardamos mais participações.
    Abraços,
    Ped. Michele.

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  5. Nas aulas de Língua Portuguesa, ao serem trabalhados os conteúdos propostos para cada bimestre, procura-se dar uma ênfase maior nas interpretações de textos orais ou escritos, leituras, produções de textos envolvendo os diferentes gêneros, dependendo o que queremos atingir: informar, refletir, argumentar, convencer, etc.
    Aproveito muito dos próprios textos literários da estética literária que está sendo estudada no momento, bem como a literatura estrangeira que muitas vezes serve de exemplo e incentivo para outros tipos de leitura, também as utilizo para as interpretações de textos e observação da gramática que está sendo vista naquele momento.
    Faz parte da rotina, mas não como gostaria que fosse, é a reescrita dos textos produzidos pelos alunos, pois por ser uma atividade que toma muito tempo, não consigo realizar individualmente com todos os alunos esse atendimento individualizado, observando junto ao aluno o que ele pode corrigir em seu texto, isto é, fazendo com que ele mesmo perceba o que deve ser melhorado em sua produção, porém faço isso de uma forma generalizada com a turma toda, após as observações feitas nas correções das redações da turma.
    Algo que eu acredito que deva ser acrescentado é o uso das linguagens tecnológicas, que faz parte da realidade de nossos alunos, e com isso atingir a atenção e o interesse dos mesmos para aquilo que faz parte da rotina das aulas de português. Porém, eu apresento muitas dificuldades com esse tipo de linguagem, uma dica seria o aproveitamento das horas atividades concentradas para a realização de trocas de conhecimentos nessa área.

    Profª Rosalia

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    1. Isso mesmo Rosália! Devemos priorizar o trabalho de interpretação oral e escrita das diferentes tipologias textuais e dos diferentes gêneros discursivos. Bjs

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    2. Em minha prática pedagógica procuro incentivar meus alunos a gostarem de ler, enfatizo muito a importância da leitura .Neste ano ,com os sextos ,já estou percebendo um retorno, a maioria deles tem trazido um livro na mochila , leem durante as aulas e continuam a leitura em casa, são livres para trazerem os livros que mais lhe agradam, daqui um tempo farei uma mediação mais direcionada, afinal , há autores indispensáveis... No entanto, é importante adequar o texto à realidades e faixa etária das crianças, por isso acho bem bacana conhecê-los , seus gostos, etc...deixo claro para eles que para nos tornarmos bons escritores, primeiro precisamos ser bons leitores. Nas aulas procuro selecionar textos significativos, que prendam a atenção deles, utilizo diferentes gêneros discursivos,. Quanto ao ensino da ortografia e gramática trabalho de forma contextualizada.Na produção escrita procuro valorizar a reestruturação textual , por que considero um momento importante de autorreflexão para o aluno . Neste momento eles avaliam e aprimoram sua escrita

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    3. Você lembrou uma questão muito importante, Rosalia: a reescrita dos textos, tão necessária para a formação dos nossos alunos e ao mesmo tempo tão difícil de ser realizada nos moldes em que gostaríamos. A alternativa que nos resta – pela quantidade reduzida de aulas e pelo grande número de alunos - é a reescrita coletiva.

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    4. Concordo que a reescrita coletiva seja o melhor caminho, mas ainda sugiro algo que é um sonho: a disciplina de português deveria ser olhada com mais carinho pela Secretaria da Educação e secretário da Educação brasileira. Penso que assim como na faculdade existe professor de literatura do realismo do romantismo, de linguística, também nas escolas deVERIA TER UM PROFESSOR PARA REDAÇÃO, GRAMÁTICA E OUTRO PARA LITERATURA. ( Dalila)

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    5. Olá profª Rosalia,
      Excelente contribuição! Em seu relato aparece o sentido metodológico dando ao seu trabalho em sala de aula, com a oralidade, leitura, a escrita ou mesmo reescrita. Estamos organizando para as horas atividades o trabalho de conhecimento dos recursos tecnológicos existentes na escola, mas podemos acrescentar ao trabalho a troca de experiência entre os professores.
      Abraço,
      Ped. Michele.

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  6. ​O baixo desempenho dos alunos quanto à compreensão e produção textuais ,nos faz reconhecer que a escola tem sido ineficiente no seu papel de desenvolver as habilidades linguísticas dos alunos. Uma forma de minimizar esse problema é adotarmos em sala de aula uma prática pedagógica que priorize o texto significativo, uma prática na qual o texto seja encarado como uma manifestação viva da linguagem, tornando o mais acessível, sem todo o formalismo gramatical. Essa ideia é defendida por Mikhail Bakhtin que faz em sua obra uma reflexão filosófica sobre a linguagem. Abordando que está deveria permear a nossa atuação. Se pensarmos erroneamente que linguagem é a gramática, nosso ensino será gramática , no entanto se percebemos a linguagem como uma realidade sociocultural, Sociointeracional proporcionaremos outro tipo de ensino de Língua Portuguesa
    Além do trabalho com as condições de produção e circulação, é fundamental levar o aluno a perceber a temática desenvolvida pelo gênero em questão, sua organização textual e os recursos linguísticos empregados. Também é importante desenvolver práticas de letramento relacionadas a diferentes gêneros discursivos focalizando elementos do próprio gênero( letra, contexto sócio- histórico de produção e circulação)outro ponto importantíssimo é o trabalho de análise linguística e reestruturação de texto.

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  7. Questão 1
    Procuro, nas minhas aulas, resgatar o conhecimento linguístico, as experiências e a vivência sociocultural dos alunos antes de iniciar a abordagem de cada ponto do programa. Isso vale tanto para o trabalho com gêneros literários quanto para os não literários. Esse princípio é o que norteia, em grandes linhas, o meu trabalho em sala – seja com leitura, seja com produção escrita, seja com reflexão linguística.
    O que tem estado ausente das aulas é o trabalho mais focado nos gêneros orais, que certamente seria enriquecedor para a formação dos alunos, mas esbarra em fatores como o tamanho das turmas e a timidez de alguns de nossos adolescentes (que muitas vezes se recusam até mesmo a ler em voz alta!).
    Questão 2
    Como acabo de assumir este padrão, estou me familiarizando com o programa da disciplina. Não tenho claro ainda o que precisa ser alterado na Proposta Pedagógica Curricular.
    Denise

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    1. Oi Denise.
      Concordo com você temos um grande desafio pela frente, mas não podemos desanimar, precisamos encontrar a isca certa para motivar nossos alunos ao conhecimento. Nossos rivais, como celulares, o desinteresse a desmotivação, a família desestruturada que não acompanha os filhos na escola, apenas o depositou na escola e na sociedade. Penso até que esses males deveriam sim ser a nossa motivação, não os fatores que vai nos desanimar. Porém, vejo que, embora diga que tenha ainda pouco experiência, está se esforçando e uma das coisas que tem demonstrado é a vontade de fazer a diferença na vida deles. Enquanto ainda acreditarmos no ser humano, teremos condições de mudar a realidade que se apresenta e ainda conseguir dar conta de um bom encaminhamento metodológico que desenvolva as habilidades dos alunos.
      (Dalila)

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    2. Olá profª Denise,
      Ótima contribuição quanto ao conhecimento linguístico prévio dos alunos. Precisamos pensar em encaminhamentos metodológicos que evidenciem a prática da oralidade, para além das conversas cotidianas do jovem aluno.
      Na segunda questão, do que deve ser mudado na Proposta Pedagógica Curricular, propomos neste primeiro estudo, o conhecimento metodológico da disciplina. Existem alguns documentos que podem levá-la a ter respostas sobre o que podemos mudar, como: Diretrizes do Estado do Paraná, as Orientações Curriculares para o Ensino Médio e um material muito interessante chamado "Coleção Explorando o Ensino".
      Abraço,
      Ped. Michele.

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  8. Na minha rotina de trabalho tenho consciência da importância de desenvolver todas as habilidades: oralidade, escrita, leitura. Tais habilidades devem vir de encontro com as necessidades dos alunos, a necessidade de usar no dia-a-dia a norma culta, a necessidade de se defender das ideologias impostas pelos meios de comunicação. Para tanto o aluno precisa ler com criticidade, descobrindo o que está nas entrelinhas, que ideologias estão sendo pregadas, e qual a intenção do texto, ou com mais exatidão, qual a intenção do escritor em cena.
    Tento trabalhar todas estas habilidades, porém percebo mais dificuldade para desenvolver o diálogo entre os alunos, ou seja me vejo na dificuldade de transformar a informação num conhecimento. Isso acontece por vários fatores, penso eu. Um deles é a preocupação com o conteúdo e este espaço de diálogo não acontece, outro fator que vejo como agravante é o desinteresse do aluno em adquirir conhecimento, os interesses deles hoje são tantos outros que percebo que ainda preciso ser mais criativa para atraí-los e fazer com que encontrem motivos significativos para participar da aula sabendo que estão se desenvolvendo como cidadão protagonistas do conhecimento.
    (Dalila Ferreira de Jesus Santos)

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    1. Olá profª Dalila,
      Em seu relato percebo sua grande preocupação em formar alunos críticos e que leiam e interpretem o texto escrito com argumentação, por isso relata a questão da ideologia presente em nossa sociedade do século XXI. Seu relato também está relacionado com as questões e desafios metodológicos e um bom caminho seria o estudo da categoria juventude. E a partir deste repensar, vão surgir novas ideias metodológicas. Também podemos conversar mais a respeito.
      Abraços,
      Ped. Michele.

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