segunda-feira, 6 de abril de 2015

ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO DE INGLÊS

O ponto de partida da aula de Língua Estrangeira Moderna, será a comunicação escrita, oral ou visual. Tendo em vista que o aluno, ao interagir com textos de gêneros variados, perceberá que as formas lingüísticas não são sempre idênticas, elas portanto, não assumem sempre o mesmo significado, mas são flexíveis e variam dependendo do contexto e da situação em que a prática social do uso da linguagem ocorre:
  • Atividades que propiciam a oralidade;
  • Utilização de material multimídia ( TV pen drive, dvd, rádio laboratório de informática)
  • Material impresso;
  • Material com textos autênticos


_________________________


QUESTÃO 1
Após a leitura do item “Encaminhamento Metodológico” constante na Proposta Pedagógica Curricular da sua disciplina, pontue, a partir do mencionado nesse item, o que faz parte da sua rotina em sala de aula e o que não faz, explicando as razões.

QUESTÃO 2
O que precisa ser alterado / modificado para fins de atualização nesse item da Proposta Pedagógica Curricular de sua disciplina? Explicite o que precisa ser aprofundado de modo a expressar a realidade e almejar o alcance da concepção da disciplina.

11 comentários:

  1. O material didático precisa ser revisto,levando em consideração o meio do aluno e os seus interesses, desta forma o aluno se sentirá parte do ensino aprendizagem e despertara o seu interesse para a aprendizagem.

    ResponderExcluir
  2. O uso de materias tecnológicos é de suma importância para o ensino de uma lingua estrangeira, procuro utilizar em minhas aulas sempre que possível, porém algumas atividades que poderiam ser feitas no laboratório de informatica, por exemplo, muitas vezes são inviáveis devido a turmas numerosas e indisciplinadas, e a ausência de um laboratorista. Utilizar cenas de filmes e ou seriados, também era uma prática constante, e muito útil, porém agora também se tornou inviável por não termos mais um local apropriado para o mesmo. Percebo que o uso de material autêntico, como revistas, folders , gibi desperta o interesse pela leitura e compreensão pelo aluno, onde este vê o uso real da língua e pratica o que foi aprendido nos livros.

    ResponderExcluir
  3. Isso mesmo professora Patrícia...devemos almejar alcançar de forma metodológica e com novas tecnologias os objetivos da Língua Estrangeira Moderna, e com isso as aulas devem atender os recursos metodológicos mais modernos e capacitados para nossos alunos. Entendo que as turmas numerosas e a falta de profissionais capacitados nos laboratórios prejudicam as metodologias modernas, mas a qualidade dessas boas aulas, devem e estão sempre presentes para atender as necessidades de nossos alunos.

    ResponderExcluir
  4. Sempre procuro conhecer um pouco mais sobre meus alunos para preparar atividades que lhes despertem mais interesse a respeito da disciplina. Nas minhas aulas utilizo muito a tv pen drive, na qual passo áudio de diálogos, músicas e vídeos. Todo o material é muito bem analisado e selecionado visando a sua utilização no dia a dia do aluno.
    Quanto a oralidade, eu adoro trabalhar com fonética e em poucos dias de aula já percebo que a pronúncia dos alunos está muito melhor e sempre incentivo que todos pratiquem a oralidade reproduzindo os diálogos do material didático que utilizo.
    Gosto muito de trazer para a sala de aula textos autênticos com reportagens sobre algum assunto que está sendo falado no mundo inteiro, isso é bem bacana pois os alunos já possuem o conhecimento sobre esse assunto em sua língua materna, o que facilita a compreensão textual na língua que estão aprendendo.
    Ainda não faço uso do laboratório de informática, mas já possuo várias ideias para trabalhar no mesmo, é só saber como é o funcionamento das aulas nesse ambiente. Acredito que os alunos iriam gostar muito.
    O material impresso que é utilizado em sala, em sua maioria, é de um único livro, que eu escolhi por possuir textos de diversos gêneros e trabalhar com as quatro habilidades linguísticas. Mas além desse material em cada bimestre trabalhamos dois vocabulários sobre temas específicos que eu julgo ter maior importância. E também levo para a sala de aula algo que os alunos me pedem, por exemplo nesse primeiro bimestre estamos trabalhando o uso de palavras abreviadas do inglês para o uso na internet e mensagens de celular.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você professora Karina, também acredito muito no trabalho com textos autênticos de assuntos atuais, pois quando o aluno já apresenta um conhecimento prévio sobre o assunto, sua compreensão é muito melhor, e seu interesse também.

      Excluir
  5. Prezados professores!
    As contribuições estão ótimas. Aguardamos mais participações.
    Abraço,
    Ped. Michele.

    ResponderExcluir
  6. Acho que o encaminhamento metodológico representa nossas intenções e expectativas em relação ao ensino de língua estrangeira, mas que algumas vezes a realidade da sala de aula acaba sendo diferente.
    Nas aulas que tive até agora utilizei com mais frequência material impresso: livro didático, material retirado de outros livros/sites e textos autênticos. Utilizei também áudios e pretendo utilizar vídeos através da TV. Ainda não pensei em atividades que possam utilizar o laboratório de informática, mas pretendo utilizá-lo no futuro. No desenvolvimento da oralidade tenho notado uma resistência, um medo/vergonha de errar que é expresso no “não sei falar” que tenho ouvido bastante dos alunos. Acho que isso é natural, mas a prática oral é algo que devemos lembrar de incentivar, já que a língua não existe somente na escrita.
    Acredito que a proposta curricular acerta ao estabelecer a comunicação e o trabalho com textos autênticos de gêneros variados como os encaminhamentos básicos da disciplina. Talvez seja necessário reforçar a ideia de que a língua é escrita mas também oral e visual, e esse aspecto multimídia, já que a escola continua dando mais ênfase ao trabalho escrito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prof. Cesar,
      As suas considerações são muito assertivas e coerentes. Ao apresentar como tem trabalhado em sala de aula e a necessidade de se evidenciar a oralidade da língua, damos um passo a diante, para repensarmos a prática metodológica e acrescentar ou mesmo aprofundar, novos elementos. Continuaremos conversando sobre a temática.
      Abraço,
      Ped. Michele.

      Excluir
    2. Também concordo com o colega Cesar, da resistência dos alunos em falar inglês na sala de aula. Por isso que utilizo músicas que é uma maneira deles ficarem mais a vontade, vejo até nos lábios da maioria acompanhando a musica e isso já é gratificante para mim.

      Lucineide Dantas

      Excluir
  7. As tecnologias são um recurso que podemos lançar mão para despertar o interesse dos alunos, pois a maioria tende a participar mais quando apresentamos recursos diferenciados para apresentarmos o conteúdo. Costumo utilizar videos curtos, como os de Mr Bean por exemplo, para trabalhar diversos assuntos. Apesar de os videos não terem muitos diálogos, propiciam um material muito rico para debate e também para narração dos fatos que o ocorrem nas cenas. Trechos de filmes também são uma excelente forma de abordar os conteúdos. Utilizo a tv multimidia, inclusive a professora Patricia comentou da falta de local apropriado no momento para a projeçao de vídeo, porém até prefiro a tv da sala de aula para evitar perder o tempo de deslocamento. Quanto a necessidade de ser revisto o material, como citado pela professora Patricia, creio que ela esteja se referindo ao livro didático. Na minha opinião não há um material perfeito, todos eles tem suas carências e muitos pontos não se adequam a nossa realidade. Portanto, ele deve ser utilizado apenas como apoio, cabendo a nós complementarmos e até mesmo descartarmos algum ponto.
    Quanto a estratégias que não utilizo, e que seriam interessantes utilizá-las, seria o dialogo em duplas ou grupos. Devido a maioria das turmas serem numerosas, dificulta muito e gera indisciplina. O fato de o nivel de conhecimento de inglês variar muito dentro de cada turma também dificulta o trabalho, bem como a resistência que muitos tem em participar ativamente das aulas, pois um idioma somente se aprende quando participamos de fato do processo.
    Procuramos trocar entre nós professores da disciplina todo material relevante para nossas aulas, as professoras Karina e Patricia estão sempre contribuindo com material e com suas experiências, bem como eu tenho passado o que possuo, inclusive material que trouxe do curso que realizei na Universidade da Califórnia em 2014. Esse é um ponto muito importante para o crescimento e fortalecimento da disciplina dentro da escola, as trocas entre nós educadores.

    Espero, mesmo com atraso, poder contribuir com o projeto pedagógico da nossa escola, que na minha opinião está adequado com o que buscamos como resultado.

    Obrigada
    Prof Carmen

    ResponderExcluir
  8. Todo início de ano letivo procuro fazer uma breve reflexão sobre o papel da escola na vida de cada aluno e na sociedade. Que tipo de escola e formação temos como expectativa para o Ensino Médio.
    Penso que as disciplinas estão relacionadas com o mundo do trabalho , da ciência, da cultura e da tecnologia, pois nenhuma disciplina é dada isoladamente. Na sala de aula procuro trabalhar as 4 habilidades portanto, sabendo-se que não é fácil desenvolvê-las numa escola pública por vários fatores; salas numerosas, um espaço adequado, materiais didáticos etc. Mas com os meios da nova tecnologia muitos aspectos da língua podem ser trabalhados na escola , faço utilização de textos autênticos de vários gêneros( fazendo uso do celular), usamos músicas que eles gostam muito e com o decorrer das aulas usaremos a sala de informática e outros meios convenientes ao Projeto Político Pedagógico.

    Lucineide Dantas

    ResponderExcluir