segunda-feira, 6 de abril de 2015

ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

A metodologia proposta, parte de uma realidade cultural do aluno, afim de contextualizar o conhecimento prévio adquirido que subsidiara o trabalho pedagógico com o conhecimentos elaborados e sistematizado. Para iniciar um possível levantamento assim utilizaremos o diagnóstico inicial que permitira identificar a bagagem cultural trazida pelos alunos e a partir desta verificação é traçado a melhor forma de se trabalhar os conteúdos para cada grupo. No decorrer da explanação oral desenvolvida pelo professor, problematizações das temáticas abordadas afim de estabelecer relações com conteúdos apresentados. Tal intenção permiti ao aluno estabelecer conexões e pensar sobre os conteúdos de uma forma mais crítica e questionadora.
Os conteúdos da disciplina de Educação Física e são inicialmente expostos, utilizando meios diversos e disponibilizados que o Colégio oferece, como Tv pen-drive, vídeos, utilização de aparelhos de som, exposição no quadro, exposição usando sala multiuso, exposição na quadra esportiva, debates e discussões sobre conteúdos, práticas e vivências, criação e recriação do conteúdo dentro de um contexto próprio, questionamentos sobre os mesmos e novas formas de realiza-los, sem deixar de conhecer a forma tradicional ao qual historicamente foi construído.
O mesmo conteúdo poderá ser apresentado em diversas séries, logicamente em níveis crescentes de complexidade de acordo com a série trabalhada, assim como os diferentes enfoques acerca do que se pretende alcançar com o mesmo conteúdo.

A Cultura Corporal enquanto objeto de estudo da Educação Física, estará presente em cada objetivo a ser alcançado por meio da apresentação dos conteúdos estruturantes: jogos e brincadeiras, esporte, dança, luta e ginástica, de uma forma mais plena e democrática, oportunizando a participação mais ampla dos alunos e a experimentação de novas vivências e novas realizações.


_________________________

QUESTÃO 1
Após a leitura do item “Encaminhamento Metodológico” constante na Proposta Pedagógica Curricular da sua disciplina, pontue, a partir do mencionado nesse item, o que faz parte da sua rotina em sala de aula e o que não faz, explicando as razões.

QUESTÃO 2
O que precisa ser alterado / modificado para fins de atualização nesse item da Proposta Pedagógica Curricular de sua disciplina? Explicite o que precisa ser aprofundado de modo a expressar a realidade e almejar o alcance da concepção da disciplina.

21 comentários:

  1. Todos os itens são contemplados em minha aula, cada qual em seu momento oportuno. Como levantamento do conhecimento prévio do aluno, sugiro também aplicação de instrumento de investigação da pratica social inicial por meio de questionários, chuva de ideias, situações problemas entre outras possibilidades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cassio te parabenizo por seu trabalho e sinto porque não temos mais tempo para troca de experiências. Acredito que precisamos fazer de alguma forma esta estudos e troca de experiencias para possamos fortalecer ainda mais nossa disciplina. Abçs

      Excluir
  2. Questão 2
    Na questão 1 já fiz uma sugestão, o restante considero adequado e dentro da nossa realidade de trabalho com os alunos.

    ResponderExcluir
  3. Caro professor Cássio.
    Em todo estudo e vivência escolar cabe a nós educadores continuar nossas práticas pedagógicas de forma moderna, abrangendo todos os âmbitos e necessidades dos alunos. Para isso, nós educadores buscamos sempre aperfeiçoar sempre mais nossas metodologias, sistemas de avaliações e práticas pedagógicas. O mundo moderno necessita de indivíduos que utilizem as atividades físicas constantemente em suas vidas e saibam da importância delas e para isso o profissional de educação física está presente, criando e buscando sempre melhoria nessa área fundamental nos dias atuais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabíola Acredito que esta busca já teve inicio com organização das Horas atividades que estão acontecendo de forma efetiva pela manhã e com orientação de um pedagogo de referência. Acredito que trabalho lento de reflexão e troca de experiencias que ainda precisam abranger todos professores de Ed. Física que atuam no Zardo para que os avanços sejam bem mais significativas.

      Excluir
  4. Parto sempre de um planejamento prévio e avaliação diagnóstica leva certo tempo para que efetivamente possa adequar e reelabora um planejamento para cada turma conforme bagagem cultural de cada aluno que traz.
    Fizemos uso questionário para estes levantamentos no ano passado e passou reestruturação e ainda vou aplicar para obter dados sócios econômicos. Demora se deu por causa da reestruturação e apreciação da Eq. Pedagógica.
    Dificuldade que ainda encontro em acertar que conteúdos serão selecionados e grau de complexidade conforme seriação e enfoque pessoal de cada professor sem termos como base o aprofundamento doas nossas diretrizes que abre um leque imensidão para que cada professor trabalhe ao seu modo.
    Na forma de encaminhamento metodológico e avaliar fiz alterações e adequações depois de trocas de experiências com colegas, pois acredito que devemos buscar nos adequar ao uso das ferramentas tecnológicas com as aulas de Ed. Física.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Professora Jurema, partir da avaliação diagnostica faz com que o professor tenha clareza do conhecimento que realmente se u aluno tem do conteúdo(parabéns) e consequentemente o que havia planejado terá que ser relaborado ou adequado mesmo, pois o planejamento é algo que não pode ser estatico . No que diz respeito ao questionário a demora se deu por conta de vários ajustes que vocês consideraram pertinentes, e penso que teremos dados importantes para o trabalho pedagógico. Sobre a sua dificuldade também acredito que temos muito a burilar sobre as diretrizes da disciplina.

      Excluir
    2. E penso que já começamos ao concentrar nossa Hora Atividade e com troca de experiencias Com Prof Ariane.

      Excluir
    3. Os momentos para hora atividade estão cada vez mais tomados com todas as questões que envolvem a estruturação didatica pedagogica das aulas de educação fisica que acaba sendo curto o tempo para troca de experiências, estamos pelos corredores muitas vezes conversando sobre determinada aula que ministramos, tendo ideias nos intervalos dos alunos. Há necessidade constante de pararmos nem que seja por curto espaço de tempo e fazermos uma analise sincera dos objetivos de nossas aulas explicitos em nossos planejamentos, para qeu assim possamos adequa-los as demandas emergentes no decorrer de sua aplicação.

      Excluir
  5. Questão 2
    Sinto falta de maior articulação entre os pares que trabalham na mesma escola e de outras escolas em busca de maior aprofundamento e discussão sobre DCE´s no que diz respeito sobre a seriação dos conteúdos estruturantes que defina minimamente logicamente em níveis crescentes de complexidade de acordo com a série trabalhada, assim como os diferentes enfoques acerca do que se pretende alcançar com o mesmo conteúdo , afim de que realmente possamos estar ensinando os jogos e brincadeiras, esporte, dança, luta e ginástica, de uma forma mais plena e democrática, oportunizando a participação mais ampla dos alunos e a experimentação de novas vivências e novas realizações.
    Que os espaços destinados para Ed Física sejam respeitados e utilizados somente para uso pedagógico da disciplina de maneira que as aulas vagas sejam orientados fazer atividades que não interfiram diretamente no andamento das aulas práticas de Ed Física.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conforme ja até haviamos aberto para discussão em uma das hora atividades, muitas vezes esse culto a aula livre como um bônus, atrapalha ate o andamento de nossas aulas normais com esses alunos. a banalização dos usos dos espaços como um ambiente em que pode-se nao fazer nada faz com que os alunos entendam que o fato de a aula nao acontecer dentro de sala e ser la fora a mesma esta desprovida de intencionalidade pedagógica. Os alunos entendem as aulas de educação física como o momento de sair do espaço fisica fechado sala de aula, mas nao entendem que existem diferentes espaços que são de aprendizagem na escola, justamente por essa postura quando estao em aula vaga nao entendem o por que de seus atos serem reprimidos por que estao atrapalhando o andamento das aulas de educação fisica. Quem sabe se mais professores utilizassem os demais espaços como locais de aprendizagem alem da sala de aula, consegueriamos trabalhar construir uma postura de aprendizagem nos nossos alunos a qualquer tempo na escola.

      Excluir
    2. Professora Jurema, ainda somos prejudicados com as aulas vagas e primeiro horário onde os alunos não se encaminham para suas salas, mesmo chegando 5 minutos após o horário. Concordo com sua fala e acrescento que deve ser pensado uma solução para estes casos que não interfiram nossas aulas.

      Excluir
  6. Acredito que a avaliação diagnóstica passa também pela observação da prática dos alunos onde o professor terá una aproximação/conhecimento do histórico físico e motor dos alunos. Este processo implica no planejamento de ações que terão como objetivo atender as necessidades dos alunos sem perder de vista suas potencialidades.
    No que diz respeito a segunda questão, como bem disse o Cassio, também utilizo os recursos de acordo com as necessidades/possibilidades. Vladimir

    ResponderExcluir
  7. Tento em minhas aulas atender a todos os ítens e nao negar as experiencias além da sala de aula de cada aluno, dentro de cada turma nos deparamos com diferenças e especificidades culturais, social, históricas de cada aluno. Em minhas aulas tento direciona-los para a intencionalidade de aprendizagem de cada conteúdo e contextualiza-lo ao cotidiano extraclasse dos alunos, para que a cada aula os alunos busquem entender o "por que" de se aprender determinado conteúdo e como ele se aplica na sua vida. Devido ao curto espaço de tempo de cada aula e ao amplo espaço físico, muitas das vezes a análise do que o aluno tras consigo como historico motor acaba sendo realizada por meio da observação dos alunos em aula e nao pelo diálogo investigativo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ariane. Tenho acompanhado seu trabalho exemplar. Os alunos receptivos e interessados em sua forma de transmitir os conteúdos. Com pouco tempo tenho aprendido mito. Parabéns

      Excluir
  8. Questão dois. Devido ao meu retorno a sala de aula ainda estou sentindo a organização politica pedagógica da instituição, mas sinto pela minhas disciplina que nos carece ainda um organização pedagógica currricular dos conteúdos por série, não para engessar cada conteúdo e nem para por um limite de discussão e avanço dos mesmo, mas para que em cada série o aluno consiga perceber que esta avançando pedagogicamente em grau de complexidade pela disciplina de educação fisica e para que nao nos tornemos repetitivos em nossas práticas. Desta forma nao perderiamos tanto tempo explicando mais do mesmo.

    ResponderExcluir
  9. Concordo Ariane pois ter uma linha mestre não significar padronização para q TDs trabalhem da mesma forma e c mesmos conteúdos. Cada um dos professores tem sua maneira própria de trabalhar cada conteúdo. O realmente me preocupa esta liberdade na escolha de conteúdos e encaminhamento metodológico faz com que metas vezes repetições ocorram de tds anos. Abçs

    ResponderExcluir
  10. Professor João Carlos
    Neste momento estou iniciando o ano letivo neste estabelecimento de ensino o no momento estou trabalhando o conteúdo de ginástica e atletismo. Estou utilizando somente a sala de aula e quadra de esportes para realizar a pratica das provas do atletismo e ginástica.
    Os outros equipamentos mencionado na tive ainda a necessidade em utlizar ate o momento

    ResponderExcluir
  11. Professor João Carlos QUESTÃO N 2
    A parte funcional da escola para melhorar a condição da pratica da educação física.
    A quantidade de material para pratica da educação física.

    ResponderExcluir