segunda-feira, 6 de abril de 2015

ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO DE MATEMÁTICA

Para se desenvolver um trabalho metodológico significativo na sala de aula, os conteúdos propostos pelas Diretrizes Curriculares são abordados por meio de tendências metodológicas da Educação Matemática que fundamentam a pratica docente do Colégio Estadual Professor Francisco Zardo, das quais destacamos :
  • resolução de problemas possibilita o aluno ler, interpretar, elaborar um plano de resolução, executar o plano ,analisar os resultados e decidir pela melhor solução;
  • etnomatemática permite o exercício da crítica e a análise da realidade nos diversos contextos culturais;
  • modelagem matemática consiste em elaborar problemas reais resolvê-los matematicamente contribuindo para a análise crítica e compreensão real do mundo em que vivemos;
  • mídias tecnológicas favorecem as experimentações matemáticas ajudando na resolução de problemas;
  • história da Matemática possibilita ao aluno entender como o conhecimento matemático é construído historicamente o que permite a compreensão de conceitos matemáticos;
  • investigações matemáticas levam o aluno a agir como um matemático onde ele formula conjecturas a respeito do que está investigando e verifica qual a mais adequada realizando provas e refutações; articulação de diferentes tendências .


Recursos didáticos: jogos matemáticos; recursos tecnológicos: calculadora, vídeos, softwares, Internet; livros didáticos, jornais, sólidos geométricos, quadro e giz.




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QUESTÃO 1
Após a leitura do item “Encaminhamento Metodológico” constante na Proposta Pedagógica Curricular da sua disciplina, pontue, a partir do mencionado nesse item, o que faz parte da sua rotina em sala de aula e o que não faz, explicando as razões.

QUESTÃO 2
O que precisa ser alterado / modificado para fins de atualização nesse item da Proposta Pedagógica Curricular de sua disciplina? Explicite o que precisa ser aprofundado de modo a expressar a realidade e almejar o alcance da concepção da disciplina.

13 comentários:

  1. 1) A partir da minha prática pedagógica posso afirmar que a resolução de problemas é a tendência mais aplicada, pois acredito que seja a mais eficaz dentre as tendências, tanto que até os livros didáticos apresentam a resolução de problemas como foco principal. Já a história da matemática é inserida em minhas aulas sempre que possível, pois é fundamental que o aluno compreenda o contexto histórico em que está inserido o conteúdo matemático apresentado. Com relação às mídias tecnológicas, pouco exerço a utilização das mesmas, visto a dificuldade com suporte técnico não fornecido pela mantenedora e o número excessivo de alunos em turma, no entanto, sempre estimulo os alunos a utilizarem o computador como ferramenta de pesquisa e quando necessário solicito a utilização da calculadora. Em relação à tendência etnomatemática, acredito que não seja aplicada à nossa realidade, visto que os livros didáticos, que são suporte para o meu trabalho, apresentam questões que envolvem o cotidiano de nossos alunos. Já a modelagem matemática envolve um trabalho com poucos alunos, impossível de se trabalhar com turmas lotadas, seria necessário a realização de projetos para a aplicação dessa tendência. E, por fim, as investigações matemáticas, são raramente exploradas, visto o grau de complexidade que exige tal tendência.

    2) Acredito que algumas tendências não sejam aplicadas na prática pedagógica das aulas de matemática do Zardo e, portanto, deveriam ser suprimidas da proposta. Devemos manter as tendências: resolução de problemas, mídias tecnológicas e história da matemática, porém com uma fundamentação melhor elaborada. Também acredito que devemos acrescentar a contextualização e a interdisciplinaridade como pontos fundamentais da nossa prática pedagógica, visto que ao optarmos por trabalhar com os livros didáticos, percebemos que a tanto a contextualização quanto a interdisciplinaridade se encontram fortemente presentes no enunciado dos problemas. E assim, acredito que deveríamos reformular nossa proposta a partir de tais pontos.

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    1. Parabéns colega! Muito bem colocados os comentários da Débora, só que em minha opinião a contextualização e a interdisciplinaridade estão contempladas na tendência resolução de problemas.

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    2. Professora Débora
      Também considero necessário aprofundar as concepções / tendências realmente usuais, ou praticadas na escola. Assim, teria um processo de ensino de matemática mais direcionado, sem deixar de ser amplo.
      Voltaremos a essa temática na próxima reunião, sobre as Concepções da disciplina.

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  2. 1)Dentre as tendências metodológicas as que norteiam o meu trabalho em sala de aula são a resolução de problemas, a história da matemática, as mídias tecnológicas (as de fácil manuseio e alcance) e quando possível a etnomatemática e a modelagem matemática. A tendência metodológica investigações matemáticas não costumo adotá-la, porque o aluno de hoje não tem requisitos suficientes para agir como um matemático. Talvez a culpa até seja nossa enquanto professores de matemática, que não levamos o aluno a pensar como um matemático e a despertá-lo para essa ciência. Muitas vezes pela falta de tempo em sala de aula não conseguimos descobrir os verdadeiros matemáticos e se conseguimos, temos dificuldade em poder ajudá-lo pelo excesso de alunos e poucas aulas.
    2) Na minha opinião o que precisa ser aprofundado é a resolução de problemas para que possa haver maior articulação entre o conhecimento adquirido e a aplicação do mesmo em situações do seu cotidiano; a história da matemática; mídias tecnológicas e a etnomatemática. Quanto à modelagem matemática acho complicada aplicá-la devido às poucas aulas em cada série e excesso de conteúdos. Em relação às investigações matemáticas inviável por todas as razões já citadas.

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    1. Olá Filomena, acho sinceramente que a culpa não seja tão somente nossa por não usar muito as investigações matemáticas e sim deste modelo educacional brasileiro.
      Professora Marcia P.

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    2. Professora Filomena, o tempo, como definidor de nossas ações na escola, de fato constitui-se problema e, ao mesmo tempo, solução. Problema pelo uso que devemos fazer, com tantas atribuições. E solução, para que possamos ter práticas catalizadoras de mudanças e melhorias no ato de aprender e ensinar.
      Eis um desafio para que tenhamos melhores alunos, melhores profissionais.

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  3. A metodologia de ensino é o instrumento a serviço da proposta do plano de trabalho docente, para a formação de hábitos de estudos que levem a apropriar-se do conhecimento.
    Nos encaminhamentos metodológicos do plano de trabalho docente, nós da equipe de matemática do Zardo já incluímos as tendências matemáticas tais quais: resolução de problemas, etnomatemática, modelagem, mídias tecnológicas, a história da matemática e a investigação. Pois, através das mesmas o objetivo é a busca de informações para a resolução de problemas, verificando assim, a capacidade do aluno em ler criticamente e produzir conhecimento.
    Durante minhas aulas procuro desenvolver tais habilidades nos alunos apesar de muitas dificuldades, principalmente pela falta de vontade pela busca do conhecimento científico.
    Mesmo assim, continuo estimulando-os para que tenham uma formação digna. Este trabalho é árduo, principalmente por estarmos necessitando de reformas não só na Educação como também em muitos setores de nosso país.
    Ao conhecer as limitações atuais, todos os anos durante os momentos destinados ao planejamento e também em minhas auto - avaliações,incluo novas metodologias. Este ano, por exemplo, faço uso das mídias tecnológicas (calculadora científica e o próprio celular dos alunos). Inclusive há duas semanas fui apresentada ao aplicativo photomath no qual os alunos acreditam que podem resolver qualquer questão matemática. Então durante algumas aulas usando o mesmo verificamos que isto não é verdade. Então lancei o desafio: Melhorem ou inventem outro aplicativo e vocês deste modo realizarão a maior sonho de muitas alunos.
    Com estas e outras intervenções vou encontrando saídas estratégicas metodologicamente sistematizadas para que os alunos possam apropriar-se do conhecimento matemático.
    Prof. Marcia Peixoto

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  4. A maioria das minhas turmas são do Ensino Médio, e o número de aulas é bem reduzido, portanto procuro aproveitar o máximo possível o livro didático.
    A resolução de problemas é a mais presente , como forma de motiva o aluno na construção de conceitos que serão trabalhados. O livro didático, também apresenta os conteúdos de forma contextualizada , pois ajuda o aluno a desenvolver a capacidade de relacionar o aprendido com o observado e a teoria com suas conseqüências e aplicações práticas. E ainda em alguns conteúdos específicos, apresenta exercícios para serem trabalhados de forma interdisciplinar.
    As mídias tecnológicas, a utilização da calculadora, principalmente quando os cálculos são auxiliares nas questões, liberando mais tempo para o aluno buscar novas estratégias para a resolução de problemas. Outro recurso utilizado em algumas aulas, para análise e interpretação de gráficos é o Geogebra.
    A História da Matemática, em alguns conteúdos, aproveito dos textos do livro didático apresentados de forma complementar ou como introdução de novo assunto .
    Concordo com a professora Debora, quando se refere que algumas tendências não fazem parte da realidade colégio Zardo.
    Professora Silvana

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    1. Também concordo que, pelas exigências da ciência matemática, o número de aulas (tempo) é insuficiente para desenvolver habilidades e formas de pensar e compreender o mundo matematicamente.
      Um dos prováveis caminhos, professora Silvana, é o que vem sendo pontuado sobre o aprofundamento de concepções / tendências que constituem as reais práticas de Matemática no Colégio.

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  5. Uma estratégia didática é a resolução de problemas, sendo importante e fundamental para o desenvolvimento intelectual do aluno e para o ensino da matemática. É fato que um exercício de aplicação torna-se mais atrativo, porém, acredito que no ensino fundamental, é necessário fundamentar os conceitos matemáticos e observar o comportamento dos números para tais resoluções. Agora com relação à etnomatemática, faço das palavras da professora Débora as minhas, ou seja, fora de nossa realidade. A modelagem matemática é trabalhada com a realidade de nossos alunos, sendo um momento em que se explora o cotidiano e analisa o seu ponto de vista. As mídias e tecnologias são muito atrativas para os alunos, porém, temos que sempre estar preparados para devidas surpresas. Já com relação a história da matemática, sempre que possível é mencionado em sala, sendo um bom “tema” para pedir pesquisa para os alunos.

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    1. Você já sinalizou, professora Daniele, alguns caminhos possíveis a respeitos das concepções / tendências de Matemática.
      Aprofundaremos isso em nossas discussões futuras.
      De qualquer forma, concretizar isso na prática pedagógica diária é um desafio a todos os professores.

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  6. Quanto a resolução de problemas é bem trabalhada nas minhas aulas , acho muito importante para o desenvolvimento do aluno,mídias tecnológicas por falta de experiência de minha parte não é totalmente utilizada , história da matemática quando possível é introduzida nos conteúdos assim como a modelagem matemática.
    Acho bem interessante conversarmos o que realmente é mais importante e acessível tanto para os alunos como nós professores em relação às tendências e trabalharmos de maneira uniforme.

    Angélica

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    1. Pois é professora Angélica, considero extremamente válida a discussão para uma maneira uniforme no que diz respeito à concepção da disciplina de Matemática.
      As práticas pedagógicas são singulares de um professor para outro, mas a concepção não.

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